Yu Yu Hakusho | Veja as diferenças entre o live-action da Netflix e o anime original

‘Yu Yu Hakusho‘ da Netflix, a adaptação live-action da adorada série de anime homônima dos anos 90, conta a aventura de Yusuke Urameshi. Famosamente conhecido como um garoto delinquente e em busca de problemas, Yusuke surpreende a todos quando sacrifica sua vida para salvar uma criança sem pensar duas vezes. Como resultado, na vida após a morte, Koenma oferece a ele uma chance de ressurreição, que vem junto com o título de Espirito Detetive, um caçador de demônios. Assim começa a história de Yusuke, que se entrelaça com vários outros personagens, como o rival Kuwabara, a melhor amiga Keiko, bem como Yaiko Kurama e Hiei.

Todos esses personagens compartilham um fio narrativo semelhante em suas várias versões, seja no mangá, nos filmes ou na peça teatral de 2019. No entanto, algumas diferenças importantes em seus contos diferenciam cada versão da história. Portanto, dada a popularidade persistente do anime, sua grande base de fãs deve estar se perguntando como a adaptação live-action de Yu Yu Hakusho da Netflix se compara à anterior.

ALERTA DE SPOILERS!

Os personagens do live-action são semelhantes ao anime?

Como ‘Yu Yu Hakusho’ é reconhecido principalmente como um anime Shōnen, os personagens e sua dinâmica interpessoal continuam sendo um dos aspectos mais significativos da série. Portanto, os fãs do anime provavelmente terão certas expectativas sobre a relação entre os personagens, juntamente com suas caracterizações pessoais. No entanto, em muitos aspectos, o live-action acaba divergindo de seu material original nesse aspecto.

Por exemplo, vários personagens envelhecem, marcando uma desconexão visual significativa entre eles e suas contrapartes animadas. O protagonista, Yusuke, começa sua história aos 17 anos, em vez de 14. Pela mesma razão, vários de seus maneirismos e traços de caráter centrados em anime são escritos ou perdem o efeito desejado sem o contexto apropriado. Ainda assim, a serie equilibra sua atitude delinquente sob uma luz madura que acrescenta um senso de realismo à sua narrativa.

Koenma, a divindade que preside a vida após a morte, apresenta outro exemplo notável do mesmo. No anime, o personagem original se retrata principalmente como uma criança e só assume uma personalidade adulta quando necessário. Claro, o mesmo não teria sido viável em um live-action. Portanto, Koenma mantém sua forma adulta durante todo a série, enquanto ainda usa sua chupeta exclusiva. Embora o mesmo resulte em alguma confusão para novos fãs devido à falta de contexto, os fãs de anime apreciarão a autenticidade do detalhe em relação ao material de origem.

Quanto aos personagens, particularmente Hiei e Kurama, os heróis demoníacos residentes da série, eles permanecem conectados aos seus homólogos do anime de todas as maneiras essenciais. No entanto, como o programa apresenta uma duração surpreendentemente pequena, de pouco mais de quatro horas, nenhuma das dinâmicas dos personagens com os outros recebe tempo adequado para se desenvolver. No entanto, à medida que a primeira temporada chega ao fim, esses personagens e a crescente camaradagem entre eles continuam promissores.

As histórias do live-action são semelhantes às do anime?

O enredo do programa live-action e o desenvolvimento do enredo carregam o peso disso quando se trata da divergência canônica do anime. Como a primeira temporada tem apenas cinco episódios e termina em quatro horas, os espectadores poderiam esperar que a narrativa cobrisse os enredos explorados nos primeiros episódios do anime. No entanto, o programa da Netflix adota uma abordagem diferente e combina vários enredos para apresentar uma narrativa coerente.

Como resultado, diversas instâncias fundamentais, como o torneio de artes marciais do Genkai e as Bestas Espirituais, não conseguem aparecer. Da mesma forma, as histórias abrangentes de Hiei, Karuma e Yukina são todas compactadas em um enredo que se estende ao longo da temporada. Além disso, o reverenciado Torneio Dark, lembrado como o aspecto mais icônico do anime, é condensado em uma série de cenas de luta que levam ao clímax final.

Consequentemente, se você é fã das aventuras de Yusuke há muito tempo, certamente encontrará a inclinação de apontar a discrepância ocasional entre o programa e seu anime correspondente. No entanto, mesmo nesses casos, o programa consegue manter a autenticidade do seu material de origem. No final das contas, o enredo não permanece totalmente fiel ao anime. Ainda assim, para quem assiste pela primeira vez, a primeira temporada do live-action apresenta uma introdução fácil e sem esforço ao universo expansivo.

O live-action de Yu Yu Hakusho é autêntico em relação ao material de origem?

Apesar das várias diferenças entre a série live-action de ‘Yu Yu Hakusho’ e o anime, a série ainda traz uma história divertida e convincente para a tela. Na maior parte, o programa permanece nostálgico e incorpora muitos dos elementos do anime dos anos 90 que os fãs apreciariam. Simultaneamente, também enfrenta o desafio de modernizar o conto para o público contemporâneo.

O ator Takumi Kitamura, que interpreta o papel de Yusuke, resumiu perfeitamente o esforço criativo por trás do programa enquanto discutia o mesmo em uma conversa com o FandomWire. “Acho que todos os atores trabalharam duro”, disse Kitamura. “O diretor, o diretor de ação, Sr. Ouchi, e os membros da equipe trabalharam duro. Todos respeitaram muito este projeto e tivemos muito tempo para trabalhar nele. Estamos aqui por causa dessas pessoas e vamos apresentar essa série ao mundo.”

Com visuais impressionantes e designs de personagens divertidos, fiéis ao material original, o live-action de ‘Yu Yu Hakusho’ cria um universo familiar. No entanto, ainda mantém diferenças suficientes para se diferenciar de seus antecessores. No final das contas, a série permanece distinto do anime, mas é uma mídia complementar atraente.

Leia também: Yu Yu Hakusho | Yusuke derrotou Toguro? Entenda o final da série da Netflix


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: