Que tal lembrar os eventos da 2ª temporada e o desfecho dela antes de assistir a nova e aguardada 3ª temporada de Bom Dia, Verônica, que será também a última e já está disponível na Netflix? Então vamos lá!
Criada por Raphael Montes e baseada no livro de Montes e Ilana Casoy, Bom Dia, Verônica é uma série de suspense policial emocionante e profundamente perturbadora que tenta desenterrar os desequilíbrios de poder de relacionamentos abusivos. Veronica, uma pequena funcionária do Departamento de Homicídios de São Paulo, é mergulhada em uma conspiração alucinante ao embarcar na trilha de um serial killer.
O esquema, que permeia a aplicação da lei, também está por trás dos destroços da família de Verônica. Verônica navega em águas turbulentas, assumindo uma identidade falsa, e a verdade não é muito apetitosa. Embora o suspense final faça você pensar sobre o destino de Verônica, mais algumas questões permanecem. Se você estiver disposto, vamos tentar encontrar respostas.
Índice
O que acontece na 2ª temporada de Bom Dia, Verônica
A segunda temporada nos deixa atualizados, saltando direto para as consequências da morte de Carvana e do suposto falecimento de Veronica. Cláudio também está morto, mas Verônica assume o pseudônimo de Janete, falecida companheira de Cláudio. Você deve se lembrar de como Anita atirou em Verônica, que foi salva graças ao carro à prova de balas de Carvana. A série começa com uma operação fracassada de lavagem de dinheiro entre Anita e um motociclista mascarado.
O negócio dá errado e duas pessoas morrem no local enquanto o motociclista foge. Veronica entende que há mais em jogo. Ela embarca em uma investigação dos casos misteriosos que cercam a polícia e os orfanatos Cosmas e Damian. O orfanato está treinando essas crianças para a aplicação da lei.
Durante vários anos, eles implantaram muitas pessoas na força. Contextualmente, Carvana referiu-se a um pacto todo-poderoso de “eles” dentro da aplicação da lei. Após montar o quebra-cabeça, Verônica deve descobrir suas identidades.
A busca a leva até Antonia, mãe de Valdo. O cara trabalha para essas pessoas sob o pseudônimo de Rossi. Após alguma pressão, ele revela o nome de Dome. Nelson e Prata vêm periodicamente conhecer Verônica. Enquanto Nelson e Verônica se envolvem em uma aventura romântica, Prata incentiva Verônica a se reaproximar da família. No entanto, Verônica não pode colocar em risco a vida de seus filhos, pois ela mexe com pessoas poderosas e horríveis.
O comissário, Carlos Alberto, descobre que Verônica está viva. Ele mata o pai de Verônica e foge antes que Verônica possa matá-lo com um tiro. Verônica é salva. Sua investigação revela que o Orfanato Cosme e Damião se tornou a Casa dos Santos. Nelson também morre na explosão de um carro, mas dá a Verônica o contato de Gloria Volp, chefe do departamento de crimes contra a mulher. Verônica segue a trilha e convence Glória em meia hora. Após a morte de Nelson, ela retorna para sua casa para recuperar a urna contendo as cinzas de Janete.
Anita tem um palpite de que Verônica está viva e respira no pescoço de Vero. Num desenvolvimento paralelo, conhecemos o profeta carismático, Matias Carneiro. Ele “cura” as pessoas e ajuda a restabelecer a sua fé, pregando que a família desempenha um papel significativo no processo de cura.
Ele também tem um casamento aparentemente feliz com Gisele. Com uma filha linda e inteligente chamada Ângela, a família parece completa. No entanto, a sequência da entrevista inicial mostra discrepâncias, já que Ângela parece tensa antes de elogiar o pai.
Em intervalos regulares, Matias traz jovens convidadas para dentro de casa, prometendo curá-las. Ângela tem como amante Carol, uma mendiga de rua salva pela igreja que foi parar no orfanato. O orfanato maior e mais antigo é o Soul in Faith. À noite, Angela sai furtivamente de casa e vai a uma boate tomar alguns drinks com Carol. Verônica ouve a conversa e se conecta com Ângela mais tarde. Ângela já está curiosa sobre os procedimentos da Casa de Cura, pois muitas vezes viu os convidados nus e angustiados do lado de fora da Casa de Cura.
Verônica tenta convencer Ângela de que seu pai é um criminoso sexual. Angela acessa secretamente a internet para verificar a afirmação de Verônica. Depois de descobrir a verdade sobre seu pai, Angela desenvolve uma compulsão para engolir objetos estranhos. Para acalmar a mente de Ângela, Matias garante que ela tem o poder de cura como ele. Quando chegar a hora certa, Matias concorda em permitir que Ângela ajude na Casa de Cura.
Verônica segue para o sermão de Matias, pedindo para curar sua esterilidade. Ângela, que já conhece Verônica, diz que sente a dor. Sob a falsa identidade de Marta, Verônica entra na casa dos Carneiro. Graças aos brincos de microfone escondidos de Verônica, Gloria Volp fica de olho na situação. Porém, Anita entra em casa em busca de Verônica e Matias descobre sua verdadeira identidade. Enquanto ela foge de casa, Matias planeja manter o problema sob controle.
Gisele está morta ou viva? Quem é ela para Matias?
Gisele é uma das personagens mais discretas da temporada. Ao contrário de Janete da primeira temporada, a vida e o casamento de Gisele parecem perfeitos. Não resta nenhum sinal de abuso por parte de Matias, pelo menos no início. À medida que a narrativa avança, vemos Gisele se automutilação com um cinto de gancho.
Matias também faz com que outras mulheres usem o cinto, o que faz parte do processo de “cura”. Gisele parece atormentada e indefesa por dentro, embora mantenha a cara séria e ajude o marido.
Quando Ângela descobre os segredos do pai, Gisele a repreende. Gisele parece ficar do lado de Matias, apesar das consequências angustiantes. Depois que Verônica entra em casa e sua identidade é revelada, Matias desconta sua raiva em Gisele.
A esposa desaparece pouco depois, enquanto Matias oferece a Ângela o cargo de esposa. Enquanto Ângela brinca e espera o momento certo para atacar, Verônica entrega a Glória uma gravação incriminatória que ela torna pública.
O palpite de Verônica parece correto – sob o disfarce de orfanato, a organização treina mercenários. Aqueles que não se qualificam como mercenários são vendidos à Espanha e a outros países europeus. No entanto, o final esconde a retribuição divina, pois expõe a verdadeira natureza de Matias.
Gisele, que pensávamos morta, sai do esconderijo, soltando a bomba de que é filha de Matias. Após a revelação, várias mulheres no sermão falam sobre o abuso de Matias. Com o final, parece que Matias terá que abrir mão de seu lucrativo negócio, embora Gisele esteja felizmente segura.
Quem é a cúpula?
Investigando os casos do orfanato Cosmas e Damian, Verônica descobre uma pessoa chamada Rossi. Esse cara, cujo nome original é Valdo, já fez parte do orfanato, mas com o pseudônimo atual trabalha na polícia como executor de Matias. Inicialmente pensamos que Matias é Dome, mas percebemos que Dome é outra pessoa.
O final da temporada mostra um vislumbre de Dome, mas não vemos seu rosto. Mas juntando o quebra-cabeça, entendemos que Dome é o motociclista de terno preto que foge da cena do crime nos primeiros momentos da temporada. Dome foi criado no orfanato e agora trabalha como mercenário para Matias e para a igreja.
Quando Verônica foi atrás de Matias, ele prometeu ir atrás dos filhos dela. Nos momentos finais da segunda temporada, Matias mostra a Dome a foto de Lila, filha mais nova de Verônica. Matias pergunta a Dome se ele gosta da foto, e o significado mais profundo da pergunta pode revelar intenções perversas no coração de Matias. Sophia aponta um cara que é traficante internacional de pessoas.
Seu codinome é Tenor, mas nos livros da igreja ele é Pablo Albacete. Ele é o Dome? O que Dome fará com Lila? À medida que o suspense se abate sobre nós, percebemos que teremos que esperar um pouco antes de ver se Veronica pode salvar Lila.
Sobre Bom Dia, Verônica
A série nacional é inspirada no romance homônimo escrito pela criminóloga Ilana Casoy e por Raphael Montes, sob o pseudônimo de Andrea Killmore.
Verônica Torres tem um trabalho burocrático na Delegacia de Homicídios de São Paulo. Após presenciar um suicídio, alguns traumas do passado vêm à tona. Na mesma semana, ela recebe um telefonema anônimo de uma mulher desesperada, com a vida em perigo. Determinada, ele decide usar toda sua habilidade investigativa para mergulhar nos casos das duas mulheres: a jovem suicida enganada por um golpista na internet e a esposa subjugada pelo marido, um inteligente serial killer. Ao se aprofundar nas investigações, Verônica encara um mundo perverso, que põe em risco sua família e sua própria existência.
Na terceira temporada a pergunta é: Quem é Doúm? Na busca pelo terceiro irmão, Verônica investiga o orfanato onde Brandão e Matias cresceram. Em uma pequena cidade, ela conhece Jerônimo, um criador de cavalos milionário, e sua mãe, Diana, uma mulher linda e misteriosa que esconde segredos sobre o passado macabro do lugar. No entanto, quando uma máfia coloca a família de Verô em perigo, ela precisa correr contra o tempo. Sem saída, ela arrisca todas as fichas em uma caçada perigosa da qual ela pode não sair viva.
A terceira temporada de Bom Dia, Verônica será a última da saga e terá três episódios, trazendo o desfecho da história que conquistou fãs no Brasil e no mundo.
A criação é de Raphael Montes, baseada no livro que ele escreveu com Ilana Casoy. José Henrique Fonseca, Montes e Casoy são também os produtores executivos, ao lado de Eduardo Pop.
As duas primeiras temporadas da série estão disponíveis na Netflix.
Leia também: Bom Dia, Verônica | Como ela sobrevive? Entenda o final da última temporada
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.