Kübra | Como ele sobrevive ao tiro? Entenda o final da série da Netflix

A série turca da NetflixKübra, constrói cuidadosamente uma narrativa que explora as complexidades da fé e como ela pode se manifestar em circunstâncias intensas. O show segue Gokhan Sahinoglu, um trabalhador regular em uma cidade de Istambul. 

No entanto, assim que ele recebe uma mensagem enigmática de um usuário chamado Kubra, que parece ser uma entidade onisciente que incentiva Gokhan a espalhar sua causa, a vida do homem muda de rumo. 

Compelido a acreditar que está em comunicação com Deus, dados os numerosos milagres de Kubra, Gokhan parte em uma missão para trazer luz em tempos de escuridão e ganha um grupo de seguidores. Inversamente, várias pessoas se opõem a Gokhan, duvidando de sua conexão com Deus e rotulando-o de ameaça.

A série investiga a relação de Gokhan com sua religião, uma vez que uma conexão improvável o leva a adotar uma visão de mundo totalmente nova. No entanto, sua fé por si só eventualmente se torna uma explicação insuficiente, obrigando personagens e espectadores a se perguntarem sobre a verdade por trás do correspondente de Gokhan, Kubra. 

Qual a trama de Kübra?

Desde o tempo de Gokhan no exército, o homem tem procurado desesperadamente o significado da sua existência através de Deus e da sua fé islâmica. Pelo mesmo motivo, ele coloca a própria vida em risco para salvar uma criança de um carro em chamas. Embora isso lhe conquiste o respeito dos vizinhos da cidade, também obriga seus entes queridos, principalmente sua namorada, Merve, a se preocupar com seu hábito de auto-sacrifício. 

Ainda assim, seu noivo argumenta que talvez Deus o tenha salvado de seus dias no exército para garantir que ele pudesse resgatar o garoto. Na mesma época, Gokhan recebe uma mensagem enigmática de um usuário chamado Kubra em uma plataforma de mídia social para discussão sobre espiritismo, SoulTouch. Embora Gokhan tente ignorar isso a princípio, as mensagens logo refletem a realidade que se desenrola ao seu redor. 

Eventualmente, quando Kubra o avisa sobre o falso diagnóstico médico de uma criança doente que acaba salvando a vida deste, Gokhan fica totalmente apaixonado pelo usuário. Ainda assim, seu Imaam local o aconselha a não confiar em Kubra, considerando o ato pecaminoso. No entanto, Gokhan não tem escolha a não ser acreditar que está falando com Deus depois que Kubra envia toda a vizinhança de Gokhan, exceto a mesquita, para um blecaute em uma demonstração de sua divindade. 

Além disso, o remetente anônimo cita textos religiosos para obrigar Gokhan a provar sua devoção a Deus, submetendo-se a um teste onde seus entes queridos seriam usados ​​contra ele. Como resultado, o homem tem que observar enquanto sua irmã, Gülcan, atormentada pela morte de seu pai no segundo aniversário de sua morte, considera cometer suicídio. Embora Gokhan observe silenciosamente sua irmã mais nova caminhar até a beira do telhado, ele se esforça para não pará-la ou tornar sua presença conhecida para provar sua fé em Deus. 

Consequentemente, Kubra evita o suicídio de Gülcan no último minuto, reproduzindo uma mensagem de voz inexplicável no telefone da menina. Como tal, Gokhan fica totalmente convencido de que Kubra é Deus que o escolheu para cumprir sua vontade. No dia seguinte, Gokhan dá a notícia para sua mãe e Merve, que estão preocupadas com seu comportamento nos últimos dias. Da mesma forma, Gokhan também compartilha a notícia de sua conexão divina no SoulTouch, anunciando sua intenção de ajudar a espalhar a mensagem de Deus. 

Mais tarde, ele recorre à ajuda de seus colegas de oficina para salvar uma mulher sequestrada local após receber um alerta de Kubra. Como tal, ele acaba sendo ainda mais querido em sua comunidade. No entanto, algumas pessoas ainda se recusam a acreditar nas suas palavras e consideram-no um pecador e um charlatão, Como resultado, Kubra avisa Gokhan sobre um desastre iminente , aconselhando-o a manter seus seguidores dentro de casa para manter sua segurança. 

Por isso, para atingir o maior número de pessoas possível, o homem envia um vídeo nas redes sociais. Além disso, seguindo o conselho de Merve, ele reúne a vizinhança em um café para melhor transmitir os detalhes de sua conexão com Deus. Naquela noite, um estrondo ecoa pelas ruas de Istambul, provando as palavras de Gokhan aos cidadãos.

Porém, o mesmo coloca Gokhan no radar de Kara. Kara é uma policial dedicada que investiga o recente corte de energia em toda a cidade. Como tal, ele suspeita do envolvimento de Gokhan, considerando-o um possível ato de terrorismo. No entanto, Gokhan, cuja história se tornou notícia nacional, recusa-se a desviar-se da sua verdade quando interrogado por Kara na delegacia. 

No final, Kara tem que libertar Gokhan depois que uma horda de pessoas chega do lado de fora da estação em protesto silencioso. Após sua libertação, Gokhan, apelidado de Semavi, incentiva as pessoas a desistir de posses materialistas e a se envolver em práticas de caridade. Como resultado, seus crescentes seguidores começam a doar seus bens para Gokhan, que os repassa para pessoas necessitadas com a ajuda de seus seguidores. 

Eventualmente, a polícia aparece à sua porta com a intenção de confiscar suas doações, já que sua comunidade não tem as licenças adequadas para administrar uma instituição de caridade. Na altercação que se seguiu, um policial atira acidentalmente em um jovem, Burak, levando à sua morte. Consequentemente, surgem sentimentos hostis entre os seguidores de Gokhan, que clamam por justiça depois que o policial é dispensado sem qualquer punição. 

Por sua vez, Gokhan perde o equilíbrio, incapaz de entender por que Deus permitiria tal acontecimento, e acaba se culpando. O seu lapso e inacção momentâneos roubam-lhe a crença do seu povo, que recorre a si próprio para servir a justiça, barricando a sua cidade em protesto. Embora Gokhan tenha dificuldade em controlar a situação, Merve o ajuda a recuperar a confiança. 

Como resultado, no dia em que seu bairro se prepara para a guerra com a polícia, Gokhan tenta detê-los. Mesmo assim, enquanto ele abre caminho para a frente da multidão, um jovem puxa o gatilho contra ele. Ainda assim, mesmo quando a bala atinge seu torso, Gokhan de alguma forma sai ileso do tiroteio.

Final de Kübra: Como Gokhan sobrevive ao tiro?

Embora a fé de Gokhan em Deus e em seu plano permaneça ilesa desde o início, a morte de Burak tira o terreno firme sob os pés do homem. Após a morte de Burak, Gokhan fica inconsolável e exige respostas de Deus sobre como ele pôde deixar uma alma tão jovem morrer sem razão. Por isso, ele pede a Deus que lhe envie um sinal para ajudá-lo a permanecer no seu caminho. 

Em resposta, Kubra pede que ele se concentre em um prédio que desaba em minutos. Além disso, uma voz vibrante soa no aparelho auditivo de Gokhan, estabelecendo que quem fala não pode ser visto. O seguinte silêncio de rádio de Kubra obriga Gokhan a acreditar que ele irritou Deus com suas dúvidas e exigências, levando-o a abandonar o ex-soldado. Como resultado, o homem perde uma parte instrumental de si mesmo. 

Enquanto a raiva cresce na comunidade de Burak, resultando em tumultos, Gokhan recorre à inação, fechando-se em sua dor.

Mesmo quando Gokhan tenta impedir sua comunidade de pegar em armas contra a polícia em preparação para um confronto, as pessoas não estão mais dispostas a ouvi-lo, tendo perdido a confiança nele. Ainda assim, Merve ajuda seu noivo a sair de sua desolação, convencendo-o de que talvez o silêncio de Deus seja uma forma de ele transmitir que confia em Gokhan para fazer a coisa certa sem orientação. Como tal, Gokhan marcha até os manifestantes na manhã seguinte. 

O incidente acaba sendo muito mais significativo desde o assassinato frustrado de Gokhan, em que a bala tira sangue, mas não consegue perfurar a pele, obrigando todos a acreditar que Deus protegeu Gokhan. Assim, Gokhan recupera sua própria confiança e também a confiança dos outros. De sua parte, Kara insiste que o assassinato foi forjado e prende o atirador para interrogá-lo em busca de respostas. Enquanto isso, Gokhan assume o cargo de líder inequívoco de sua comunidade e começa a divulgar sua causa por meio de boletins informativos, eventos e discursos. 

Embora muitos ainda acreditem que suas afirmações de comunicação com Deus sejam falsas, vários outros encontram conforto e paz em seus sermões não oficiais. Gokhan continua a ter fé na identidade de Kubra como Deus, com o assassinato apagando quaisquer dúvidas que ele tivesse. No entanto, uma verdade diferente vem à tona logo após seu casamento com Merve. 

Depois que Gokhane consegue transformar o braço direito do Secretário de Estado, Turgut, em inimigo, os promotores decretam uma operação oficial em sua fundação. Durante o mesmo, Kara consegue colocar as mãos na camisa que Gokhan usava no dia de seu assassinato, que ele mantinha exposta em seu escritório. Depois de verificar o DNA da camisa, Kara descobre que o sangue retirado do tiro não era o sangue de Gokhan, mas o de uma galinha. 

Consequentemente, ele revela o mesmo a Gokhan em um confronto acalorado, levando o homem a perceber que mentiram para ele o tempo todo. Ao retornar à fundação, Gokhan descobre a verdade. Após a morte de Burka e a miséria que se seguiu para Gokhan, Merve percebeu que o homem e seus seguidores precisavam de um milagre para acreditar em Gokhan novamente. Pela mesma razão, Merve convenceu um jovem a atirar em Gokhan com uma arma carregada com balas falsas com sangue de galinha.

Quem é Kübra? Quem está mandando mensagens de texto para Gokhan?

Com a surpreendente revelação da fraude de seu milagre, Gokhan acha difícil continuar ao lado de sua família. No entanto, uma revelação ainda maior o aguarda. Pouco depois, um estranho se aproxima de Gokhan, alegando ter informações sobre Kubra. Acontece que Kubra nunca foi um meio através do qual Deus estava contatando Gokhan. Em vez disso, era uma inteligência artificial criada por Berk, da DataKraft, uma empresa de tecnologia inovadora.

Kubra significa “Knowledge Unit Based Reasoning Automation” e realiza uma série de tarefas executivas com acesso a bancos de dados. Pouco depois de Berk ter vendido a tecnologia a um dos seus primeiros clientes como uma ferramenta para substituir CEOs que consumiam salários, o homem, possivelmente no seu tédio, ordena que Kubra “tome o poder”. 

Mesmo que a IA ainda não deva ter o poder para fazer isso, dada a falta de interfaces de gerenciamento e várias outras autorizações, Kubra surpreende Berk e de alguma forma consegue uma maneira de fazê-lo. Assim começa o experimento da IA ​​de enviar mensagens enigmáticas para vários indivíduos. De suas escolhas, Gokhan é o único que passa no teste – abstendo-se de interferir na tentativa de suicídio de Gülcan, o que leva Kubra a continuar a comunicação com ele. 

Como Kubra obteve acesso ilegal a todas as tecnologias privadas do planeta, ela essencialmente se tornou onipresente. Além disso, ela usa imagens religiosas para manipular Gokhan, ciente de suas crenças religiosas. Como resultado, Gokhan começa a acreditar que Deus está falando com ele, um detalhe que contribui para o plano de Kubra de tomar o poder sobre a população brincando de Deus. 

No entanto, após a morte de Burak, o assistente de Berk, Adem, fica consumido pela culpa ao descobrir o que seu chefe fez. Pelo mesmo motivo, ele procura Gokhan para desvendar toda a verdade para ele. Kubra quer que Gokhan prove sua liderança sozinho. Conseqüentemente, ela para de se comunicar com ele. No entanto, a questão permanece: o que será dos seguidores e da fé de Gokhan agora que ele percebeu que Kubra era uma mentira?

Gokhan perde a fé?

Gokhan era devotado à sua religião antes mesmo da introdução de Kubra em sua vida. Enquanto estava no exército, um ataque ao posto de seu esquadrão militar deixou seus camaradas mortos, com Gokhan como o único sobrevivente. Pela mesma razão, o homem carrega consigo uma imensa culpa e muitas vezes questiona a razão de sua existência. Assim, sua fé em Deus e em seus melhores planos se fortalece, impulsionando sua devoção. No entanto, depois de Kubra, a fé de Gokhan realmente decola. 

Ele deixa de questionar a vontade de Deus e se dedica à caridade e à boa vontade. No entanto, ele carrega a sua posição como escolhido de Deus com grande orgulho e certeza. Portanto, uma vez que Adem confirma que Deus nunca escolheu Gokhan, mas uma IA o fez, o mesmo deverá ter imensas ramificações para ele. Mesmo assim, Gokhan se recusa a abandonar sua fé. 

Em vez disso, ele redobra suas crenças e insiste que a IA, Kubra, é na verdade uma forma de Deus se comunicar com ele, mesmo que não seja da maneira que ele presumia anteriormente. Gokhan acredita que Deus planejou e executou tudo o que acontece no mundo. Portanto, ele argumenta que desde o surgimento da tecnologia, tudo levou Gokhan a estabelecer sua Fundação Semavi e a ajudar os necessitados.

Essencialmente, na mente de Gokhan, Deus queria que ele se tornasse seu mensageiro. Portanto, ele permitiu que Berk ganhasse conhecimento para criar Kubra, que escolheu Gokhan para seu experimento. Como tal, o homem permanece dedicado às suas crenças e causa, caminhando numa linha delicada entre a fé e a ilusão. 

No entanto, a sua fundação realmente fez um bem imenso à sua comunidade. Pela mesma razão, ele tem que libertar os seus bens dos promotores. O Secretário de Estado quer fazer de Gokhan um aliado.  No entanto, Gokhan se recusa a se curvar a qualquer pessoa que não seja seu Deus. Conseqüentemente, se o homem desejar liberar as contas bancárias e os ativos de sua instituição de caridade, ele deverá fazer um acordo com o secretário. No dia de uma conferência económica oficial, Gokhan concorda em reunir-se com o Secretário para discutir a sua futura parceria. 

No entanto, ele realmente aproveita esta oportunidade para se esgueirar na frente de uma multidão na televisão e compartilhar a mensagem de caridade de Deus. Enquanto isso, vários caixas eletrônicos em todo o país distribuem dinheiro para os transeuntes levarem. Como Gokhan acredita que até mesmo as mentiras de Berk e Kubra faziam parte do plano de Deus para se comunicar com ele, ele obriga Berk a realizar um grande esquema com ele. 

Berk já é um homem mais interessado em revolução do que em ética. Portanto, ele concorda com a proposta de Gokhan, permitindo-lhe usar Kubra para invadir caixas eletrônicos como um gesto significativo de sua caridade através da divindade.

Kübra já está disponível na Netflix.

Leia também: Deus manda mensagens de texto em nova série MISTERIOSA da Netflix


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: