O filme-catástrofe da Netflix, O Mundo Depois de Nós, termina abruptamente sem fornecer muitas respostas sobre o colapso dos Estados Unidos. Os Sandfords e os Scotts ainda estão tentando entender o desastre que enfrentam depois de se tornarem alienados do resto do país.
Enquanto isso, Rose, filha de Amanda e Clay Sandford, sai em busca de respostas por conta própria, apenas para descobrir um lugar onde possa permanecer segura. O clímax do thriller apocalíptico levanta mais questões do que as explicações que fornece, deixando os telespectadores preocupados com o destino das duas famílias!
ALERTA DE SPOILERS!
Índice
Qual é a trama de O Mundo Depois de Nós?
O Mundo Depois de Nós começa com Clay e Amanda Sandford alugando uma casa na cidade de Point Comfort, em Long Island, para passar férias com seu filho Archie e sua filha Rose. O momento de relaxamento deles se torna bizarro quando eles testemunham um navio gigante chegando à praia pública. Logo, eles percebem que não há sinal de rede ou TV para saber mais sobre o incidente.
À noite, um homem chamado GH Scott e sua filha Ruth Scott aparecem na casa alegando serem os donos do lugar. Pai e filha contam a Amanda e Clay que não podem ir para Nova York devido a um apagão, o que os obriga a voltar para casa. Clay permite que os Scotts fiquem em casa, apesar da desaprovação de Amanda. Pela manhã, GH vai a uma casa vizinha para saber mais sobre a emergência nacional e o apagão, apenas para presenciar a aterrissagem forçada de um avião.
Clay, que vai à cidade comprar um jornal, vê um objeto voador semelhante a um drone deixando cair pequenos cartazes impressos em árabe. GH, alarmado com o que realmente está acontecendo no país, volta para sua casa. Enquanto os Scotts tentam entender a situação difícil com Amanda, um barulho agudo os perturba. Clay também encontra uma maneira de voltar para casa.
Os Sandfords então saem de casa na esperança de encontrar segurança na casa da irmã de Amanda. No meio da jornada, a família encontra carros autônomos empilhados na via expressa, bloqueando a única maneira de retornar à cidade de Nova York. Sem outra opção, eles voltam para a casa dos Scotts, que estão preocupados com Maya, esposa de GH, que deveria retornar ao país após uma viagem de negócios. Assim que as duas famílias percebem que estão presas em casa por enquanto, elas tentam se relacionar.
Amanda começa a aceitar e gostar de GH e acabam dançando juntas. Clay e Ruth têm uma longa conversa para passar o tempo. Archie acorda na manhã seguinte gravemente doente. Seus dentes caem, além de vomitar. GH informa aos Sandfords que Danny, o contratante do primeiro, pode ter remédios para ajudar Archie. GH e Clay vão até a casa de Danny com o menino, mas o empreiteiro se recusa a ajudá-los.
Ele pede aos dois pais que voltem assustando-os com uma arma. GH, no entanto, deixa claro para Danny que não se importaria de atirar nele se isso fosse necessário para ajudar Archie. Danny finalmente desiste e dá um frasco de comprimidos para Clay em troca de dinheiro.
Final de O Mundo Depois de Nós: Os Sandfords e Scotts morrerão ou sobreviverão?
Quando Archie adoece, os Estados Unidos entram em colapso total. Amanda e Ruth testemunham explosão após explosão na cidade de Nova York, aparentemente com helicópteros e outras aeronaves voando e lançando bombas. GH, por outro lado, explica a Clay que a situação está se transformando em nada além de loucura à medida que os indivíduos se voltam uns contra os outros.
A súbita transformação de Danny em um niilista armado é um exemplo de como o desastre aliena as pessoas e torna alguém uma ameaça diante dos outros. Os Sandfords e Scotts enfrentam a necessidade de sobreviver quando o desastre mata gradualmente todo raio de esperança que resta aos compatriotas.
No que diz respeito à viabilidade da sobrevivência das duas famílias, o bunker subterrâneo dos Thornes irá ajudá-los a permanecer vivos quando o seu país entrar em colapso de forma chocante. O bunker possui uma quantidade louvável de recursos essenciais para a sobrevivência de um grupo.
Como GH e Clay ficam sabendo do mesmo por Danny, espera-se que eles levem suas famílias para casa e se juntem a Rose, que já está no local. Eles podem conseguir evitar a ira da guerra que paira sobre a região, procurando abrigo no bunker por um tempo, mas nada os salvará mais do que a empatia.
Os Sandfords e Scotts só poderão sobreviver ao desastre se estiverem prontos para ajudar uns aos outros. De acordo com o entendimento de GH, a última fase do desastre que têm enfrentado envolve uma guerra entre os cidadãos do país à medida que sucumbem ao caos e à anarquia do momento.
A única maneira de evitar o mesmo entre as duas famílias é sendo sacrificial. Se os Sandfords e Scotts garantirem que protegerão o resto do grupo como seus próprios familiares, as chances de sobreviverem serão altas, o que fica evidente pelas ações de Amanda e GH.
Mesmo enquanto Amanda tenta rastrear sua filha desaparecida, Rose, ela prioriza proteger Ruth quando esta está cercada por um grande rebanho de cervos. A mãe percebe que salvar Ruth, que enfrenta a morte a curta distância, tem precedência sobre encontrar a própria filha. Da mesma forma, GH fica na frente da arma de Danny para garantir que Archie receba a ajuda necessária.
Ele arrisca a própria vida para honrar a promessa que fez a Amanda de ajudar o filho desta, o que mostra o quanto ele é atencioso. Se permanecerem iguais, desde que os Thorne não apareçam para forçá-los a sair, as duas famílias poderão sobreviver dentro do bunker.
Quem está por trás do desastre? Como os EUA ficam desestabilizados?
Quando ocorre o apagão e a perda dos sinais de comunicação, a emergência nacional é apresentada como um ataque cibernético. Logo, a situação se transforma em um desastre total, à medida que a normalidade é perturbada de todas as maneiras possíveis. De acidentes aéreos a explosões, os Estados Unidos ficam desestabilizados em questão de horas. GH acredita que o desastre é resultado de uma manobra de três passos implementada “de dentro” para destruir o país.
O primeiro passo do mesmo envolve interromper a comunicação e o transporte. A falta de sinais móveis, de Internet e de TV causa um caos generalizado, enquanto a ausência de GPS e outros sinais de satélite torna o transporte impossível. Enquanto o povo se aliena, uma série de ataques enfraquece o país. Os ataques vão desde intervenções terroristas até à difusão de desinformação.
Os pequenos cartazes que causam imenso medo e confusão em Clay podem ser vistos como um exemplo da desinformação que é alvo. Pela revelação de Danny, fica claro que as pessoas por trás do desastre imprimiram o mesmo em vários idiomas para espalhar desinformação e causar pânico entre o público. A manobra termina com uma guerra civil entre os cidadãos do país, provavelmente por questões de segurança e bens essenciais.
De acordo com o entendimento de GH, as pessoas por trás do desastre aparentemente assumiram posições de alto nível no governo para permitir os ataques. Estes indivíduos podem pertencer a organizações terroristas ou a países inimigos. Como diz Danny, os Estados Unidos têm vários inimigos para adivinhar quem quer prejudicar o país.
O cliente de GH pode ter recebido um aviso ou até mesmo uma compensação por ajudar os misteriosos indivíduos por trás do ataque, o que explica como ele estava se preparando para deixar o país com uma grande quantia de dinheiro. Independentemente de quem iniciou a destruição, o que causou os graves danos ao país foi a falta de confiança e empatia entre os cidadãos.
Quando o país enfrenta um desastre, pessoas como Danny concentram-se apenas em proteger a si mesmas e às suas famílias. Eles não hesitam em apontar uma arma para seus amigos para não compartilharem os recursos que coletaram. Devem ser o mesmo grupo de pessoas que impulsionou o ritmo do desastre, mesmo sem saber que as suas ações têm beneficiado a equipa por trás da destruição.
Qual é o significado do final de Friends?
Enquanto os adultos tentam entender o desastre que testemunharam, Rose vai até os Thornes em busca de respostas. Ela então encontra o bunker subterrâneo sobre o qual Danny fala e entra nele. Rose se depara com um conjunto de cópias físicas de filmes e programas de TV, apenas para ela escolher a última temporada de Friends e assistir ao final.
As ações de Rose revelam a curiosidade eterna que impulsiona a humanidade, apesar dos desastres e da destruição que teve de enfrentar no passado. Mesmo quando o país entra em colapso, Rose prioriza descobrir o que acontece com Ross e Rachel na sitcom. A mesma curiosidade não só a deixa feliz, mas também lhe dá um motivo para não cair na desesperança.
Quando a Internet e outros meios de comunicação entram em colapso, as cópias de filmes e programas que Rose descobre permanecem “vivas”, o que pode ser visto como um comentário sobre o impacto duradouro da arte. Ao sentar-se em frente à TV, ela se depara com um reality ficcional ambientado na cidade de Nova York, que não está à beira do colapso.
Através do mundo da televisão, Rose tenta voltar à normalidade. A seleção do episódio também deixa claro que os humanos sempre tentam encontrar um motivo para continuar vivendo. Enquanto Rose depende da sitcom, Danny coloca sua vida em risco para continuar vivendo para sua filha. Apegando-se a essas razões, eles tentam vencer as adversidades e sobreviver.
O Mundo Depois de Nós já está disponível na Netflix.
Leia também:
- Critica | O Mundo Depois de Nós – Suspense inquietante sobre os tempos sombrios em que vivemos
- O Mundo Depois de Nós | Qual é a Emergência Nacional no filme da Netflix? Entenda
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.