Em ‘Decameron‘, da Netflix, um grupo de pessoas acaba em uma luxuosa vila italiana enquanto o resto do país sofre com a pestilência mortal que ceifou milhares de vidas. Ambientada na Florença do século XIV, a história começa com alguns nobres recebendo um convite para se mudarem para a segurança da Villa Santa, onde podem esperar a pestilência passar.
Muitos convidados já estão mortos, e os que podem comparecer têm suas próprias agendas. Depois, há os servos, que estão tentando sobreviver por conta própria enquanto atendem às necessidades intermináveis de seus mestres, que ficam mais insuportáveis a cada dia. No final, a vila transforma cada alma dentro dela, então todos saem da experiência completamente mudados. Curiosamente, o lugar é tão fictício quanto seus moradores.
ALERTA DE SPOILERS!
As locações de Decameron
A fictícia Villa Santa foi criada em um estúdio
Baseado no livro de mesmo nome de Giovanni Boccaccio, ‘Decameron’ é uma história inteiramente fictícia com personagens inventados e um cenário que é fabricado para se adequar ao enredo.
A Villa Santa que serve como o local principal na série não é um lugar real, mas foi criada nos estúdios em estúdios de som para locais internos. Para os locais externos, como os jardins, a equipe explorou locais reais para fazer com que parecesse parte da fictícia Villa Santa.
Embora tudo pareça uma vila de verdade, Luca Tranchino, o designer de produção de ‘Decameron’, voltou-se para os Estúdios Cinecittà para construir seções separadas da vila em três diferentes estúdios de som. O palco 5 foi usado para criar os locais mais usados da vila, como a sala comum, onde todos bebem e jantam todas as noites. É também onde a maior parte da ação acontece, pois os moradores da vila abrem suas portas para os recém-chegados, às vezes dando boas-vindas, enquanto outras vezes tentam defender seu lugar.
Para outras partes da história, como os quartos privados dos personagens e as cenas da cozinha, estruturas foram erguidas nos estúdios de som 4 e 11. Embora muita ação aconteça dentro da vila, os exteriores, especialmente os jardins, são igualmente importantes. Os que vemos na série são os jardins do Castello Ruspoli, um castelo do século XVI em Vignanello. Então, embora você não possa visitar a Villa Santa, certamente pode visitar seus jardins na vida real.
Todas as cenas foram então colocadas juntas de forma que os diferentes locais se misturassem perfeitamente para fazer com que parecesse o interior de um lugar. Na mesma linha, o resto das cenas da série, fora da vila, foram filmadas em uma mistura de estúdios de som e locais reais por toda a Itália para dar a todo o lugar uma sensação do século XIV.
O esforço colocado na construção da Villa Santa mostra na maneira como o lugar emerge como um personagem próprio, escondendo segredos, apresentando desafios e servindo como um importante dispositivo de enredo para mudar o curso da história várias vezes.
LEIA TAMBÉM: Decameron é inspirada em uma história real? Conheça a inspiração da série da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.