Ambientado em um mundo distópico, The Kitchen, da Netflix, conta a história de um homem cuja vida muda depois que ele conhece um menino de 12 anos que pode ou não ser seu filho. Enquanto a dupla explora a dinâmica de seu novo relacionamento, uma rebelião continua em segundo plano, formando o ponto crucial da história.
Em pouco tempo, o público esquece o “futuro próximo” e a parte do “mundo distópico” porque os eventos e as pessoas no filme não parecem diferentes do mundo em que vivemos. os personagens, que ficam com um destino incerto no final do filme. O que aconteceu com eles?
Índice
Qual a trama de The Kitchen?
Izi mora em Londres, onde a habitação social foi eliminada. Ele quer comprar uma casa individual em um lado diferente da cidade e tem economizado para isso. Por enquanto, porém, ele vive na Cozinha, o único lugar onde as pessoas disseram não à autoridade e se mantêm firmes, recusando-se a permitir que o governo as obrigue a sair das suas casas e as deixe sem nada.
Izi mal pode esperar para sair da Cozinha, mas as coisas ficam um pouco complicadas quando ele cruza o caminho de Benji. Izi percebe que a mãe recentemente falecida de Benji é sua ex, o que significa que Benji pode ser seu filho. Ele não reconhece esse fato, mas sente um senso de responsabilidade para com o Garoto e permite que ele fique em seu lugar na Cozinha.
Mas as coisas ficam mais voláteis à medida que o sistema continua trabalhando contra o povo da Cozinha, que é implacável e não desiste, aconteça o que acontecer.
Final de The Kitchen: Por que Izi volta?
Antes de Benji, Izi não tinha ninguém. Ele não era um ser social e, embora tivesse um colega de trabalho amigável, Izi nunca se preocupou em saber muito sobre ele. Ele tentou ganhar o máximo de dinheiro possível vendendo planos funerários para as pessoas para ganhar mais comissões e guardando para si mesmo, esperando que seu pedido de apartamento fosse atendido para que ele pudesse finalmente sair da cozinha.
Quando Benji aparece, Izi finalmente tem alguém com quem se preocupar. Apesar do mistério sobre se Izi é ou não seu pai, o menino se apega a ele e começa a pensar na vida a dois. Mas a bolha explode quando Izi finalmente consegue o apartamento pelo qual estava disputando todo esse tempo. O apartamento pelo qual Izi pagou um depósito era para ocupação individual.
Para ter Benji com ele, ele teria que se candidatar a uma vaga dupla, o que significava mais dinheiro (que Izi não tinha) e mais tempo de espera. Depois de esperar tanto tempo, Izi não consegue abrir mão da oportunidade de ter sua própria casa em uma parte melhor da cidade, onde não precise viver na miséria, onde a água não seja fechada e ele não teria que esperar na fila pela comida, onde não teria corrido até sua casa e fechado a porta, rezando para que os policiais não arrombassem a porta e o forçassem a sair.
Ele não queria mais viver naquela condição. Assim, ao escolher entre a liberdade ou continuar morando no mesmo lugar mas com Benji, ele opta pela primeira opção. Por um tempo. Apesar de conseguir o que queria há tanto tempo, Izi sente um vazio em sua vida. Ele pode ter um espaço melhor agora, mas não tem a comunidade que tinha na Cozinha. Embora sempre tenha ficado ressentido por morar no local e não aprovasse muitas coisas lá, ele ainda estava ligado ao seu povo, o que não acontece em seu novo apartamento individual.
Acima de tudo, ele se sente culpado por deixar Benji para trás, especialmente depois de testemunhar o funeral de Lord Kitchener. É lá que ele percebe o que significa comunidade e como é pertencer. É um momento excepcionalmente emocionante para ele e revelador o suficiente para que ele retorne para Benji.
Os policiais pegam Izi e Benji?
Quando Izi volta para a cozinha, o conflito com o governo está no auge. Na última operação, os policiais mataram Lord Kitchener, e isso despertou a necessidade de retaliação em Staples e sua gangue. Eles espalharam o caos pela cidade, saqueando lojas e destruindo as casas das pessoas.
Isto dá ao governo uma razão para ir atrás deles com força total. Eles enviam mais policiais do que nunca para expulsar os moradores de Kitchen de suas casas e prender Staples e seus amigos. A essa altura, Benji também viu o lado difícil de estar com a gangue de Staples, sobre a qual Benji o alertou no início. A princípio, ele pensa que está se rebelando contra o sistema, mas depois os saques e a violência fazem sua cabeça girar e ele volta correndo para casa, onde conhece Izi.
Benji se juntou a Staples e sua gangue, em parte para liberar sua raiva e decepção por Izi por tê-lo deixado para trás. Quando Izi retorna, ele pede desculpas, mas não tem muito tempo para explicar porque os policiais aparecem e são obrigados a correr e se esconder em seus quartos na Cozinha.
Quando Benji pergunta a Izi se ele é seu pai, Izi pergunta se Benji gostaria que ele fosse. O menino diz que eles deveriam dar um passo de cada vez e ver o que acontece a partir daí, o que é um alívio para Izi. Ao fundo, os policiais começam a bater na porta. Em ocasiões anteriores, Benji e Izi esperaram que os policiais fossem embora sozinhos, mas desta vez são mais persistentes.
A cada golpe, parece que a porta vai ceder. No final, conforme a cena fica preta, o som final é o da porta quebrando, o que significa que a porta cedeu e Izi e Benji estão à mercê da polícia. Como visto na situação anterior, os policiais não são muito civilizados no tratamento das pessoas. A última vez que pegaram Izi, quase o sufocaram até a morte. Eles mataram Lord Kitchener, que certamente não é a primeira vítima. Este histórico da autoridade faz com que nos perguntemos o que acontece com Izi e Benji.
Na melhor das hipóteses, eles são salvos por outros residentes, e os policiais recuam, o que teriam que fazer depois que Staples e os outros encurralaram e atacaram alguns deles em uma parte diferente da Cozinha. É possível que Izi e Benji tenham sido salvos pela campainha e continuassem morando na Cozinha. Para ir um pouco mais longe, um cenário ainda bom seria que Izi e Benji, como outras pessoas na Cozinha, fossem expulsos e tivessem que se defender sozinhos, começar do zero novamente. O pior cenário não requer muita imaginação.
O que acontece com A Cozinha?
A Cozinha foi o último lugar em sua sociedade distópica que não se curvou à autoridade. Eles se recusaram a desistir, não importa o que lhes fosse feito. Na verdade, os seus residentes tornaram-se ainda mais inflexíveis em continuar e cuspiram na cara dos seus opressores. Na cena final do filme, as coisas não parecem tão boas para os moradores, pois um número maior de policiais é enviado para limpar o local.
Aconteça o que acontecer com Izi e Benji, é claro que a Cozinha está parada, se não na forma que vimos no início do filme, pelo menos numa forma diferente. A ideia da Cozinha é a expressão da dissidência e da rebelião contra os poderes opressores que não se importam com o povo. Eles não se importam com o que acontece com os moradores e para onde irão se forem retirados da Cozinha.
Os opressores não se importam com o facto de estarem a cortar comida e água, as necessidades básicas, a uma secção considerável de pessoas, muitas das quais são crianças que nunca conheceram nada fora da Cozinha. A autoridade não está preocupada com nada disso.
Diante dessa atrocidade, a Cozinha passa a ser uma forma de contra-ataque. Ao se recusar a desocupar o local, o povo participa de um ato de rebelião, mesmo que silencioso e até hesitante, como no caso de Izi.
Eventualmente, a Cozinha evolui para além de ser um lugar e se torna a ideia que não será anulada, por mais violentas que sejam as forças opressoras. Há uma chance de que, no final do filme, os moradores sejam expulsos e o governo fique com o prédio para qualquer finalidade.
Mas, o povo perseverará, sobreviverá e continuará a levantar a voz contra o regime opressivo e, assim, de uma forma ou de outra, a Cozinha continuará a existir.
The Kitchen já está disponível na Netflix.
Leia também: Kübra | Como ele sobrevive ao tiro? Entenda o final da série da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.