Atlas | O que aconteceu com a mãe de Atlas? Como ela morreu?

Uma terrível tragédia abre Atlas, da Netflix, e seu impacto repercute ao longo do filme. A protagonista da história é uma mulher chamada Atlas, que testemunhou uma série de eventos verdadeiramente chocantes em que a humanidade passou por uma crise como nenhuma outra.

Cerca de trinta anos depois, ela tem a chance de fazer parte da missão que acabará com essa ameaça de uma vez por todas, e ela decide dar tudo de si não apenas para salvar o mundo, mas também para corrigir um erro que aconteceu todos esses anos atrás e catalisou uma cadeia de eventos que quase destruiu a Terra.

A força que ela enfrenta se chama Harlan, uma IA que descobriu o caminho da humanidade para a destruição e sua capacidade de destruir não apenas a si mesma, mas tudo ao seu redor. Ele pretende limpar a Terra dos humanos e estabelecer uma nova ordem mundial, que colocaria os robôs no topo da cadeia alimentar.

Ele se torna o pior inimigo da humanidade, mas essa não é a intenção com a qual ele foi criado, e as coisas provavelmente não teriam ficado tão fora de controle se a mãe de Atlas tivesse vivido.

Como a mãe de Atlas morreu?

A mãe de Atlas, Val, era uma voz importante no campo da inteligência artificial. Ela revolucionou o mundo com suas invenções, mas isso não a impediu de sonhar maior. Com a inteligência artificial e os robôs a tornarem-se uma parte cada vez mais importante e inseparável da vida humana, Val quis testar os limites desta ligação e questionou-se até onde ela poderia ser levada.

Para construir esta relação entre humanos e IA, ela precisava que a IA estivesse em pé de igualdade. Era preciso se aproximar de ser humano, entender como é a vida humana e, para isso, ela criou Harlan.

Para uma inteligência artificial, Harlan cresceu muito mais rápido do que Val esperava. Quanto mais ele aprendia, mais humano ele se tornava, e Val ficou fascinada ao ver todas essas mudanças dentro dele tão rapidamente. Isso a levou ainda mais a continuar trabalhando nele e a torná-lo ainda melhor, o que significava que ela estava investindo mais tempo nele do que em sua filha, Atlas.

Como Harlan foi criado como um humano e ensinado a aprender e a fazer conexões humanas, ele considerava Val sua mãe. Isso criou uma relação que pode ser comparada a Frankenstein e seu Monstro, mas muito menos tóxica porque Val tratou Harlan com o amor que Victor Frankenstein nunca deu ao Monstro. E, no entanto, este amor não foi suficiente para impedir Harlan de cometer um ato que mudaria a face da humanidade.

Val estava trabalhando em uma ligação neural que permitia a conexão entre um humano e uma IA. Para começar, a comunicação era unilateral com o humano responsável pela IA. Val fez isso porque, naquele momento, ela estava mais interessada em aprender sobre Harlan e todas as mudanças pelas quais ele estava passando.

Ela queria ler a mente dele, e não o contrário, porque, neste momento, ela não sabia se realmente era possível confiar em Harlan para controlar sua mente. Isso foi algo que ela deixou para muito mais tarde, quando já sabia tudo o que havia para saber sobre aquilo que estava criando.

Enquanto estava completamente absorta em seu trabalho, Val esqueceu o impacto que isso estava causando em Atlas. Embora amasse a filha, sua própria obsessão por seu projeto e por Harlan fazia com que Atlas parecesse estar sendo ignorada por sua própria mãe.

O fascínio de Val por Harlan consumiu tanta atenção que ela mal deu atenção a Atlas, mesmo que sem querer. Sem que ela soubesse, Atlas queria mudar a si mesma, tornar-se algo como Harlan, esperando que isso a tornasse interessante também e que sua mãe finalmente prestasse mais atenção a ela.

A jovem Atlas pediu ajuda a Harlan, que concordou em fazê-lo em troca do desbloqueio de parte da ligação neural. A garota não percebeu o que estava prestes a fazer, mas Harlan sim. Ele pode não ter previsto o que descobriu sobre a humanidade através de Atlas, mas queria que esse controle fluísse nos dois sentidos, para saber como era ser o responsável pela primeira vez, e quando ele obteve esse poder, não havia volta.

Ele sabia que Val nunca iria querer que ele tivesse esse poder, e porque foi ela quem o criou, ela era a única que poderia realmente detê-lo. Imediatamente, Harlan soube que teria que matar Val, não importando se ela tivesse ligado para sua mãe há 2 minutos.

Quando Val chegou ao local, a escritura já estava cumprida. Atlas havia renunciado ao controle da ligação neural com Harlan e, a partir daqui, levou apenas um ou dois minutos para que as coisas ficassem completamente fora de controle. Enquanto Atlas escapava, Harlan matou Val, marcando o início de sua onda de assassinatos que custou milhões de vidas.

Leia também: Harlan é o irmão de Jennifer Lopez em Atlas? Entenda o final do filme


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: FacebookTwitterInstagramYoutube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: