Tartarugas Até Lá Embaixo | Qual o significado do título? Entenda

Em Tartarugas Até Lá Embaixo, da HBO Max, uma adolescente navega no romance e na amizade complicados pela desordem que ela vem tentando controlar durante toda a sua vida. Aza Holmes tem TOC e é bombardeada por todos os tipos de pensamentos, especialmente se entrar em contato com algo ou alguém que faça seu cérebro convencê-la de que se ela não fizer algo a respeito, ela pegará uma infecção.

Aza faz terapia e tenta encontrar um sentido para sua vida por meio das filosofias compartilhadas pelo professor de uma faculdade que ela sonha frequentar. É após o encontro com o professor que o significado do título da história entra em contexto.

Por que o filme se chama “Tartarugas Até Lá Embaixo”?

A história das tartarugas até o fim ajuda Aza a se entender

Para alguém como Aza, que pensa excessiva e obsessivamente, é natural inclinar-se para a filosofia para encontrar significado nas coisas que acontecem com ela e ao seu redor. Ela acaba acompanhando os vídeos de uma professora de filosofia chamada Lucia Abbott e fica tão impressionada com ela que começa a sonhar em ir para a faculdade onde Abbott leciona e ter suas aulas. Com a ajuda de Davis, seu sonho de conhecer Abbott se torna realidade, e a conversa que se segue dá a Aza muita perspectiva.

Quando ela diz a Abbott que sente que não é real, que sente que seu verdadeiro eu está guardado em algum lugar dentro de seu corpo como a última boneca de uma matryoshka, Abbott lhe conta uma história. Nele, um cientista explica o conceito de universo, sobre como a Lua orbita a Terra, e a Terra orbita o Sol, e assim por diante.

Ele é contestado por uma mulher que diz que a Terra na verdade está apoiada nas costas de uma tartaruga gigante. Quando o cientista pergunta em quem a tartaruga está apoiada, ela diz que está nas costas de outra tartaruga. Esse discurso continua e, eventualmente, a mulher diz que toda tartaruga está nas costas de outra tartaruga, e são tartarugas até embaixo.

O conceito principal da história é a regressão infinita, que existe tudo dentro de tudo ou que tudo é construído sobre outra coisa. Quando o autor John Green se deparou com essa história quando era estudante universitário, ficou fascinado pelo conceito.

Em vez da ideia do regresso e da tartaruga em cima da tartaruga, ele ficou mais impressionado com o fato de que tanto o cientista quanto a mulher estão certos em suas crenças porque o mundo, em sua essência, são as histórias que contamos a nós mesmos. Isso o levou a perceber que nossas experiências não podem ser vistas de uma forma ou de outra e, como pessoas, não podemos ser vistos como uma coisa ou outra.

Somos as histórias que contamos a nós mesmos e, não importa se é uma história ou muitas, somos todas elas. Para Aza, isso significa que ela não é apenas seu TOC. Embora possa parecer que tudo o que ela faz é lutar contra os pensamentos dentro de sua cabeça, tudo o que ela pensa é em bactérias e no risco de infecção, esse não é o quadro completo.

Ela está magoada pelo fato de que sua obsessão clínica impulsiona toda a sua vida, desde suas amizades até seu romance e sua sanidade. Mas depois de conversar com Abbott e ouvir a história, ela acredita que não é definida por essa única coisa em sua vida. O verdadeiro eu que ela acredita ter enterrado em algum lugar profundo não é a única versão dela, porque mesmo quando ela o encontrar, ela descobrirá que há outra camada nela, outro conjunto de bonecos dentro daquele que ela pensava ser o último.

Ao longo do filme, vemos Aza lutando contra seu TOC e encontrando uma maneira de conquistar seus demônios até se convencer de que ela é o demônio. Mas a questão não é vencer o TOC ou erradicá-lo completamente. Isso não pode ser removido dela porque faz parte dela e, em vez de cortar essa parte, ela deve se concentrar em se reconciliar com ela, aceitando que esta é uma das coisas que ela é, mas a que não está limitada. Seu TOC é apenas uma tartaruga nas costas de outra tartaruga, apenas uma minúscula parte de seu eu infinito.

Tartarugas Até Lá Embaixo já está disponível da Max.

Se você ainda não é assinante da Max, pode assinar clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: Tartarugas Até Lá Embaixo é baseado em uma história verdadeira? Conheça a inspiração do filme


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: