O filme coreano de ação e aventura da Netflix, Em Ruínas, se passa em um mundo pós-apocalíptico, onde um terremoto transformou Seul em um deserto ruinoso com sobreviventes e recursos cada vez menores. No entanto, em meio à destruição, um médico, Yang Gi-su, surge com seus planos maníacos para a evolução humana.
Como resultado, seus homens acabam atraindo uma jovem, Su-na, para a famosa comunidade do médico construída em torno de um complexo de apartamentos isolado. No entanto, quando o amigo de Su-na, Nam San, a coisa mais próxima que a menina tem de um pai, percebe que está em perigo, ele embarca em uma missão com os jovens Ji-wan e Eun-su para resgatar Su-na das garras de Gi-su.
Neste empreendimento com risco de vida, Nam San e seus camaradas enfrentam muitas ameaças graves, enquanto Su-na descobre segredos ameaçadores sobre Gi-su e sua comunidade até que ambas as narrativas cheguem ao auge no final de Em Ruínas.
Índice
Qual a trama de Em Ruínas?
A obsessão de Gi-su em alcançar a excelência médica da humanidade começou muito antes do terremoto que abalou todo o país. No entanto, antes que as autoridades pudessem pôr fim à sua experimentação desumana e fanática, o enorme terramoto atingiu-o, deixando todo o país em ruínas.
Com apartamentos e edifícios desabados, Seul se torna um vasto e selvagem deserto, sobrevivido pelos poucos combatentes que sobrevivem nas comunidades através da caça à moda antiga. Um desses caçadores, Nam San, continua querido em sua comunidade por sua habilidade consistente de levar carne para o Distrito Rodoviário, onde os habitantes locais negociam com ele, muitas vezes pagando-o com qualquer item útil que possam flagelar.
Enquanto isso, os indivíduos geralmente coletam e filtram a água potável, um recurso valioso, por conta própria. Uma das clientes regulares e amigas próximas de Nam San, Su-na, uma garota de 18 anos e sua avó moram longe da população do distrito central, mantendo distância por segurança. Embora Su-na tenha crescido e se tornado cínica e cansada de estranhos, ela confia em Na Sam e em seu caçador adolescente novato, Ji-wan.
Por sua vez, os dois homens continuam protetores com a menina. Logo, uma oportunidade única bate à sua porta quando um grupo chega à casa de Su-na e de sua avó. Uma professora informa Su-na sobre um complexo de apartamentos paradisíaco ao longe, com água corrente e suprimentos gratuitos, onde sua organização está se esforçando para restaurar a sociedade como era há três anos. Em sua missão, a organização prioriza jovens sobreviventes.
Pelo mesmo motivo, Su-na foi escolhida para morar no apartamento, acompanhada da avó. A dupla acaba concordando com a provação, incentivada por Nam San. Como resultado, Su-na e sua avó saem de casa com promessas de visitação de Nam San e Ji-wan. Porém, no meio do caminho a pé, a avó fica exausta, ao lado de outro idoso pertencente a outra família recrutada. Consequentemente, os dois idosos são separados do grupo para serem levados a um centro de medicação próximo. Mesmo assim, a professora garante a Su-na que se reunirá com a avó no apartamento.
No entanto, sem o conhecimento de Su-na, os mais velhos são realmente levados para uma área deserta para serem mortos. Coincidentemente, Ji-wan entra na execução silenciosa. Embora ele não consiga salvar a avó, a altercação seguinte faz o menino e Nam San perceberem que a professora e seus homens mentiram sobre suas intenções.
Além disso, percebem que a organização está armada com meios letais já que seus agentes parecem ser indestrutíveis. Assim, só quando outra estranha, uma mulher chamada Eun-su, interfere é que os homens percebem que os agentes só podem morrer por decapitação. Acontece que Eun-su também está atrás do lendário complexo de apartamentos, já que o chefe da comunidade, Doutor Yang, tem participado de experimentos para conceder a imortalidade aos humanos.
Até agora, o homem só conseguiu parcialmente, mas tem mantido os camaradas de Eun-su como reféns. Pelo mesmo motivo, a mulher se une a Nam San para se infiltrar no apartamento. Depois disso, Nam san procura um temido líder de gangue local, Tiger, seu antigo inimigo, para obrigá-lo a compartilhar a localização do apartamento com eles. Conseqüentemente, um dia após a captura de Su-na, Nam San chega para salvar a garota.
Final de Em Ruínas: Nam San salva Su?
O forte vínculo de Nam San e Su-na permanece evidente em suas primeiras interações. Embora a história nunca divulgue muitas informações sobre o passado de Nam San, somos informados sobre a misteriosa morte de sua filha, que Nam San não conseguiu salvar. Como tal, mesmo que o homem não se considere um protetor bom o suficiente para Su-na, ele continua protetor com ela.
Desde fixar os esboços dela nas paredes, como arte na geladeira, até ameaçar criminosos para longe dela, o homem sempre cuida da jovem. Portanto, não é nenhuma surpresa que Nam San imediatamente se decida sobre uma missão de resgate ao perceber que Su-na pode estar em perigo com o professor estranho. Por outro lado, Ji-wan também está ansioso para resgatar Su-na, a garota por quem ele tem uma queda.
Como resultado, não demorou muito para que Nam San, Ji-wan e seu mais novo membro da equipe, Eun-su, descobrissem um caminho para entrar no apartamento. Enquanto isso, Su-na alcança o Doutor Gi-su e seu comportamento suspeito. Portanto, sua desconfiança inerente nas instalações a levou a tentar uma fuga em sua primeira noite no apartamento, após as aulas de educação.
Mesmo assim, o médico acaba pegando-a, tornando-a sua próxima e imediata cobaia. De volta ao deserto, Nam San surge com um plano de resgate imprudente, empregando a ajuda relutante do gangster Tiger para entrar furtivamente no apartamento. Mesmo que o plano dê errado, Nam San invade a comunidade fechada, alertando imediatamente a segurança de sua presença. No entanto, nenhum soldado os segue quando eles se aventuram no porão sombrio.
A razão por trás disso se torna evidente quando uma horda de zumbis híbridos humanos/lagartos ataca o trio. A luta que se segue é brutal, especialmente para Eun-su, que percebe que os associados que ela procurava se transformaram em zumbis. No final, o trio vence os adversários e se divide para cobrir mais terreno. Depois de mais algumas interações violentas, Ji-wan consegue localizar Su-na no oitavo andar do prédio, amarrada à mesa de experimentos do médico.
Embora ele tente salvá-la, os capangas de Gi-su o pegam de surpresa. No entanto, a experiência de Gi-su com Su-na já falhou. Além disso, o médico pode dizer que a maré mudou contra ele. Como resultado, ele decide fugir do local assim que Nam San chega, desativando uma granada em sua fuga. Mesmo assim, Ji-wan e Su-na conseguem sobreviver à explosão, mantendo apenas ferimentos leves enquanto os escombros os esmagam.
Portanto, apesar dos contratempos, o plano de resgate imprudente de Nam San funciona. Além disso, o pensamento rápido de Su-na a salva de ser vítima do experimento desesperado de Gi-su, que falha, poupando consequentemente sua vida.
O que é o experimento? Ele salva sua filha?
O experimento de Gi-su decola antes mesmo do terremoto atingir Soeul, deixando o mundo devastado. Durante esse tempo, o médico perde sua filha, Yeon-so, mas se recusa a aceitar sua morte. Como tal, ele garante que o corpo dela se mantenha vivo enquanto faz experiências com as espécies reptilianas, provavelmente para replicar suas habilidades de autocura.
Em seu experimento, o médico sacrifica muitas vidas, mas chega a um local promissor no dia do grande terremoto. No entanto, momentos antes da tragédia, as autoridades derrubaram a sua porta na tentativa de detê-lo. Como resultado, quando ocorre um desastre natural, destruindo quase todos os edifícios, Gi-su perde parte de sua pesquisa. Mesmo assim, ele consegue sobreviver aos destroços por conta dos soros de aprimoramento que usa em seu corpo.
Além disso, ele também salva o suficiente do corpo de Yeon-so para manter seu coração batendo. A partir daí, a obsessão de Gi-su cresce, e ele se dedica a alcançar uma nova evolução para a humanidade. O médico maluco anda com os restos mortais preservados de sua filha em uma mala até se deparar com um apartamento militar para sobreviventes.
Devido à sua posição como profissional médico, uma raridade no mundo pós-apocalíptico, o médico logo ganha o controle das instalações. No entanto, um militar, Eun-su, continua cansado dele. Gi-su tem abusado de sua posição nas instalações de sobrevivência para promover seus experimentos humanos, sequestrando os filhos dos residentes. Como as glândulas pituitárias dessas crianças garantem o ambiente biológico ideal para o soro de Gi-su, o homem as tem usado como cobaias em sua busca para desenvolver uma cura para a morte.
Embora sua fórmula existente possa fornecer aos indivíduos habilidades de autocura, uma ferramenta que ele usa para criar um exército indestrutível ao seu redor, Gi-su está desesperado para encontrar uma maneira de trazer sua filha de volta. Pela mesma razão, Gi-su imediatamente emprega Su-an como cobaia. Mesmo assim, a garota percebeu sua maldade no pouco tempo que passou na instalação. Como tal, ela consegue enganá-lo, recusando-se a consumir o alimento necessário fornecido a cada adolescente para garantir a sua conformidade biológica com o experimento.
Como tal, o experimento de Gi-su falha em Su-an Além disso, a demolição abrupta do apartamento por Nam San ajudou as famílias dos adolescentes manipulados pelos médicos a perceberem que não desejam mais permanecer sob o domínio de Gi-su, onde não têm permissão nem para ver seus filhos. Pela mesma razão, assim que Gi-su tenta escapar, uma multidão de pais furiosos cerca o médico.
Em retaliação, Gi-su perde a paciência e dispara uma metralhadora contra a multidão. Porém, no massacre, algumas das balas de Nam San acidentalmente atingiram sua própria mala. Assim, Nam San acaba destruindo a frágil proteção que ele havia estabelecido em torno do cadáver de sua filha, privando-se da chance de salvar Yeon-so através de quaisquer métodos imorais.
No final das contas, a experiência desesperada de Nam San de desfazer a morte e alcançar a imortalidade falha.
Gi-su está morto?
Depois que as ações de Gi-su levaram à morte de sua própria filha, a loucura do médico se exponencia. Ele pega sua metralhadora novamente, pronto para matar todos em seu caminho. Além disso, as provocações incisivas de Su-na sobre seu experimento fracassado, algo pelo qual ele matou inúmeras pessoas, agravam o homem ainda mais.
No entanto, antes que ele possa tirar a vida de outro garoto, Nam San intervém e atira no homem com um tiro certeiro na cabeça. Embora até agora se saiba que pessoas com administração de soro de Gi-su só morreram por decapitação, a bala limpa no cérebro do médico parece funcionar perfeitamente.
Presumivelmente, seu corpo não pode mais curar sem um cérebro funcionando, independentemente do soro. A morte de Gi-su é ainda marcada pelo primeiro sinal de chuva quando as nuvens tomam conta do céu e a cabeça do médico sangra no chão. Gi-su tem usado água potável para controlar todos nos apartamentos, com seus suprimentos de subsistência acumulados obrigando os pais a permanecerem nas instalações com seus filhos.
Da mesma forma, ele explora o trabalho deles para trabalhar na cadeia de abastecimento de água e obter água contaminada quimicamente para ajudar os adolescentes a se tornarem suscetíveis aos seus experimentos. Assim, a chuva purificadora final significa Gi-su e a morte temática de seu reinado. No final, Eun-su permanece no complexo de apartamentos para facilitar um novo começo no local e construir uma comunidade sustentável para os sobreviventes.
Inversamente, Nam San e Ji-wan retornam ao distrito de ônibus com Su-na. A menina finalmente tem a chance de lamentar o falecimento da avó e retornar à sua antiga vida.
Em Ruínas já está disponível na Netflix.
Leia também: Em Ruínas é uma continuação? Filme da Netflix se passa no MESMO universo de outro sucesso
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.