Dias Perfeitos é baseado em uma história verdadeira? Conheça a inspiração do filme indicado ao Oscar

Publicidadespot_img

Dias Perfeitos, dirigido por Wim Wenders, é um pitoresco filme japonês que acompanha a vida monótona de Hirayama, um zelador que trabalha para o Tokyo Toilet Project. Os dias do homem mais velho seguem uma rotina aprendida enquanto ele cumpre suas funções de zelador em vários banheiros públicos, geralmente indo de um parque para outro. 

Além disso, a predileção de Hirayama por livros, fitas cassete e fotografia da natureza — especialmente árvores — preenche seus dias com uma sensação de realização estruturada e apreciada. Assim, uma vez que algumas mudanças perturbam sua rotina, por menor que seja, abrem algum espaço para introspecção.

O filme apresenta uma história íntima e genuína sobre um homem normal vivendo uma vida normal. No entanto, através de uma narrativa hábil, a narrativa consegue infundir uma rica autenticidade no personagem calmo e silencioso do protagonista, transformando sua presença na tela em um retrato realista de emoções humanas cruas. Pela mesma razão, muitos podem se perguntar sobre a origem do filme e se ele tem ou não alguma base na vida real.

Uma história fictícia que documenta a vida realista de um homem

Não, Dias Perfeitos não é baseado em uma história verdadeira e é uma narrativa inteiramente fictícia sobre Hirayama, a vida de um personagem fictício. O filme – que destaca o serviço inestimável dos guardiões da sociedade – uma posição que muitas vezes permanece sub-representada na tela – encontrou suas raízes depois que o produtor Koji Yanaï convidou o renomado diretor alemão Wenders para ir a Tóquio. 

Durante a pandemia, o Tokyo Toilet Project abriu novos banheiros públicos de design para aumentar a imagem e a percepção dos banheiros públicos no Japão. Assim, após o adiamento das Olimpíadas de 2020, Yanaï propôs a Wenders a ideia de visitar esses locais para ver se eles inspiravam o cineasta. Onde inicialmente esperava algumas fotografias ou um ou dois curtas-metragens, Wanders acabou se inspirando para um longa-metragem.

Assim, equipado com o roteirista japonês Takuma Takasaki como seu co-roteirista, Wenders começou a trabalhar em um roteiro e criou o personagem mundano de Hirayama com uma narrativa que realçou a beleza de sua vida de uma só nota. Ainda assim, o processo de escrita do roteiro manteve a tendência de Wenders de permitir fluidez e maleabilidade para mudanças futuras. 

No final, o mesmo funcionou a favor da narrativa, já que a história prospera em sua abordagem de diálogo mínimo, pois simplesmente documenta a vida cotidiana de Hirayama.

“Acho que nunca tentei entrar em um personagem como esse, que tem tanta humildade e tanta simplicidade e [que está] tão contente em servir”, disse Wenders à A.Frame em uma conversa sobre seu filme. “Este era um território novo para mim e veio do fundo da minha alma e da alma de Takuma [Takasaki].”

“Não posso dizer que o concebi. Nós dois [Wenders e Takasaki] concordamos que isso é, neste momento, o que queríamos retratar. Alguém que teve uma formação muito diferente, não sabemos muito sobre ele, mas temos alguns vislumbres [sobre essa pessoa] que escolheria esta vida e quem está feliz com ela. Eu acho que [‘Perfect Days’] é um filme muito espiritual para mim.”

Como tal, através do personagem primorosamente elaborado de Hirayama, o filme encontra sua base na autenticidade, oferecendo aos espectadores uma visão sincera da vida de um homem. Quando se tratava de referências da vida real, Wenders estava aberto à mineração de inspiração de todos os lugares, incluindo um determinado homem sem nome, bem como pessoas que ele considera algumas de suas favoritas no mundo.

Além disso, Wenders também buscou inspiração em Chishu Ryu, conhecido por sua carreira de ator como um marco na filmografia de Yasujirō Ozu. Na verdade, o cineasta Ozu informou muito sobre a mentalidade de Wenders quando ele estava trabalhando no projeto. O nome do protagonista, Hirayama, é na verdade uma referência a um dos filmes mais queridos de Ozu, ‘Tokyo Story’.

Inversamente, o ator Koji Yakusho, que encarna o personagem de Hirayama, encontra suas próprias conexões com a realidade ao interpretar o personagem. Alegadamente, o ator trabalhou com a equipe de manutenção de banheiros públicos na preparação para o papel. 

Além disso, ele também passou por um treinamento de dois dias para compreender os procedimentos de limpeza, ao mesmo tempo em que continuava consultando os trabalhadores durante as filmagens. Nesse sentido, Yakusho garantiu manter a autenticidade na profissão de Hirayama, bem como em sua personalidade geral.

Em última análise, o filme, que nasceu do desejo do Tokyo Toilet Project de destacar a importância das suas instalações e do seu pessoal de limpeza, acabou por permitir uma espiada na vida humana de uma forma vívida e colorida. Assim, mesmo sem base na realidade, a narrativa consegue transmitir uma história autêntica.

Sobre Dias Perfeitos

Um retorno aguardado ao cinema de ficção de Wim Wenders (Paris, Texas, Asas do Desejo), Dias Perfeitos leva o roteirista e diretor a Tóquio para contar uma história que celebra as alegrias ocultas e as minúcias da cultura japonesa. Koji Yakusho (13 Assassinos) estrela como Hirayama, um homem de meia-idade contemplativo que vive uma vida modesta e serena, passando os dias equilibrando seu trabalho de zelador obediente dos numerosos banheiros públicos de Tóquio com sua paixão pela música, literatura e fotografia. À medida que nos juntamos a ele na sua rotina diária metódica, uma série de encontros inesperados começa gradualmente a revelar um passado oculto em sua vida feliz e harmoniosa.

Dias Perfeitos já está em exibição nos cinemas. O filmes está indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional pelo Japão.

Leia também: Dias Perfeitos | Por que ele chora? Entenda o desfecho do filme indicado ao Oscar


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você também pode gostar: