Curta-metragem de estreia na direção do renomado fotógrafo Misan Harriman, e Depois?, da Netflix, é sobre luto e cura. Acompanha a jornada do britânico Dayo, que só quer passar bons momentos com sua filha Lauren e sua esposa.
Mas devido a um incidente horrível, ele testemunha sua família morrer na sua frente. Claramente abalado por esses acontecimentos, Dayo agora precisa descobrir como poderá seguir em frente com sua vida depois que algo assim aconteceu com ele.
Com atuações estelares de David Oyelowo, Jessica Plummer e Dominique Tipper, o curta dramático lida com muitas emoções de tristeza, choque, aceitação e o processo de cura em seu curto período de execução.
É uma história sobre uma grande tragédia, mas mais sobre o que acontece com aqueles que são deixados para trás para lidar com ela. Algumas dessas emoções parecem tão reais e relacionáveis que naturalmente fazem você questionar se a história é baseada em eventos reais.
Índice
e Depois? discute o luto e o processo de cura
e Depois? não é baseado em uma história verdadeira. Para seu primeiro curta-metragem, o próprio Harriman contou a história, que foi convertida em roteiro com a ajuda de John Julius Schwabach.
Este curta, que até se classificou para o Oscar, é uma tentativa de Harriman de compartilhar uma história sobre cura e as diferentes maneiras pelas quais a luta do protagonista falará aos espectadores que lidam com seus próprios demônios e tentam se curar deles.
Histórias como esta parecem tão familiares e verdadeiras porque em muitos casos ouvimos falar de ataques aleatórios a mulheres e crianças, que infelizmente levam à sua morte. Um desses casos em maio de 2023 em Edmonton, Alberta, vem à mente, onde ocorreu um incidente semelhante.
Uma mãe estava com seu filho perto de uma escola por volta das 17h quando um homem apareceu e supostamente esfaqueou os dois. Embora ela tenha morrido instantaneamente, seu filho morreu no hospital, deixando a família sofrendo por mortes inesperadas. Posteriormente, descobriu-se que os ataques foram muito aleatórios e que os acusados tinham antecedentes criminais.
Além desses incidentes da vida real, os temas retratados em e Depois? também foram explorados anteriormente em muitos filmes e séries de TV da cultura popular. Enquanto alguns, como o filme O Peso da Dor de 2021, exploram como os pais que perderam seus filhos em um tiroteio abordam o processo de cura, alguns mais populares, como P.S. Eu Te Amo, descrevem como as cartas de um parceiro falecido ajudam na cura processo, assim como Dayo ouviu as notas de voz de sua esposa para se sentir melhor em e Depois?.
Outro filme que mais parece abordar temas semelhantes é A Cabana (2017), pois aborda a dor de um pai que perde a filha cedo demais. O filme acompanha Mack, que está feliz com sua esposa Nan e seus três filhos. Um dia, durante um acampamento, sua filha mais nova, Missy, desaparece e mais tarde é encontrada morta, supostamente vítima de um assassinato em série. Isso quebra Mack, pois ele se culpa por não cuidar dela, mas, eventualmente, ele é levado a Deus e recebe esperança por um grupo de estranhos que o ajuda a se curar.
Embora ele não perca sua esposa neste filme como e Depois?, ele discute todos os temas semelhantes de luto após perder uma filha e como um pai tenta se curar do incidente. Esse enredo também foca em como ele se distanciou da esposa, indicando o quão profundo esse luto flui, fazendo com que a pessoa se sinta sozinha.
É por isso que, mesmo que existam muitos temas familiares em e Depois?, que poderiam ter sido inspirados em tragédias da vida real, pode-se concluir que o filme ainda é apenas mais uma história e não baseado em acontecimentos reais.
e Depois? já está disponível na Netflix.
Leia também:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.