Cobra Kai | As inspirações da vida real por trás do Sr. Miyagi

Existem apenas alguns personagens que se tornam tão conhecidos e reverenciados na cultura pop quanto o Sr. Miyagi. Ele apareceu pela primeira vez em ‘Karatê Kid‘, de 1984, que se tornou um marco no cinema e gerou várias sequências, spin-offs e uma série da Netflix, entre outras coisas. A importância do nome no universo de ‘Karate Kid’ é tanta que, mesmo quando ele nunca aparece em ‘Cobra Kai‘, da Netflix, ele continua sendo uma presença inabalável ao longo da história.

Seu nome é pronunciado em todos os episódios e, com Daniel LaRusso ensinando à futura geração o estilo de karatê de Miyagi, pessoas que nem o conheceram o reverenciam mais do que qualquer outra pessoa. Vendo o impacto que o Sr. Miyagi teve na franquia ‘Karatê Kid’ e a figura icônica em que ele se tornou, é natural se perguntar se há uma inspiração na vida real por trás dele.

O Sr. Miyagi é uma fusão de especialistas em karatê da vida real

‘Karatê Kid’ é uma história fictícia com personagens fictícios, mas tem raízes na realidade, com seu escritor Robert Mark Kamen citando elementos autobiográficos na história. Como Daniel LaRusso, Kamen foi perseguido por valentões quando estava na escola. Foi para lutar contra eles que ele decidiu fazer aulas de karatê, mas ele não teve aulas individuais como Daniel.

No início, Kamen se juntou a um dojo cujo sensei tinha uma forma agressiva que não combinava com Kamen (que mais tarde usou isso como inspiração para Cobra Kai e seu sensei, John Kreese). O escritor mais tarde encontrou um dojo diferente, que o ajudou muito e eventualmente serviu de modelo para o karatê que Daniel aprendeu com o Sr. Miyagi.

Este dojo era liderado por um sensei chamado Chojun Miyagi, cujo nome Kamen pegou emprestado ao escrever o icônico Sr. Miyagi nos filmes ‘Karatê Kid’. Chojun Miyagi é uma figura reverenciada no karatê e é conhecido por ser o fundador do Goju-Ryu, um estilo de karatê de Okinawa, que também é, não oficialmente, o que o Sr. Miyagi ensina a Daniel nos filmes. No entanto, ele não foi o único do dojo que teve um impacto em Kamen.

Ele também foi levado pelo Sensei Meitoku Yagi, que foi discípulo de Chojun Miyagi e eventualmente serviu como seu sucessor. Foi para ele que Kamen olhou ao esboçar o personagem do Sr. Miyagi para os filmes. Ele também pegou emprestado alguns elementos de sua vida para adicionar ao mentor de Daniel LaRusso, especialmente as partes como o tempo do Sr. Miyagi nos campos de concentração após o ataque a Pearl Harbor e seu serviço no exército americano.

O dublê do Sr. Miyagi também influenciou o personagem icônico

O ator Pat Morita foi imortalizado com sua interpretação do Sr. Miyagi nos filmes ‘Karate Kid’. Ele até recebeu uma indicação ao Oscar por seu papel no filme original. No entanto, por interpretar o personagem de um mestre de karatê, Morita não era realmente um especialista em artes marciais na vida real. Todas as suas acrobacias foram realizadas por um dublê, e Fumio Demura foi quem desempenhou esse papel na maioria dos filmes.

Curiosamente, Demura também foi considerado para o papel do Sr. Miyagi, mas como ele não era muito versado em inglês, ele acreditava que seria difícil para ele chegar ao cerne do personagem. Então, Morita assumiu os holofotes enquanto Demura o dublou nas cenas de ação.

Demura é um ícone por si só e trabalhou com vários grandes nomes de Hollywood, o mais notável deles é Bruce Lee. Ele também foi uma das pessoas que tiveram uma influência significativa na interpretação de Morita do Sr. Miyagi. Alegadamente, Morita, que desenvolveu uma amizade para toda a vida com ele, conheceu Demura durante um de seus torneios e baseou muitas das características do Sr. Miyagi nele, a mais notável das quais é o sotaque do personagem.

Na vida real, Morita, tendo sido criado na América, não tinha sotaque. No entanto, dada a história do Sr. Miyagi, os cineastas acreditavam que ele devia ter uma maneira diferente de falar. Alegadamente, Morita baseou seu sotaque em Demura.

Demura, que morreu em 2023 aos 84 anos, foi fundamental na formação do caráter do Sr. Miyagi, especialmente seu estilo de luta, que Demura informou com seu próprio conhecimento do estilo Kobudō de Okinawa. Apesar de permanecer nos bastidores na maior parte do tempo, ele havia forjado uma reputação para si mesmo. Em 2015, um documentário chamado ‘The Real Miyagi’ foi lançado, focando na história de Demura, seu estilo de luta e sua parte na criação de ‘Karatê Kid’.

LEIA TAMBÉM:

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: