Documentário na disputa pelo Oscar 2025 e vencedor de 62 prêmios em diversos festivais internacionais, ‘Sem Chão’ (‘No Other Land’) estreia no Brasil no dia 6 de março, com distribuição da Synapse Distribution.
O longa tem direção coletiva de Yuval Abraham, Basel Adra, Hamdan Ballal e Rachel Szor, e denuncia a situação trágica vivida pelos moradores da comunidade de Masafer Yatta, localizada na Palestina – onde os habitantes lidam constantemente com ameaças de expulsão e destruição de suas casas pelo governo israelense. A produção acaba de ganhar o trailer oficial.
Confira abaixo:
Índice
Sobre Sem Chão
Com seu teor político e atual, “Sem Chão” vem conquistando indicações e prêmios no mundo todo. Além da indicação ao Oscar, o longa também concorre ao Bafta, no Reino Unido, e ao Spirit Awards, nos EUA. Recentemente venceu como melhor documentário o Gotham Awards, em Nova York, o EFA (European Film Awards), na Suíça, e o IDA Documentary Awards, em Los Angeles (EUA). E coleciona prêmios nos maiores festivais internacionais do mundo: foi eleito melhor documentário pelo júri e pelo público da Mostra Panorama no Festival de Berlim do ano passado; pelo júri, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; e arrematou o prêmio do público no IFDA (International Documentary Film Festival Amsterdam).
“Sem Chão” acompanha os registros do ativista palestino Basel Adra ao longo de cinco anos na sua comunidade natal, Masafer Yatta, um conjunto de vilas localizado na região sul da Cisjordânia, ocupada pelo exército de Israel. A obra retrata a região devastada, após as sucessivas ameaças e ordens de demolição desde 1981, e a contínua pressão para que os moradores palestinos abandonem a área. Intervenções militares israelenses que ainda estão em andamento até os tempos atuais colocam em risco a liberdade e o acesso de seus habitantes a direitos básicos. A comunidade sofreu um novo ataque às suas casas no início de fevereiro.
O longa também mostra a improvável aliança de Adra com o jornalista israelense Yuval Abraham na sua luta por se manter em sua terra natal, acompanhando a troca de ideias entre os dois e o contraste entre suas situações de vida. Yuval, como cidadão israelense, tem seus direitos preservados.
Apesar do sucesso nos festivais e a indicação ao Oscar, sendo requisitado para distribuição em mais de 24 países, “Sem Chão” teve dificuldade em encontrar um grande distribuidor nos EUA. Foi lançado em circuito de salas limitado em janeiro, numa colaboração entre produtores e as empresas Cinetic Media e Michael Tuckman Media. No entanto, o documentário estreou com sessões lotadas no Film Forum, conjunto de salas dedicadas ao cinema independente, em Nova York.
O filme chega aos cinemas brasileiros no momento em que – apesar do cessar-fogo entre o Hamas e Israel – as tensões no Oriente Médio aumentam com as recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que propôs a retirada dos palestinos da Faixa de Gaza e a tomada de poder pelos americanos.
LEIA TAMBÉM:
- Matthew Rhys entra para o elenco de “Widow’s Bay”, nova série do Apple TV+
- Burger King® lança coleção de brinquedos dos Smurfs
- Sucesso na Max, Beleza Fatal já tem data para estrear na TV Aberta
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer comentar filmes e séries com a gente? Entre para o nosso canal no Instagram.