A Casa do Dragão | Qual o significado da visão de Daemon? Entenda

A Casa do Dragão (‘House of the Dragon’) da HBO foca na história da dinastia Targaryen, traçando os eventos da Dança dos Dragões, que marca o começo do fim deles. Enquanto a política astuta e o derramamento de sangue implacável entre os Pretos e os Verdes tomam o centro do palco, também temos retornos de ‘Game of Thrones’, particularmente o enredo sobre “o príncipe que foi prometido”.

É mencionado pela primeira vez na 1ª temporada, quando Viserys conta a seu herdeiro, Rhaenyra, sobre o sonho de Aegon e por que é importante que todo Westeros permaneça unido para lutar contra um inimigo comum. Poucas pessoas sabem sobre essa história, o que causa todos os tipos de mal-entendidos entre as facções.

No final da 2ª temporada, no entanto, outro personagem importante se torna a par do conto, e isso marca uma mudança significativa na história. Daemon Targaryen é levado à árvore represeiro em Harrenhal por Alys Rivers, e quando ele toca o sangue escorrendo da árvore, ele é levado a uma série de visões que mudam tudo o que ele pensava que sabia.

ALERTA DE SPOILERS!

Daemon vê o Corvo de Três Olhos

A primeira coisa que Daemon vê em sua visão é um homem preso nos galhos de uma árvore. Este homem tem uma marca no rosto, que se transforma em um corvo de três olhos. Já conhecemos este homem antes em ‘Game of Thrones’ como o corvo de três olhos que Bran Stark encontra além da Muralha, vivendo em uma caverna com os Filhos da Floresta.

Este homem se torna seu mentor e lhe ensina as coisas que fazem de Bran o próximo corvo de três olhos. Embora o velho tenha desempenhado um papel significativo na história de Bran, sua verdadeira identidade nunca foi realmente discutida na série. Nunca soubemos seu nome verdadeiro. ‘A Casa do Dragão’ apresenta clareza sobre o assunto ao confirmar que o homem é Brynden Rivers.

Chamado de Bloodraven devido à marca de nascença manchada de vinho em seu rosto, Brynden Rivers era o filho bastardo de Aegon IV Targaryen, neto de Rhaenyra e Daemon Targaryen. Embora ele tivesse uma herança Targaryen, sua aparência era definida principalmente por ele ser um albino. Sua característica mais marcante, no entanto, era a marca de nascença que contrastava fortemente com sua pele branca como leite.

Havia todos os tipos de histórias sobre Brynden Rivers, especialmente sobre sua marca de nascença, que lembrava um corvo vermelho. De acordo com Sor Duncan, o Alto (cuja história será explorada no spin-off de ‘Game of Thrones’, ‘O Cavaleiro dos Sete Reinos’), Brynden Rivers teria a habilidade de mudar de forma, que ele poderia “mudar seu rosto, assumir a aparência de um cachorro de um olho só, até mesmo se transformar em uma névoa”.

Seus poderes foram descartados principalmente como rumores, mas Brynden Rivers ascendeu para se tornar Mão do Rei e foi fundamental durante a rebelião Blackfyre. Mais tarde, no entanto, ele foi enviado para a Muralha com Meistre Aemon, onde se juntou à Patrulha da Noite e acabou se tornando o Lorde Comandante.

Durante uma de suas viagens além da Muralha, ele desapareceu, para nunca mais ser visto. Isso foi até Bran Stark encontrá-lo. ‘Game of Thrones’ ainda não havia reconhecido esse detalhe, mas com a visão de Daemon, a identidade do Corvo de Três Olhos não só foi confirmada, mas também é possível que possamos ver um pouco da jornada de Brynden Rivers em ‘O Cavaleiro dos Sete Reinos’.

Os Caminhantes Brancos e Daenerys Targaryen

Depois do Corvo de Três Olhos, Daemon vê o Rei da Noite, o exército dos Caminhantes Brancos seguindo-o, um dragão morto (Viserion) e a carnificina na Batalha de Winterfell. Então vem o cometa vermelho, que apareceu na segunda temporada de ‘Game of Thrones’ quando a Guerra dos Cinco Reis já estava ganhando ritmo. A visão do cometa fez todos se perguntarem o que significava: se era um bom presságio para a vitória de Robb Stark ou se significava que o jovem lobo cairia. Apenas Osha deduziu a presença do cometa como a marca dos dragões.

Seguindo o cometa, Daemon vê três ovos de dragão, e Daenerys Targaryen e os três dragões com quem ela sai da pira funerária de Khal Drogo. Esta é a totalidade de As Crônicas de Gelo e Fogo, que Viserys não contou a Daemon. Mas ele ouviu sobre isso de Rhaenyra quando ela lhe disse que, como Viserys não havia contado a ele sobre isso, isso provava que Daemon nunca foi destinado a ser seu herdeiro. Com certeza, a próxima visão na frente de Daemon é uma Rhaenyra adulta sentada no Trono de Ferro.

Ver tudo se desenrolar diante de seus olhos dá a Daemon o contexto de onde a história está indo e por que é importante ter um líder Targaryen estável no trono que possa unir todo o reino. É quando ele entende o que está em jogo aqui e por que Viserys escolheu Rhaenyra em vez de todos os outros. Também lhe dá uma perspectiva de quão importante é a guerra atual e quão mesquinho é seu próprio desejo de reivindicar o trono para si.

Ele parecia ter decidido usar as forças que havia reunido em Harrenhal para reivindicar o Trono de Ferro e levantar seus estandartes, separado de Rhaenyra e estava pronto para morrer por isso se fosse necessário. No entanto, a visão mostra a ele que este não é o papel que ele nasceu para desempenhar nesta história, que começou muito antes de ele nascer e terminará muito depois de sua morte.

Por que Daemon vê Helaena?

Uma das coisas mais interessantes sobre a visão de Daemon é o final quando ele vê Helaena, que se dirige a ele diretamente. Isso não é como suas visões anteriores, nas quais ele viu Viserys e a jovem Rhaenyra, que saíram de um lugar de perda e culpa.

Ele não se sentiu castigado por ser o Príncipe Rebelde e nunca fazer o que era esperado dele. Não era Viserys repetindo as coisas que ele disse a Daemon quando ele estava vivo, nem era a jovem Rhaenyra acusando-o de querer o que nunca pertenceu a ele. Desta vez, as palavras de Helaena saem direto de sua boca enquanto ela está em sua sacada na Fortaleza Vermelha, imersa em sua própria visão.

Créditos da imagem: Ollie Upton/HBO

Em vez de acusá-lo de matar seu filho ou de todas as outras coisas ruins que ele fez até agora, Helaena diz a ele para entender e aceitar o papel que ele deveria desempenhar na história que se desenrola em Westeros. Ela o encoraja a desempenhar seu papel na coisa e deixar as coisas acontecerem como elas devem acontecer.

O que torna isso mais interessante é que ela realmente diz essas palavras a ele. Não é apenas Daemon alucinando-a ou vendo-a em uma visão. Ela está realmente lá com ele no momento, o que é uma prova de seu poder como uma vidente de dragões.

A série vai um passo além na próxima cena quando Aemond tenta persuadir Helaena a levar Dreamfyre para a guerra com ele, e ela o acusa de queimar Aegon. É quando Helaena basicamente estraga tudo para os espectadores de A Casa do Dragão.

Ela diz a Aemond que ele morrerá no Olho de Deus e fala sobre isso não como um evento futuro, mas como algo que já aconteceu. Na mesma linha, ela também fala sobre Aegon ainda ter que ver a vitória e sentar em um trono de madeira, o que é provavelmente uma referência ao assento de madeira ao qual ele eventualmente será restrito devido aos seus ferimentos. Quando Aemond ameaça matá-la, ela diz a ele que isso não mudará nada.

Isso prova que Helaena sabe exatamente o que vai acontecer, não apenas na guerra entre os Pretos e os Verdes, mas também centenas de anos depois, com os Caminhantes Brancos e os dragões de Daenerys. Ela também tem acesso às Crônicas de Gelo e Fogo e entende que as coisas devem acontecer do jeito que devem. É por isso que talvez ela seja muito mais complacente com as perdas que sofreu até agora, incluindo seu próprio filho.

É por isso que, talvez, quando Cheese pediu que ela identificasse seu filho de seus gêmeos, ela fez isso e o deixou morrer. Ela deixou tudo acontecer e observou as coisas seguirem seu curso porque sabia que não importava o que fizesse, isso não mudaria nada e que, no final, tudo é apenas uma parte de uma grande história que deveria acontecer, de uma forma ou de outra.

LEIA TAMBÉM: A Casa do Dragão | Por que Alicent e Rhaenyra fazem um acordo? Entenda o final da 2ª temporada


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: