O Sinal | Quem ou o que pousa na Terra? Entenda o final da série misteriosa da Netflix

A série alemã de ficção científica da Netflix, O Sinal, termina com Sven e Charlie desvendando o mistério por trás da descoberta de Paula enquanto ela estava na Estação Espacial Internacional e da queda do voo AE 7606, que mata o astronauta e seu colega Hadi. 

A dupla pai e filha finalmente liga os pontos para descobrir as pistas que Paula lhes forneceu antes de ser morta. As pistas os ajudam a desvendar a verdade ao mundo, principalmente depois de terem sido crucificados por um tempo considerável sem cometer nenhum crime. Sven e Charlie não apenas encontram o objeto extraterrestre não identificado, mas também chamam a atenção do mundo para ele em nome de seu ente querido! 

A trama de O Sinal

O Sinal começa com Sven e Charlie aguardando o retorno de Paula da ISS após sua missão com Hadi. Mesmo que a viagem de volta ao seu planeta natal não seja tranquila, os dois astronautas finalmente conseguem chegar quando sua nave pousa no Chile. Eles são recebidos por Benisha Mudhi, o bilionário indiano que financiou a missão espacial da dupla. 

Paula e Hadi embarcam então em um voo para retornar às suas respectivas famílias na Alemanha, mas a aeronave desaparece após a partida. Sven e Charlie, junto com a família de Hadi, aguardam o retorno dos dois astronautas, apenas para serem informados de que o avião caiu no Oceano Atlântico.

As autoridades então ouvem uma gravação de Paula, que entra na cabine do avião pouco antes da queda. Vários meios de comunicação e familiares do falecido dão as mãos para aparecer na frente da casa de Sven e Charlie para responsabilizar seu ente querido. Pai e filha lutam para aceitar que Paula está morta. 

Em sequências de flashback, é revelado que Paula conseguiu gravar alguém dizendo “Olá” no espaço sideral, principalmente enquanto a antena da ISS não estava voltada para a Terra, o que a levou à conclusão de que um ser extraterrestre era a fonte do som. Apesar de ela ter gravado o som, Hadi disse a ela que ouvir o mesmo poderia ser resultado de “enjôo espacial”, especialmente depois de trocar as fitas.

Paula procurou Mudhi para informá-la sobre a descoberta. Seu patrocinador forneceu-lhe apoio adequado para que ela avançasse em sua pesquisa. No entanto, Hadi tentou encontrar ele mesmo a origem do som, sem envolvê-la. Atualmente, Sven recebe uma ligação de Rainer, chefe de Paula. 

Ele implica a possibilidade de um encobrimento que vem acontecendo em relação à situação envolvendo o astronauta. Sven vai até sua casa e encontra um arquivo, no qual fica claro que Paula realmente encontrou um objeto extraterrestre que estava viajando em direção à Terra.

Enquanto isso, Charlie ouve as gravações de Paula com a ajuda de uma mulher não identificada, que leva a menina até sua casa. Sven segue sua filha e se encontra com a mulher. Apesar de sua sugestão de se esconderem das autoridades, Sven e Charlie saem de casa, apenas para serem capturados por soldados alemães. 

Os oficiais os levam até Rainer, que esclarece a Sven que a Alemanha vai destruir o objeto extraterrestre que vem em direção à Terra sem ninguém saber. Assim que os mísseis são enviados para destruir o objeto, Sven e Charlie são libertados da custódia, junto com Rainer. No dia seguinte, pai e filha ficam sabendo pela mídia que nenhum objeto desse tipo havia vindo em direção ao seu planeta no dia anterior.

No momento em que Sven ouve a notícia, ele fica desconfiado das coordenadas que Paula compartilhou enquanto estava na ISS. Ele se lembra de sua esposa pedindo-lhe para ouvir a filha, o que o leva a Charlie. 

No braço dela, ele encontra as coordenadas reais do local de pouso do objeto alienígena, com data e hora integradas nas mesmas. Percebendo que as autoridades voltaram para buscá-los, Sven e Charlie fogem de casa, apenas para sofrer um acidente. Mesmo assim, ele consegue entrar em contato com Mudhi, que os resgata. Charlie compartilha as coordenadas com seu modelo, que leva pai e filha ao local de pouso.

Final de O Sinal: O que acontece com o voo AE 7606? Como Paula e Hadi morrem?

Benisha Mudhi planta explosivos dentro do voo AE 7606 e causa a queda da aeronave, que resulta na morte de Paula, Hadi e mais de 170 outras pessoas. Mudhi não gastou muito dinheiro para enviar Paula e Hadi à ISS para o avanço da ciência e do mundo em geral. 

Ela não é uma filantropa que visa o bem-estar da humanidade como ela se projeta ser. Mudhi é nada menos que uma mulher de negócios cujo único interesse começa e termina com seus ganhos pessoais e avanços financeiros. Mesmo que ela não tenha revelado suas intenções a Paula, ela estava tentando lucrar sozinha com as descobertas do astronauta.

Mudhi esperava poder lucrar com a descoberta de Paula, apenas para que o astronauta lhe informasse que ela não quer mais que a verdade sobre o objeto extraterrestre seja mantida em segredo. Depois de dar a Hadi as coordenadas falsas para encontrar o objeto não identificado, ela está pronta para revelar as coordenadas reais, mas apenas se puder revelá-las para o mundo inteiro. 

Paula não quer que um bilionário aproveite as suas descobertas sozinho, criando um fosso entre esse indivíduo e o resto do mundo, mesmo que essa pessoa seja o seu patrocinador. Ela deseja que o mundo inteiro ganhe com o que ela sabe, o que não é aceitável para o bilionário.

Assim, Mudhi garante que Paula não viverá o suficiente para revelar as verdadeiras coordenadas ao resto do mundo. A bilionária sempre soube que não poderia confiar no astronauta para priorizar seus interesses comerciais. Foi por isso que ela ameaçou Hadi para ficar de olho em Paula. 

Para garantir que seus filhos não fossem prejudicados, Hadi tentou convencer Paula de que o som de uma fonte alienígena era criação de sua imaginação para que ele pudesse encontrá-lo e passar a informação somente para Mudhi. No entanto, a inteligência de Paula revelou-se muito superior ao trabalho árduo de Hadi, já que este não conseguiu reunir as verdadeiras coordenadas do potencial local de aterragem do objecto não identificado.

Mudhi mata Paula e Hadi quando eles deixam de ser úteis apenas para ela. Como Paula também descobre que o bilionário vem ameaçando o colega, Mudhi pode ter querido salvaguardar sua reputação. Por esses motivos, a indiana condena Paula e Hadi à morte antes mesmo que possam ver seus entes queridos pela última vez.

O que é o objeto alienígena? Quem enviou?

O objeto extraterrestre não identificado que Paula encontrou é a Voyager 1, uma sonda lançada pela NASA para estudar o espaço além do sistema solar ou da heliosfera do Sol. Quando Paula ouviu pela primeira vez um “Olá” de uma fonte desconhecida enquanto estava na estação espacial, ela acreditou que era de um ser extraterrestre ou, em outras palavras, de um alienígena.

Ela pensava que o alienígena era capaz de decodificar o padrão de comunicação dos seres humanos na ISS para estabelecer contato com ela. Como ela ouviu o som enquanto a antena da estação espacial estava apontada na direção oposta da Terra, ela não tinha nenhum motivo para considerar a presença de um objeto feito pelo homem à espreita no espaço sideral.

Paula, porém, esqueceu a existência da Voyager 1 e do disco de ouro anexado à sonda que contém saudações em vários idiomas, inclusive o inglês. Durante sua viagem pelo espaço sideral, a agulha que toca o disco deve ter se movido um pouco, apenas para que a palavra “Olá” se repetisse várias vezes, como Paula e Hadi ouviram enquanto estavam na ISS. A palavra faz parte da frase “Olá dos filhos do planeta Terra”, gravada por Nick Sagan. Mesmo que um alienígena não saia do objeto como vários indivíduos previram, o retorno da Voyager 1 aparentemente indica a existência de vida extraterrestre.

A Voyager 1 é um objeto que se afasta da Terra segundo após segundo. Desde o seu lançamento em 1977, já viajou mais de 25 mil milhões de quilómetros. Não há razão para retornar à Terra sem que ninguém o envie de volta. No reino fictício de O Sinal, a Voyager 1 deve ter encontrado uma civilização alienígena e os membros da mesma devem tê-la enviado de volta ao seu planeta natal, o que explica seu pouso inesperado. 

Devido ao sacrifício de Paula, o mundo fica sabendo do retorno da Voyager 1, que pode inspirar governos e agências espaciais a colaborar e explorar o espaço para o bem-estar da humanidade em geral, e não para os ganhos limitados e pessoais de certos indivíduos como Mudhi.

Qual é o significado do jogo da Raposa e da Lebre?

Quando Sven e Charlie decidem desvendar o mistério por trás da descoberta de Paula e de sua morte, eles têm que confiar em várias pistas que seu ente querido deixou para trás antes de ser morto por Mudhi. Uma das pistas mais importantes é sua promessa de se destacar no jogo da Raposa e da Lebre que a família jogava antes de sua partida para o espaço. 

Independentemente de quantas vezes eles jogaram, Charlie derrotou a mãe, apenas para o astronauta perguntar ao marido qual é a maneira de vencer. Sven então revelou à esposa que a lebre deveria estar dois passos à frente da raposa. Quando o objeto não identificado não aparece na data revelada por Paula através de Charlie, Sven se lembra de sua promessa.

Se Paula estivesse jogando com Mudhi, a única maneira de a primeira ter vencido seria fazendo as coisas muito à frente do bilionário. Depois de confrontar as verdadeiras intenções de Mudhi, Paula percebe que não pode revelar explicitamente a data real do desembarque nem mesmo para o mundo sem que Mudhi saiba disso. 

É por isso que ela envia uma mensagem de voz ao marido sobre a comemoração do aniversário deles no Dia de São Nicolau, apesar de celebrá-lo no verão ao longo dos anos. A promessa de Paula em relação ao jogo convence Sven de que ela não estava tagarelando sobre a data de aniversário errada. Ele liga os pontos e percebe que sua esposa virou lebre e enganou a raposa.

Mesmo que Mudhi pudesse ouvir a mensagem de voz, ela a teria ignorado pensando que era apenas uma lembrança do aniversário do casal. Sven então vai até as coordenadas do Dia de São Nicolau para encontrar o objeto não identificado, que é a Voyager 1.

O Sinal já está disponível na Netflix.

Leia também: Donzela | Elodie mata o dragão? Entenda o final do filme da Netflix


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: