‘Missão Resgate‘ é um thriller de ação e desastre que segue Mike McCann (Liam Neeson), um experiente caminhoneiro de gelo, que viaja de Dakota do Norte, EUA, para Manitoba, Canadá, com seu irmão Gurty (Marcus Thomas) depois de saber sobre um emprego lá. Alguns mineiros ficaram presos numa mina de diamantes no norte de Manitoba após uma explosão de metano. O trabalho de Mike e de outros membros da tripulação é levar os poços à mina para que o gás possa ser perfurado e tampado e uma operação de resgate possa ser lançada.
Quando os motoristas partiram para a estrada de gelo em abril, logo foi revelado que suas vidas corriam tanto perigo quanto a dos mineiros. Em ‘Missão Resgate’, o roteirista e diretor Jonathan Hensleigh (‘Justiceiro’) retrata seriamente o trauma que os mineiros desabaram. Se isso fez você se perguntar se ‘Missão Resgate’ é baseado em eventos da vida real, aqui está o que sabemos.
Missão Resgate é baseado em uma história verdadeira?
Não, ‘Missão Resgate’ não é baseado em uma história verdadeira. Mas, como mencionado acima, oferece uma descrição sincera do trauma e do horror que os mineiros vivenciam depois do desabamento. Todos os anos, vários casos de acidentes de mineração ocorrem em todo o mundo. No Canadá, onde o filme se passa predominantemente, ocorreram vários desastres relacionados à mineração ao longo dos anos. Em 2006, quatro pessoas morreram na mina Sullivan em Kimberley, British Columbia, Canadá.
Na época, a mina já estava desativada, mas a atmosfera pobre em oxigênio causou uma série de mortes. Inicialmente, um consultor ambiental chamado Douglas Erickson morreu enquanto coletava amostras de água. Bob Newcombe, funcionário da Teck Cominco, foi a próxima vítima depois de ir à mina para ver o que aconteceu com Erickson. Antes de sua morte, Newcombe conseguiu entrar em contato com os serviços de emergência. Ao chegar ao local, os paramédicos Kim Weitzel e Shawn Currier também perderam a vida pelo mesmo motivo dos outros dois.
A mina de carvão Westray em Plymouth, Nova Escócia, Canadá, foi o local de um desastre de mineração relacionado com a explosão de metano em 9 de maio de 1992, no qual todos os 26 mineiros presos no subsolo morreram. Em 2 de janeiro de 2006, um raio (entre outros possíveis fatores) supostamente causou uma explosão e subsequente desmoronamento na mina Sago em Sago, West Virginia, EUA. 13 mineiros de carvão ficaram presos embaixo da mina desabada. Apenas um deles conseguiu sair vivo. Em 24 de julho de 2002, 9 mineiros de carvão foram pegos na mina inundada de Quecreek, no condado de Somerset, Pensilvânia, EUA. Felizmente, todos os mineiros sobreviveram ao incidente.
Além de retratar fielmente os perigos associados à vida dos mineiros, ‘Missão Resgate’ também passa um tempo considerável mostrando o perigo de ser um caminhoneiro na estrada de gelo. Na América do Norte, essas estradas são encontradas principalmente em partes do Canadá e do Alasca. A janela para o transporte de mercadorias através das estradas de gelo está a tornar-se mais curta devido às alterações climáticas, o que, por sua vez, afeta as comunidades que praticamente sobrevivem com as mercadorias entregues através das estradas de gelo.
Viajar por estas estradas também está se tornando cada vez mais perigoso, já que as tempestades são uma ocorrência regular no auge do inverno, quando as estradas deveriam ser mais resistentes. Mas é um trabalho importante que precisa ser feito, e muitas vezes são os mais corajosos entre nós que acabam fazendo isso. Evidentemente, ‘Missão Resgate’ não é baseado em uma história verdadeira, mas é completamente compreensível se alguém pensar que sim.
Leia também:
- Crítica | Missão Resgate – Liam Neeson merece um gelo depois desse filme
- Missão Resgate | Como Mike salva os mineiros? Entenda o final do filme
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.