Por oito episódios, Eles: O Medo (Them: The Scare), do Prime Video, mantém o público alerta ao misturar os gêneros de mistério de assassinato e terror. Tudo começa com um assassinato horrível em um lar adotivo em Los Angeles, investigado pela Detetive Dawn Reeve.
A brutalidade do ato faz seu estômago embrulhar, mas ela precisa encontrar uma maneira de chegar ao fundo do caso porque o assassino não está com vontade de diminuir o ritmo. À medida que os corpos começam a se acumular, Dawn percebe que o caso está muito mais perto de casa do que ela esperava. Ela terá que desenterrar seu passado, muito do qual parece ter esquecido, para evitar futuros assassinatos.
No final do dia, quando o caso está resolvido, Dawn relaxa com a família. Mas então, ela arranha a superfície o suficiente para descobrir que há muito mais na história de sua família do que se imaginava anteriormente. Assim que ela percebe a profundidade da situação, um fantasma do passado de sua família vem assombrá-la. É um rosto familiar cuja presença não significa nada de bom para Dawn e sua família.
ALERTA DE SPOILERS!
O final de Eles: O Medo tem um personagem da 1ª temporada
Embora anteriormente considerada uma antologia, o episódio final da 2ª temporada de ‘Eles’ revela uma conexão interessante com a 1ª temporada. Sabíamos que Dawn e Edmund foram adotados e passaram os primeiros anos de suas vidas no ambiente abusivo de um lar adotivo. Mas deixou pouca ou nenhuma informação sobre a identidade de seus verdadeiros pais.
É no episódio final, quando Dawn volta para o lar adotivo e confronta suas memórias perdidas, que uma coisa nova lhe é revelada. Acontece que sua mãe era Ruby Lee Emory, uma das filhas de Lucky e Henry Emory da 1ª temporada.
A princípio, parece que essa ligação é apenas superficial e meio que um easter egg, mas a cena final mostra que a história da família traz muita bagagem para Dawn, que inclui os fantasmas também.
Quem aparece no final é Da Tap Dance Man, que assombrava o avô de Dawn, Henry Emory. Revelado ser um homem branco com rosto negro, Da Tap Dance Man se alimentou da raiva de Henry pelos maus tratos dos brancos ao seu redor. As origens da entidade sobrenatural são questionáveis, mas o seu único propósito parecia ser a instigação da violência. A cada passo, tentaria fazer Henry agir com raiva, para machucar as pessoas que o machucaram e ameaçaram a ele e sua família. Seu “O que você vai fazer?” toca repetidamente no ouvido de Henry toda vez que ele é injustiçado.
Interpretado por Jeremiah Birkett, Da Tap Dance Man se alimenta dessa frustração e raiva e, embora possa parecer que ele está encorajando Henry a se defender e se proteger, na verdade é apenas uma estratégia para transformá-lo exatamente no que os brancos ao seu redor veem: um homem violento em quem não se pode confiar.
Isso foi nos anos 50, e a história de Dawn se passa nos anos 90. Alguém poderia pensar que as coisas teriam mudado em quatro décadas para deixar Da Tap Dance Man impotente. Mas está claro que as questões que preocupam Henry prevaleceram.
No final da 2ª temporada, Dawn passou por muita coisa. Ela descobriu coisas preocupantes sobre sua infância; ela deixou voluntariamente o departamento de polícia depois de perceber que não importa o que ela faça, ela nunca será um deles.
Ela enfrentou todo tipo de coisas que enfureceriam qualquer pessoa justa, e isso também a deixou se sentindo impotente em alguns aspectos. É aqui que entra Da Tap Dance Man. Foi Dawn se reconectando com suas raízes ou o simples fato de que ela desenvolveu uma profunda desconfiança no sistema e perdeu completamente a fé nele que tirou Da Tap Dance Man de seu sono.
A última vez que o vimos, ele levou um tiro no rosto de Henry, que finalmente se livrou dele. No entanto, a raiva é uma coisa muito pessoal. Embora um possa dominá-la, o outro pode continuar a lutar contra isso durante toda a vida. É por isso que Da Tap Dance Man não pode realmente ser morto. Ou pelo menos, tem que ser morto individualmente para cada pessoa. E é isso que Dawn terá que fazer.
Assim como Henry, ela terá que aprender a direcionar sua raiva de uma forma que não a faça parecer que está cedendo aos seus impulsos mais selvagens e fazendo exatamente o que Da Tap Dance Man quer que ela faça. Tendo visto a 1ª temporada, podemos dizer que não será uma tarefa fácil.
LEIA TAMBÉM:
- Eles: O Medo | Edmund Gaines é inspirado em um assassino da vida real?
- Eles: O Medo (Them: The Scare) é baseada em fatos reais? Conheça a inspiração da série
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.