‘The Crown’ da Netflix começa sua exibição final com quatro episódios que são amplamente focados nas últimas semanas da Princesa Diana. A temporada começa com o encontro de Diana e Dodi e o início de seu romance turbulento, que se tornou o assunto da cidade depois que suas fotos juntos em um barco fizeram sucesso nas primeiras páginas dos jornais de todo o mundo. A fotografia foi um ponto de virada importante na história de Diana e Dodi, cujas repercussões se fizeram sentir semanas depois, quando o casal morreu num trágico acidente. Mario Brenna, que tirou a fotografia, teve sua vida mudada depois. Vamos ver como ele está atualmente?
ALERTA DE SPOILERS!
The Crown: Quem é Mário Brenna?
Antes de Mario Brenna se tornar uma celebridade clicando nas fotos da amada princesa, ele trabalhou com casas de moda como Versace. Ele fotografou modelos e celebridades e também se interessou em clicar em fotos de pessoas da alta sociedade. À medida que a cultura das celebridades ganhava força, Brenna percebeu a importância de conseguir fotos exclusivas, que pagavam muito dinheiro.
Brenna tirou uma foto de Diana e Dodi em 4 de agosto de 1997, que foi publicada em 10 de agosto, cerca de três semanas antes da morte da princesa. A foto foi tirada na Sardenha, onde o casal passava momentos de lazer no iate. Brenna estava na região, trabalhando em alguma outra tarefa, quando ele teria tido a oportunidade que mudaria sua vida.
A foto foi tirada com uma lente telefoto a cerca de 500 metros e não era nítida. Estava tão embaçado que os jornalistas demoraram um pouco para confirmar que afinal era Diana. O maiô que ela usava na época foi usado para a confirmação, pelo fato de ela já tê-lo usado em alguma outra foto. Brenna levou a foto para Jason Fraser, um fotógrafo britânico, que também clicou em várias fotos de Diana ao longo dos anos, especialmente durante seu breve relacionamento com Dodi Fayed.
Quando foi confirmado que a foto era realmente de Diana, iniciou-se uma guerra de lances, onde todos tentaram superar os lances uns dos outros. Eventualmente, o Sunday Mirror conquistou os direitos e publicou-a sob o título “O Beijo”, embora na verdade fosse o casal se abraçando. No momento da publicação da foto, Diana estava na Bósnia, defendendo as vítimas das minas terrestres, mas ninguém prestou atenção a isso.
Alegadamente, o Sunday Mirror pagou cerca de £ 250.000 para ganhar os direitos da imagem, com outros tablóides pagando cerca de £ 100.000 para publicá-lo em sua impressão. Também foi relatado que o Globe pagou US$ 200 mil pelos direitos exclusivos das fotos na América do Norte, com várias outras publicações oferecendo diferentes quantias para obter os direitos de publicação. Segundo o LA Times, Brenna ganhou cerca de US$ 5 milhões com a venda das fotos.
Como está Mario Brenna atualmente?
Agora com quase 60 anos, Mario Brenna vive uma vida tranquila, longe dos holofotes da mídia. Tendo passado tantos anos perseguindo celebridades, Brenna sabe o quão tóxico isso pode ser para os sujeitos da fotografia. Depois das fotos de Diana, ele também se tornou relativamente conhecido, mas em vez de aproveitar essa fama para algo mais, optou por valorizar sua privacidade e se absteve de falar sobre sua vida pessoal. Como resultado, não há informações disponíveis sobre a sua família e o seu paradeiro atual, embora se possa presumir que ele viva na Itália. Na época em que clicou nas fotos de Diana e Dodi, ele morava em Mônaco.
Brenna raramente dá entrevistas, principalmente quando se trata de Diana, mas falou sobre isso em uma entrevista em 2017 a um noticiário italiano. Ele confirmou que foi uma surpresa para ele ter encontrado Diana e Dodi na Sardenha, e acompanhou a viagem de lá para a Córsega e outros lugares. Antes de tirar as fotos, ele passou alguns dias observando-os. Como não havia outros fotógrafos por perto na época, Brenna não queria brigar com a segurança de Diana.
Em outro caso, Brenna dissipou os rumores de que ele foi avisado pela própria Diana, e foi assim que ele os descobriu. Ele também confessou que, no momento em que tirou a foto, não percebeu o impacto que isso causaria. As fotos tiradas por Brenna ganharam ainda mais importância depois que veio à tona a notícia de que ele ganhava milhões com isso. Diz-se que isso motivou outros fotógrafos a obter fotos que rendessem bem. Brenna admite que a foto mudou sua vida, mas quando soube da morte de Diana e percebeu o papel que os paparazzi poderiam ter desempenhado nela, ele ficou “fortemente impressionado”.
Leia também:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.