Além das luzes da cidade, das guirlandas nas casas e das outras decorações nas cidades, parece que o clima natalino não está completo até assistir aos tradicionais filmes de Natal. Essas produções podem ser de todos os gêneros: comédia, romance e até mesmo um drama emocionante.
Uma característica comum a todos esses filmes é que são ideais para assistir com a família reunida. É uma das programações ideais para o feriado que tem tudo a ver com o clima familiar.
Os longas de Natal também são uma viagem, pois por meio deles é possível conhecer o inverno norte-americano e as tradições de Natal, como a produção de biscoitos de gengibre e as competições envolvendo doces natalinos. Atualmente há uma diversidade de filmes de Natal produzidos também em outros países, apresentando outras formas de tradição, e que estão disponíveis nos serviços de streaming.
O roteiro de cada um deles varia, mas muitos trazem mensagens sobre celebrar o amor e acreditar na magia do Natal, com ou sem Papai Noel. Estima-se que o primeiro filme do tipo foi o filme Santa Claus, lançado em 1898, dirigido pelo cineasta George Albert Smith, de acordo com publicação da revista Exame.
O filme tem pouco mais de 1 minuto de duração e narra a visita do Papai Noel, descendo pela chaminé de uma casa e deixando presentes para as crianças. Esse pedaço da história está disponível no YouTube.
Não é só o primeiro filme natalino que pode ser considerado um clássico desta época do ano. Outros filmes com a temática fizeram história e valem a pena ser revistos neste período. Confira alguns.
Simplesmente Amor
O filme de 2003 se diferencia dos outros longas de Natal por mostrar nove histórias natalinas ao mesmo tempo, protagonizadas por estrelas como Rodrigo Santoro, Keira Knightley, Hugh Grant, Colin Firth e Emma Thompson. Todas as histórias estão interligadas e têm o clímax da noite de Natal.
“Simplesmente Amor” pode ser assistido pelos serviços de streaming Amazon Prime Video, Apple TV, YouTube e Google Play Movie.
Esqueceram de Mim
Pode ser um pesadelo para qualquer criança ser esquecida na escola, mas essa obra de ficção trouxe um caso ainda pior. O protagonista, interpretado por Macaulay Culkin, foi esquecido em casa, durante as férias de Natal planejadas pela família.
O garoto, de apenas 8 anos, poderia apenas ter sofrido por causa de um Natal solitário, no entanto tem a casa invadida por ladrões. Ele passa então a planejar formas de se manter a salvo e capturar os ladrões antes da chegada dos pais.
É o tipo de filme perfeito para assistir depois de ajustar o sofá retrátil, preparar a pipoca e o refri ou chocolate quente, reunir a família e agradecer pelas companhias e pela segurança no Natal.
“Esqueceram de Mim” foi lançado em 1990, e fez tanto sucesso que ganhou uma sequência, além de ajudar a dar destaque para Macaulay Culkin. O filme está disponível no serviço de streaming Disney+.
O Grinch
O filme é baseado na obra de um dos maiores escritores infantis norte-americanos, chamado Dr. Seuss. A obra foi adaptada para uma versão live-action, no começo dos anos 2000.
Para interpretar o rabugento Grinch, que odeia o Natal e todas as festividades geradas pela data, foi escolhido o ator Jim Carrey, que brilhou na expressividade para fazer as caretas do personagem. O filme infantil de comédia se consagrou como um dos clássicos natalinos.
Grinch é obrigado a lidar com o pesadelo natalino dele ao morar perto da cidade de Quemlândia, conhecida pelas festas de Natal. Ele resolve lidar com a situação roubando todas as decorações festivas dos vizinhos, mas aos poucos acaba sendo convertido pelo espírito natalino.
O filme pode ser assistido nos serviços de streaming Globoplay, Netflix e Amazon Prime Video.
O Estranho Mundo de Jack
A obra de animação traz uma mistura de duas festividades bem difíceis de serem combinadas: o Natal e o Halloween. “O Estranho Mundo de Jack” também dá ao clima natalino um ar sombrio, típico dos filmes produzidos por Tim Burton, o que não acaba com a magia do Natal.
No filme, Jack Esqueleto está cansado da cidade onde mora, a Halloween Town. Passando pela cidade do Natal, a Christmas Town, ele desperta interesse pela festividade. Ele não entende por completo a essência da festa, mas tenta recriá-la em Halloween Town.
“O Estranho Mundo de Jack” pode ser assistido na Disney+.
Os Fantasmas de Scrooge/Um Conto de Natal
O Grinch não é o único protagonista rabugento que precisa ser convencido sobre a magia do Natal. Outro personagem que se aplica nessa descrição, e por coincidência é dublado pelo ator Jim Carrey, é o rabugento Scrooge.
A história conta com algumas versões, e a mais recente delas foi lançada em 2009. Na narrativa, Ebenezer Scrooge é visitado por fantasmas que relembram os Natais vividos por ele no passado, mostram cenas do presente e adiantam o futuro.
Ao fazer esse passeio pela própria vida, Scrooge reconhece a importância do Natal e de construir o futuro, enquanto ainda dá tempo.
O filme está disponível na Apple TV e na Disney+.
Meninas Malvadas
Apesar de não ser um clássico natalino, o filme trouxe uma das cenas mais lembradas ao se falar de Natal. O momento icônico ocorre quando o grupo de populares, formado por Regina George (Rachel McAdams), Karen Smith (Amanda Seyfried), Gretchen Wieners (Lacey Chabert) e Cady Heron (Lindsay Lohan), apresenta uma coreografia sensual para a música Jingle Bell Rock, na frente de pais e alunos da escola na qual estudam.
A performance foi brevemente interrompida por um acidente envolvendo o aparelho de som e o incidente amoroso de uma das protagonistas, mas é retomada com o coro uníssono de Jingle Bell Rock cantado pelos presentes no evento.
A cena foi relembrada inclusive em um filme natalino lançado em 2022, o qual tem Lindsay Lohan como protagonista.
Meninas Malvadas pode ser assistido nos serviços de streaming Netflix, Apple TV, Paramount+ e Amazon Prime Video.
Leia também: 12 filmes e séries de Natal para assistir no Disney+
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.