Decameron é inspirada em uma história real? Conheça a inspiração da série da Netflix

Decameron‘ da Netflix acompanha um grupo de nobres que se retiram para uma residência palaciana após a peste bubônica atingir Florença em 1348. O programa de humor ácido explora suas façanhas e opulência em meio a uma pandemia enquanto eles se envolvem em exibições orgiásticas de riqueza, vinho e sexo.

Acompanhados por servos, os nobres aproveitam seu cativeiro sem nunca perder suas vidas cotidianas. No entanto, conforme os dias passam, sua busca por prazer e envolvimento em festas luxuosas começa a se esgotar, e eles devem começar a lutar por sua sobrevivência. 

Desenvolvido por Kathleen Jordan, o drama é uma exploração da cultura de classe, da devassidão sem filtros dos privilegiados e da rápida disseminação de uma pandemia que interrompeu as operações de uma nação. Ele investiga as regras sociais e a ética de como as pessoas fazem pouco caso de uma praga mortal.

Dado seu exame oportuno de assuntos que refletem o mundo atual, as raízes de ‘Decameron’ se tornam um discurso intrigante, provocando perguntas sobre sua gênese e se é baseado em uma história real.

A inspiração literária do Decameron

‘Decameron’ é um conto fictício inspirado na coleção de contos homônimos italianos do século XIV escrita por Giovanni Boccaccio. A série foi elaborada pela showrunner Kathleen Jordan e seus co-roteiristas Megan King Kelly, Marie Hanhnhon Nguyen, Zoe Jarman, Anthony Natoli, James Rogers III, Steve Unckles e Sarah Stoecker.

A coleção de Boccaccio descreve as aventuras de um grupo de nobres e servos estacionados em uma vila fora de Florença no meio da Peste Negra em 1348. A narrativa apresenta histórias-quadro — histórias recitadas dentro de histórias — à medida que cada cidadão rico se envolve em uma exibição insular de riqueza e influência enquanto é sequestrado em seu palácio.

Embora o programa da Netflix pegue uma premissa e cenário semelhantes, Jordan se afasta de uma recontagem exata ao apresentar uma história sobre sobrevivência conforme os dias passam em cativeiro para os nobres.

Em uma entrevista, a criadora admitiu que o programa não era estritamente aderente à vida medieval na Itália, afirmando: “Acho que um medievalista italiano ficará desapontado se vier a este programa esperando ver suas histórias favoritas de Decameron retratadas”. Em vez disso, ela estava interessada em explorar como regras e regulamentos entram em colapso quando a mortalidade entra em cena e como as pessoas são capazes de qualquer coisa para sobreviver.

A coleção de Boccaccio é um estudo sobre o comportamento humano, frequentemente polvilhado com uma dose saudável de humor, provocando uma discussão sobre as banalidades dos círculos sociais, hierarquias e as maneiras um tanto misteriosas pelas quais as pessoas agem umas com as outras. É repleto de anedotas sobre anedotas contadas pelos nobres durante sua quarentena em sua vila. Jogos são jogados entre anfitriões, enquanto às vezes, a história também faz referência a personagens e eventos históricos míticos e da vida real.

A série de Jordan dobra a comédia existente dentro do romance, ao mesmo tempo em que se rebela contra algumas de suas noções, particularmente em sua representação da perda total de qualquer lei governável ou impossível sendo submetida ao grupo, cuja dinâmica interna entra em colapso no caos.     

A pandemia do coronavírus atuou como a centelha criativa para o showrunner 

A ideia original para a série surgiu para Kathleen Jordan no início da pandemia da COVID, quando ela testemunhou vários exemplos de celebridades agindo de forma descompromissada e sendo surdas para a situação dos cidadãos comuns. Ela se lembrou de ser “tão irritante e frustrante ” quando ouviu muitas celebridades reclamando sobre serem prisioneiras enquanto viviam em casas luxuosas.

Ao mesmo tempo, ela estava ciente de que o resto da população estava morrendo ou lutando contra a pandemia na linha de frente como socorristas. “Quando em tempos de crise, o abismo entre os que têm e os que não têm cresce cada vez mais”, disse Jordan. “Obviamente, isso é algo que vimos nos últimos anos, em particular com a COVID.”

Assim, a criadora encontrou uma metáfora perfeita para refletir as doenças sociais modernas por meio dos nobres retratados no romance de Giovanni Boccaccio. Ao sondar a disparidade de classe entre os privilegiados e seus servos, ela procurou destacar os paralelos entre o mundo de hoje e a Itália medieval.

Andrew DeYoung, que dirigiu os episódios 3 e 4, disse: “Kathleen e os escritores fizeram um trabalho tão bonito de tocar no que acabamos de passar sem serem didáticos, o que é realmente difícil, sabe? Não acho que queremos que nossas metáforas sejam pesadas. Acho que a mensagem está lindamente enterrada na escrita.”

Decameron é sobre sobrevivência diante de uma praga mortal 

Enquanto ‘Decameron’ aborda  a Peste Negra, uma pandemia de peste bubônica que abalou a Europa durante o século XIV, o programa se aprofunda na importância da vida e na mensagem universal de sobrevivência.

Durante o processo de desenvolvimento, todos os escritores assistiram ao reality show ‘ Survivor’ para entender o tema central da narrativa. Voltando à pandemia da COVID-19, Kathleen Jordan disse que “em última análise, este programa é sobre sobrevivência“, enfatizando a realidade do que as pessoas passaram quando as nações foram fechadas em todo o mundo para interromper o progresso do vírus e as vidas das pessoas não foram colocadas em risco. 

Tanya Reynolds, que interpreta Licisca no programa, comparou as apostas crescentes a cada episódio da série ao romance de William Golding de 1954, ‘Senhor das Moscas’. 

Tony Hale, que estrela como Sirisco, também acrescentou: “Quando algo como uma praga aparece, o chão fica plano. Não importa. Então, em que estou investindo? Em quais relacionamentos estou investindo? Como estou tratando as pessoas? Isso é o que importa.” 

Consequentemente, o programa existe como uma representação natural e orgânica do clamor desesperado das pessoas pela existência enquanto uma praga mortal rola pela barriga do país, ceifando vidas em todos os lugares. A necessidade de preservação pessoal supera a necessidade de gratificação, o que, em última análise, é o caso em ‘Decameron’.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: