Segredos de um Escândalo, filme premiado que chega ao Brasil pela Diamond Films, gira em torno da história da atriz Elizabeth, que se vê imersa em um filme centrado em uma dupla que já dominou as manchetes. Os holofotes brilharam sobre Gracie, uma mulher de 30 anos, e Joe Yoo, um garoto que ela conheceu quando ele estava apenas na sétima série.
O aspecto polêmico da história decorre do início problemático, pois Gracie passou a construir uma vida com Joe, tendo três filhos, sendo o primogênito quando ele tinha apenas 13 anos. À medida que Elizabeth se aproxima da vida do casal para estudá-los para sua personagem, ela vê vislumbres do abuso e da preparação sexual que construíram a base do próprio relacionamento.
Dirigido por Todd Haynes, o filme examina minuciosamente a complexa dinâmica familiar à medida que os filhos de Joe e Gracie terminam o ensino médio. O enredo avança à medida que Joe enfrenta a possibilidade de que o que aconteceu entre ele e Gracie possa ter sido eticamente questionável. Dada a natureza escandalosa da trama, levanta-se a questão de saber se algum acontecimento real inspirou esta narrativa, por isso vamos explorar isso.
Segredos de um Escândalo é a verdadeira história de Mary Kay Letourneau
Embora o diretor e os roteiristas Samy Burch e Alex Mechanik tenham negado consistentemente que Segredos de um Escândalo seja inspirado em uma história verdadeira, de acordo com alguns relatos, durante uma exibição no Festival de Cinema de Nova York, Sam Burch mencionou que o filme se inspirou no história da vida real de Mary Kay Letourneau e Vili Fualaau.
Burch disse: “Eu realmente queria uma história de ficção que tratasse dessa cultura tablóide dos anos 90 que aparentemente levou a esse mundo biográfico de crime verdadeiro em que vivemos agora, e meio que questionasse essa transição e por que queremos. continue recriando essas histórias”. O diretor Haynes até admitiu que o ceceio característico retratado por Gracie no filme foi emprestado de Letourneau.
Mary Kay Letourneau, conhecida como Mary Kay Schmitz antes do casamento, era filha de um político extremista, John Schmitz. A família enfrentou momentos difíceis quando seu pai teve filhos com outra mulher, que por acaso era sua aluna. Apesar da turbulência, Letourneau permaneceu devotada ao pai. Durante seu tempo na Arizona State University, ela cruzou o caminho de seu futuro marido, Steve Letourneau, e os dois se casaram. Juntos, eles construíram uma vida, criaram quatro filhos e estabeleceram uma casa em Normandy Park, um subúrbio de Seattle. Letourneau então seguiu carreira como professor na escola secundária local.
Letourneau conheceu Vili Fualaau quando ele estava na segunda série pela primeira vez e encorajou suas inclinações artísticas até que ele estava na turma da sexta série em 1995. Letourneau também não estava tendo um ótimo ano, enfrentando problemas no casamento, tendo um aborto espontâneo, e descobrir que seu pai estava com uma doença terminal.
No verão de 1996, ela começou a “dormir” com Fualaau quando ele tinha apenas 12 anos. Numa entrevista posterior, Fualaau disse que foi ele quem iniciou a relação e os dois nunca pensaram que se tratava de uma violação da lei e só estavam preocupados com a reacção dos seus familiares. Em fevereiro de 1997, o marido de Letourneau descobriu cartas trocadas entre ela e Vili Fualaau. Confrontando Fualaau como o outro homem envolvido num caso com a sua esposa, Letourneau, nesta altura, estava grávida de seis meses.
Um parente de Steve informou as autoridades escolares, levando à prisão de Letourneau em março de 1997. Apesar das complicações legais, ela deu à luz seu primeiro filho com Fualaau em maio de 1997. Três meses depois, ela confessou duas acusações de estupro infantil e foi dada uma sentença de sete anos e meio. Depois de seis meses de prisão, Letourneau foi libertada com a condição de concordar em não ver Fualaau, inscrever-se num programa de reabilitação de agressores sexuais e tomar consistentemente os medicamentos bipolares prescritos.
Infelizmente, ela não cumpriu nenhuma destas estipulações e até retomou o contacto com Fualaau. Consequentemente, em Fevereiro de 1998, apenas um mês após a sua libertação, a sua sentença original foi restabelecida. Durante seu tempo atrás das grades, ela deu à luz sua segunda filha com Fualaau. Letourneau foi finalmente libertado da prisão em 2004.
Letourneau e Fualaau solicitaram conjuntamente ao tribunal o levantamento da ordem de proibição de contacto imposta pelo tribunal. Como parte do acordo, ela concordou em permanecer registrada na lista de criminosos sexuais no estado de Washington. No momento da petição, Letourneau tinha 42 anos e Fualaau 20.
O tribunal concedeu o recurso, permitindo-lhes casar em 2005. Eles passaram a criar as filhas juntos. Letourneau restabeleceu contato com todos os seus filhos, mesmo os do casamento anterior. Apesar do pedido de separação em 2017, eles moravam juntos e o divórcio foi finalizado apenas em 2019. Em julho de 2020, Letourneau faleceu aos 58 anos, após lutar contra o câncer.
O filme se desvia significativamente da história original, alterando detalhes como o número de filhos que o casal teve, as circunstâncias do encontro e como o relacionamento foi exposto. Apesar dessas mudanças, a narrativa abrangente permanece consistente.
Charles Melton oferece um desempenho excepcional ao retratar o personagem Joe Yoo e o filme apresenta habilmente um cenário do tipo “parecia assim”, proporcionando um retrato que não hesita em assumir uma postura clara e não tem medo de retratar o relacionamento como é provável.
Sobre Segredos de um Escândalo
Em SEGREDOS DE UM ESCÂNDALO, Natalie Portman interpreta Elizabeth Berry, uma atriz em pesquisa para seu próximo papel no cinema: Gracie Atherton-Yoo (Julianne Moore), que 20 anos atrás viveu um romance que causou escândalo e a sua prisão. Seu marido, Joe (Charles Melton), tinha 13 anos na época e Gracie, 36.
Com direção de Todd Haynes (“Longe do Paraíso” e “Carol”), SEGREDOS DE UM ESCÂNDALO foi destaque no Festival de Cannes 2023 e conquistou o selo Fresh no site de críticas Rotten Tomatoes.
Segredos de um Escândalo já está em exibição nos cinemas.
Leia também: Crítica | Segredos de Um Escândalo – Um triunfo melodramático e sedutor
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.