O programa policial francês da Netflix, ‘Marselha em Perigo‘, conta a história de uma cidade no meio de uma violenta guerra de gangues que rotineiramente resulta em morte e destruição. À medida que os sentimentos negativos continuam a crescer entre Franck Murillo, um velho gangster com um novo negócio de tráfico de drogas, e Ali Saïdi, o gangster mais poderoso de Marselha, cabe ao departamento de polícia liderado pelo capitão Lyès Benamar impedir que a sua rivalidade torne um dano irreversível a cidade.
Apanhados numa batalha cíclica por vingança, Ali e Murillo continuam a perseguir-se de forma imprudente, sem se preocuparem com as repercussões legais. Enquanto Murillo confia na sua morte estrategicamente forjada, Ali comprou a polícia local, permitindo-lhe um acesso perigoso a certos direitos e privilégios. Como tal, suas ações precipitadas decidem diretamente a natureza emocionante do programa, obrigando os policiais a reagirem de acordo. No entanto, onde a existência de Ali e Murillo é considerada um dado dentro do universo, quanta verdade está realmente por trás deles na vida real?
Índice
Ali Saïdi, Franck Murillo e gangues em Marselha em Perigo
Nem Ali Saïdi nem Franck Murillo têm qualquer base em gangsters franceses de Marselha da vida real. Devido à natureza fictícia de ‘Marselha em Perigo’, os personagens e eventos retratados na série são igualmente de origens fictícias. No entanto, no caso de Ali Saïdi e Franck Murillo, os seus personagens também têm alguma origem na realidade, uma vez que a premissa básica da sua rivalidade decorre das guerras de gangues da vida real que assolam as ruas de Marselha.
Como tal, embora Ali e Murillo não tenham indivíduos específicos a partir dos quais as suas personas foram moldadas, a atmosfera criminosa geral de Marselha provavelmente desempenhou um papel na sua criação. Por exemplo, desde o início de 2023, a cidade registou um forte aumento nos tiroteios, que resultaram em mortes violentas. Pouco mais da metade do ano, o número de mortos chegou a 30 em 68 tiroteios. Sete dessas pessoas morreram só no mês de agosto.
As autoridades identificaram os líderes por trás destes casos violentos e chegaram à conclusão do envolvimento da DZ Mafia e dos outros Yoda, que lideram duas redes criminosas em Marselha e ostentam um poder pesado. Embora o confronto seja considerado uma guerra às drogas, também tinha ligações com o mercado imobiliário. Além disso, a rivalidade chegou a tal extremo que alguns dos seus familiares foram apanhados no fogo cruzado depois de terem sido alvo de ataques na Espanha.
No entanto, o mesmo ocorre apenas em um exemplo em uma linha de pequenas semelhanças entre a representação do programa de violentas guerras de gangues em Marselha e a realidade da cidade. Em 2021, outra guerra entre gangues de traficantes levou a vários assassinatos, incluindo a morte de uma criança de 14 anos. Além disso, estas gangues forçaram até crianças a cumprirem as suas ordens através de tortura e rapto, o que obrigou as pessoas a ceder à violência.
Consequentemente, os telespectadores podem encontrar muitos casos de crimes em Marselha, que podem ter uma fácil semelhança com as narrativas de Ali e Murillo em ‘Marselha em Perigo’. Portanto, é possível que os criadores da série tenham se inspirado nas atualizações de notícias locais para ter uma ideia de como funcionava o ponto fraco do crime em Marselha. Na verdade, Olivier Marchal, que dirigiu a maioria dos episódios do programa, mora na cidade há algum tempo e certamente já ouviu falar dos gangsters locais ocasionalmente. Assim, o programa mantém uma conexão com o crime da vida real por meio das histórias de Ali e Murillo.
No entanto, nenhum dos personagens tem base direta em qualquer personalidade criminosa da vida real que opere em Marselha. Os personagens de Ali e Murillo são personagens criados para servir suas histórias, exceto por algumas semelhanças momentâneas que parecem compartilhar com os gangsters de Marselha. No entanto, mesmo essas semelhanças são apenas produto da tentativa dos criadores de extrair da realidade os aspectos criminosos do programa. Assim, em última análise, ambos os personagens permanecem obras de ficção creditadas ao criador do programa, Kamel Guemra, ao lado dos muitos roteiristas e diretores que moldaram a narrativa final do programa.
Leia também:
- Marselha em Perigo | Como o filho de Murillo morreu? Entenda o final da série da Netflix
- Marselha em Perigo | As gangues da série existem na vida real?
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.