O filme biográfico da Netflix, ‘Maestro’, começa com o personagem de Bradley Cooper, Leonard Bernstein, o lendário músico, tocando piano enquanto fala sobre a morte de sua esposa Felicia Montealegre. Ao longo do filme, Bernstein toca o instrumento. As ocasiões vão desde a festa em que conhece Felícia pela primeira vez até a visita amigável de dois amigos desta, enquanto ela sofre de câncer. Além de reger, tocar piano é parte integrante da carreira do compositor na dramaturgia de época. Cooper começou a interpretar Bernstein com seus fundamentos de piano cobertos, mas ele teve que passar anos para aperfeiçoar a arte de reger!
Índice
Bradley Cooper toca piano em Maestro?
Bradley Cooper aprendeu a tocar piano muito antes de começar a interpretar Leonard Bernstein. O ator teve que dominar o instrumento para interpretar o cantor e compositor Jackson “Jack” Maine em sua estreia na direção ‘Nasce uma Estrela’. “Eu acordava e malhava, seguido de duas horas de prática de violão e duas horas de aulas de piano. Aí Lukas Nelson [filho de Willie], meu colaborador, vinha e escrevíamos músicas por uma hora e meia”, disse o ator à W Magazine sobre aprender piano para o filme em 2018. Ele praticou o instrumento por seis meses para o filme.
Cooper até cativou Lady Gaga, sua co-estrela no filme de 2018, ao tocar ‘The Midnight Special’ com um piano. “Lembre-se, nós [Cooper e Gaga] tínhamos acabado de nos conhecer. Perguntei se ela conhecia a música ‘The Midnight Special’, porque eu a tinha memorizado, e ela disse que não. Mas baixamos a partitura e eu sentei ao lado dela no piano”, acrescentou o ator sobre ele tocar o instrumento com a famosa cantora. A experiência de aprender e tocar piano em ‘Nasce Uma Estrela’ ajudou o ator a interpretar Bernstein, que cria “Fancy Free” e “Mass” usando o instrumento no filme.
Embora Cooper também tenha praticado piano para ‘Maestro’, ele admite que não é um virtuoso. “Eu só posso aprender o que você vê! A mesma coisa que em ‘Nasce Uma Estrela’ – só aprendi essas peças específicas porque nunca quis cortar uma mão ou fazer algum tipo de substituição de rosto”, disse o ator à Classic FM sobre como tocar o instrumento no drama biográfico. Em uma das cenas do filme, Bernstein toca piano com seu amigo Aaron Copland (Brian Clements). Cooper e Clements tocaram piano de verdade na sequência. “Passamos meses aprendendo essa peça. E somos nós tocando. O que vocês estão ouvindo é uma versão muito, muito melhor de tocar – mas somos nós tocando!” ele adicionou.
Além de dominar a arte de tocar piano, Cooper passou seis anos aprendendo a reger como Bernstein, especialmente para filmar uma cena de regência ao vivo no set com duração de mais de seis minutos. “Essa cena me deixou tão preocupado porque fizemos ao vivo. Essa foi a Orquestra Sinfônica de Londres. Fui gravado ao vivo. Eu tive que conduzi-los. E passei seis anos aprendendo a reger seis minutos e 21 segundos de música”, disse ele durante uma sessão de perguntas e respostas moderada por Lin-Manuel Miranda. Cooper queria ser maestro desde menino e até pediu uma batuta ao Papai Noel aos oito anos.
Yannick Nézet-Séguin, consultor de regência do filme e diretor musical do Metropolitan Opera, ajudou Cooper a realizar seu sonho de ‘Maestro’. “Ele [Cooper] veio até mim conhecendo as mímicas… mas como torná-las verossímeis para que ele possa reger…? Não começamos do zero. Era mais para levar onde ele estava e dar-lhe alguma segurança técnica, ao mesmo tempo que o deixava livre para ser Leonard Bernstein como ator”, disse Nézet-Séguin à People sobre como ensinar regência para Cooper.
Leia também:
- Maestro | Tommy Cothran existiu na vida real? Ele era amante de Leonard Bernstein?
- Maestro | Leonard Bernstein e David Oppenheim foram amantes na vida real?
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.