O Turista é baseada em uma história verdadeira? Conheça a inspiração da série de sucesso

Em O Turista, da Netflix, um homem tem que enfrentar as consequências de seus atos, mas o problema é que ele não se lembra de nada sobre seu passado e suas ações. Um acidente de carro na desolação do interior australiano deixa o personagem de Jamie Dornan sem nenhuma memória de quem ele é e de onde vem. 

Ele logo percebe que não pode se dar ao luxo do tempo e deve descobrir suas origens o mais rápido possível, porque tudo o que ele fez no passado o colocou no lado ruim de algumas pessoas realmente más que querem matá-lo. Criado por Harry Williams e Jack Williams, o show tece uma divertida história de mistério, ação e humor e nos faz pensar se tal coisa realmente aconteceu com alguém.

O Turista é um conto de ficção com questões existenciais

O Turista é um programa totalmente fictício desenvolvido por Harry e Jack Williams, a dupla conhecida por seu trabalho em programas como Fleabag e Call the Midwife. Eles também criaram programas como The Missing e Baptiste, os thrillers policiais que se tornaram imensamente populares. 

Porém, depois de trabalhar em vários thrillers sombrios, a dupla queria fazer algo que fosse menos sombrio do que seus trabalhos anteriores e que fosse mais divertido, não apenas para o público, mas também para eles. Eles queriam explorar o gênero e entregar algo com um tom completamente diferente daquele pelo qual são conhecidos.

A ideia de O Turista surgiu a partir de uma cena que eles tinham em mente. A cena, que acabou se tornando a primeira cena do programa de TV, era sobre um cara sendo perseguido por alguém e depois sofrendo um acidente, após o qual ele se esqueceu de tudo sobre si mesmo. Quem é ele, de onde veio e como aconteceu o acidente? Todas essas questões são apenas a ponta do iceberg. 

A premissa abriu a porta para que eles se aprofundassem em questões existenciais mais profundas. O protagonista não só precisa se esquivar dos atentados contra sua vida e lutar contra assassinos que o perseguem por motivos desconhecidos, mas também precisa descobrir se ele próprio é um deles. E se sim, então ele pode aceitar sua realidade?

A primeira cena foi bastante convincente e, quando a dupla apresentava a ideia aos outros, as pessoas os incitavam sobre “o que aconteceria a seguir”. Os escritores não tinham ideia e isso, de certa forma, tornou o processo de escrita ainda mais divertido para eles. Eles não criaram nenhuma história de fundo para o protagonista antes da primeira cena. Ele era um enigma para eles tanto quanto era para si mesmo e para o público no início do show.

Outra coisa que decidiu o visual e a vibe do show foi o cenário. Os criadores queriam algo que ecoasse o “vasto vazio expansivo” dentro do protagonista após o acidente e a perda de suas memórias, e o Outback australiano provou ser um cenário perfeito. A ideia começou com um cenário australiano, mas eles também consideraram brevemente outros lugares, incluindo a América. No final, porém, eles voltaram ao cenário original.

Jack Williams revelou que a ideia da Austrália surgiu de sua própria experiência durante uma visita ao país. Ele estava lá há muito tempo, e a escala do lugar, especialmente o Outback, o marcou. Nas estradas do Outback, ele considerou a possibilidade de ficar preso e como ninguém saberia que ele estava preso e não haveria ninguém por perto para ajudá-lo. 

Quando a ideia de O Turista estava sendo explorada, ele percebeu que colocar o protagonista na mesma situação e no mesmo lugar abria muitos caminhos para a história. Era um lugar extremamente remoto e assustador para uma pessoa de uma nacionalidade diferente, sem memória de quem era e de onde veio.

Quando se tratava dos personagens, os escritores se concentraram em escrevê-los de forma realista, dando-lhes suas próprias histórias detalhadas que alimentam suas ações atuais e ditam o tipo de pessoa que eles se tornarão. Os atores trouxeram suas próprias experiências pessoais para os papéis e, com o humor geral misturado com a vulnerabilidade que seus personagens exigiam, foi mais fácil entrar em sua pele e se tornar essas pessoas. 

Tudo isso combinado faz de O Turista uma excelente história, contada com tanta atenção aos detalhes que faz com que o público se identifique com os personagens, dando um toque realista a uma série de acontecimentos que de outra forma seriam inacreditáveis.

O Turista já está disponível na Netflix.

Leia também:


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: