Lamentável! Uma exibição do filme Love Lies Bleeding – O Amor Sangra, em que Kristen Stewart e Katy O’Brien vivem um caso de amor lésbico, terminou com intervenção policial no Festival Internacional de Filmes de Fantasia de Bruxelas.
De acordo com uma reportagem da Variety, a exibição do longa foi atribulada desde o início por comentários e “piadas” homofóbicas gritadas por uma parte da plateia – segundo a organização do festival, formada por em torno de uma dúzia de pessoas.
Em torno dos 20 minutos, algumas pessoas da comunidade LGBTQIA+ começaram a se levantar e sair da exibição. Eventualmente, um grupo formado por entre 60 e 80 pessoas se reuniu no lobby do cinema e começou a debater com os organizadores, pedindo pela interrupção da exibição.
A equipe do BIFFF decidiu não atender aos pedidos, ao invés disso chamando a polícia para “dispersar o protesto”, nas palavras do diretor do festival, Jonathan Lenaerts. Com a chegada dos policiais, alguns confrontos entre os membros da comunidade LGBTQIA+ e os espectadores homofóbicos se tornaram violentos.
Em declaração compartilhada com a Variety, o grupo que realizou o protesto no lobby relatou: “Nós sabemos a diferença entre piadas bem-intencionadas e insultos lesbofóbicos. Quando membros da audiência aplaudem uma cena de estupro, quando fingem estar se masturbando ou assobiam para as atrizes em cenas de sexo lésbico, quando gritam ‘tirem a roupa!’, ‘ela só quer um pau!’, ‘isso é nojento!’ e ‘sapatonas sujas!’ na direção da tela, é claro que vamos nos levantar e sair do cinema, ou gritar de volta pedindo respeito. Acontece que, quando fizemos isso, fomos vaiadas, insultadas e fisicamente atacadas. Não é possível falar de uma ‘atmosfera positiva e inclusiva’ quando coisas como essas acontecem.”.
Índice
Sobre Love Lies Bleeding – O Amor Sangra
Segundo longa da diretora britânica Rose Glass (“Saint Maud”), “Love Lies Bleeding – O Amor Sangra” já foi exibido nos festivais de Sundance, Berlim e Glasgow, entre outros. A produção, que está com 93% de aprovação no Rotten Tomatoes, estreou no Top 10 das bilheterias dos EUA, Austrália e em Portugal. No circuito americano, o filme ganhou mais 500 salas em sua segunda semana em cartaz.
O título do longa também dá pistas do que esperar da história: Love Lies Bleeding, é um dos nomes dados em inglês para a planta Amaranto, que representa, em diferentes culturas no mundo, ‘imortalidade’ e ‘desespero’. A produção é a nova aposta do estúdio americano A24, responsável por títulos como o vencedor do Oscar de melhor filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, e o de melhor filme estrangeiro “ Zona de Interesse”, e também “Guerra Civil”.
O roteiro reúne pitadas de comédia, crime, paixão queer e thriller de vingança. O romance de Lou e Jackie é ambientado nos anos 1980 e tem como cenário a paisagem desértica de uma pequena cidade do Novo México, nos Estados Unidos O elenco traz ainda Anna Baryshnikov, Ed Harris, Dave Franco e Jena Malone.
Love Lies Bleeding estreia dia 1 de maio nos cinemas brasileiros.
LEIA TAMBÉM:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.