Dirigido por Mauro Borrelli, Gaiola Mental é um filme de suspense psicológico e thriller policial de 2022, sucesso na Netflix, que aborda casos de assassinatos intrigantes e assassinos em série. Desde o início, os dois principais detetives, Jake Doyle e Mary Kelly, são atormentados por pistas enigmáticas.
Gaiola Mental começa de forma críptica, onde mulheres aleatórias são encontradas mortas pela cidade. Ao contrário de outros casos de assassinato, esses assassinatos são mais distintos e detalhados. Cada mulher é adornada de tal maneira que parecem anjos. No entanto, o principal é que a pessoa que cometeu esses assassinatos ainda está na prisão. Cinco anos atrás, o assassino em série Arnaud Lefeuvre, também conhecido como “O Artista”, sequestrou e matou seis mulheres pela cidade. Todas essas mulheres estavam associadas ao meio de trabalhadoras do sexo e prostitutas.
Agora, um assassino em série aleatório estava reencenando toda a sequência de assassinatos, com uma semelhança surpreendente com o modus operandi de Arnaud. Tudo estava bem até que o assassino em série começou a deixar pistas aleatórias nos corpos das vítimas que estavam indiretamente ligadas aos detetives e às suas vidas pessoais. Agora, os investigadores não têm escolha a não ser buscar ajuda do próprio “Artista” para resolver todo o caso. Mas, à medida que os dias passam, os detetives se veem enredados em um labirinto.
O que acontece no filme?
O assassino em série cometeu três assassinatos em três dias. O primeiro corpo foi descoberto em uma igreja, e o corpo inteiro da vítima estava decorado para parecer apresentável. Os detetives Jake e Kelly se aproximam da cena, ambos em maus termos. Nenhum deles se comunicava abertamente, mas foram designados para este caso. O xerife Owings explicou todo o caso e a maneira como esses corpos foram preservados. Arnaud envenenava e preservava suas vítimas usando ricina extraída de sementes de mamona.
Em seguida, ele organizava e decorava os cadáveres em poses realistas usando estruturas de metal antes de deixá-los para serem encontrados em vários lugares da cidade. O artista os chamava de “obras-primas”. Após extensa pesquisa e planejamento, Arnaud foi preso por alguns dos melhores detetives, sendo um deles Jake.
Para garantir mais clareza neste caso, o xerife Owings propôs avaliar e questionar Arnaud para obter insights sobre este caso. Embora Jake fosse totalmente contra, Kelly queria tentar representando a liderança. Kelly se formou em psicologia, e ela acreditava que seu background educacional poderia ajudá-la a solucionar este caso.
A ideia por trás deste questionamento era inflamar o ego de Arnaud, já que alguém estava roubando seu trabalho e ganhando todo o crédito. Mas Arnaud é um mestre em trapaças. Ele não se abala pelo simples fato de que seu trabalho está sendo roubado. Ele exigiu mais em troca de informações. Faltavam duas semanas para sua execução, e Arnaud queria que sua sentença fosse comutada para prisão perpétua. Kelly apresentou várias ofertas a ele, mas ele negou todas elas.
Então, Kelly prometeu passar um rascunho. Jake pediu educadamente para Kelly deixar os arquivos para que ele pudesse estudá-los em detalhes. Uma coisa estava bem clara: Arnaud e o misterioso assassino seguiam todas as teorias relacionadas à vida após a morte, aos arcanjos e a outros motivos bíblicos. Arnaud recuperou seus materiais de arte, e Kelly o ajudou com isso.
Ele passou o dia todo olhando as imagens e decidiu fazer uma ligação aleatória para Kelly, solicitando que ela verificasse as asas da última vítima e querendo saber se o legista cortou suas asas. Para confirmar, Kelly correu para a equipe médica e verificou as asas colocadas em seu corpo, encontrando um pincel de esmalte colado às asas. Enquanto isso, Jake ficou surpreso porque Kelly parecia conhecer detalhes sobre esse pincel. Logo, foi revelado que essa tonalidade foi descontinuada, mas que Kelly a havia usado no ensino médio.
A princípio, não deram muita importância até encontrar o próximo corpo. Desta vez, o assassino em série a colocou em um barco, e Kelly encontrou uma agulha de uma bússola antiga. Bem, as coisas ficaram mais sinistras quando Kelly percebeu que o ex-parceiro de Jake, Zeke, tinha a mesma bússola. No dia seguinte à sua morte, sua esposa chegou para pegar seus pertences, e tudo foi encontrado, exceto a bússola.
As pessoas lembravam do artista pela maneira como ele assassinou seis mulheres, mas levou sete vidas. Na noite da prisão de Arnaud, Jake e Zeke o perseguiram pela rua em uma viatura, e de repente, Jake perdeu o controle do carro, e os veículos colidiram, fazendo-os capotar. Jake não conseguia calcular o momento exato em que Zeke saiu do carro. Tudo o que ele percebeu foi que Zeke ficou com Arnaud, olhou para Jake e riu maniacamente. Sem pensar duas vezes, Zeke se banhou em gasolina e queimou até a morte.
Kelly passou pelos arquivos de Jake e notou que o caso de Arnaud teve um grande impacto em sua saúde mental. Mesmo que os oficiais não tenham registrado, Jake passou por uma terapia extensa após a morte de Zeke. No momento do questionamento, Jake perdeu completamente o controle e apontou sua arma para Arnaud. Mas ele insistiu que Zeke encontrou um caminho para a vida após a morte e escolheu seguir esse caminho.
Mas Jake acreditava que Arnaud de alguma forma manipulou Zeke para se matar. Por outro lado, toda a equipe de investigadores acreditava que o veículo pegou fogo, e Zeke morreu por causa disso. Kelly tinha certeza de que algo estava muito errado.
Quem é o verdadeiro assassino?
Arnaud se recusou a compartilhar qualquer informação sobre Diaz. Kelly queria desesperadamente saber o endereço, pois a morte dela poderia reduzir as chances de Arnaud escapar da pena de morte. Mas Arnaud se absteve de compartilhar qualquer outra informação e queria que Kelly esperasse, pois ele a estava esculpindo. Kelly decidiu esperar por mais dez minutos e exigiu que Arnaud compartilhasse o endereço dentro desse período. Então, ele concordou e continuou a escultura. Arnaud fez muitas perguntas a Kelly, pois queria saber suas razões para odiar Deus. Kelly odiava seu pai, e as feridas que ele infligiu foram a razão pela qual ela nunca acreditou em Deus.
Mas Arnaud informou a ela que seu pai só queria se despedir. Kelly ficou surpresa com suas palavras porque ele conhecia todos os detalhes pessoais. Mas Arnaud continuou a pressioná-la com perguntas. Kelly disse a Arnaud que ele não sabia das coisas pelas quais seu pai a fez passar. Embora o pai de Kelly nunca a tocasse ou a abusasse, ele costumava colocar a mão no fogão e queimá-la para mostrar a Kelly que isso acontecia com todos no inferno.
O pai de Kelly frequentemente a culpava pelo tormento que ele sofria. Ela costumava ter pesadelos, e Arnaud estava interessado em saber mais sobre eles. Kelly compartilhou que os sonhos começavam com ela caindo nas chamas, e a queima era tão real que ela sentia através da pele. Ele até perguntou sobre sua história de amor com Dale. Arnaud queria saber se Kelly se apaixonou por ele ou se escolhê-lo foi uma opção mais fácil para ferir seu pai, já que ele acreditava no inferno.
Uma vez concluídas essas perguntas, Arnaud compartilhou o endereço e deu a ela a escultura. Ele compartilhou uma mensagem secreta e informou que a verdade só é encontrada dentro de nós mesmos. Todos partiram para o endereço, exceto Jake. Ele esperou por Kelly, e eles dirigiram juntos. Kelly compartilhou sua perspectiva com ele, chocada ao ver a familiaridade de Arnaud com sua vida. De repente, Kelly decidiu quebrar a escultura, e encontrou uma nota dentro com o endereço real. Jake imediatamente virou o carro e dirigiu até o local.
Eles encontraram uma casa e entraram. Uma parede inteira estava cheia de fotos e detalhes pessoais de Kelly. Jake saiu para fazer uma ligação para que todos os outros policiais chegassem à cena. Enquanto isso, Kelly ouviu a voz de Diaz e correu para salvá-la. Diaz afirmou que o assassino estava presente dentro da casa. Kelly o pegou, mas, para sua surpresa, era ninguém menos que Jake. Ele imediatamente perdeu a consciência e começou a agir como uma pessoa completamente diferente.
Ele falava as mesmas palavras que Arnaud e parecia que Jake estava possuído por ele. Jake, também conhecido como Arnaud, continua a compartilhar sua história de infância. A mãe de Arnaud o forçava a desenhar objetos diferentes além de figuras religiosas. Foi quando ele descobriu seu verdadeiro poder. Arnaud desenvolveu a capacidade de entrar na mente e no corpo da pessoa que ele desenhava.
Ele manteve isso em segredo por muitos anos e temia que pudesse ser uma maldição até que o Arcanjo Samael lhe disse que era um dom. Arnaud afirmou que nasceu como um anjo da morte. Kelly não teve escolha a não ser atirar nele, e Jake voltou a si. Ela imediatamente pediu desculpas e informou a Jake que ele era o imitador. Mas Jake pediu que ela parasse Arnaud. Enquanto isso, Arnaud queimou imediatamente o esboço de Jake.
As autoridades afirmaram que Jake sofria de uma psicose de identidade que foi desencadeada pelo primeiro incidente envolvendo a morte de Zeke. Por causa disso, Jake acreditava ser “O Artista”. Bem, todos seguiram em frente com suas vidas, e Kelly encontrou seu pai pela última vez e até compareceu ao seu funeral. “Cela Mental” terminou com uma conversa entre Kelly e o Dr. Loesch. Mas era ninguém menos que Arnaud novamente. Ele possuía o corpo do Dr. Loesch e informou a Kelly que ela.
Gaiola Mental já está disponível na Netflix.