Largados e Pelados | Pesquisa revela os motivos do sucesso do reality show

Um grupo de sobreviventes isolados em um ambiente selvagem, sem comida, água ou roupas, deve enfrentar o desafio de superar as condições mais extremas, demonstrando sua força mental e habilidades para se manter em segurança. Esse é o lema de LARGADOS E PELADOS (Naked and Afraid), o programa de maior sucesso da DISCOVERY, que estreou seu primeiro episódio há 10 anos, em novembro de 2013, e transcendeu fronteiras com várias adaptações feitas em diferentes partes do mundo, tornando-se o programa mais assistido do canal na América Latina. Mas o que leva os telespectadores a consumir esse formato? Por que são tão atraídos para testemunhar a luta pela sobrevivência humana nas condições mais extremas? Uma investigação da DISCOVERY analisa esse fenômeno e as razões por trás de seu sucesso. 

O estudo da DISCOVERY sobre o que está por trás do interesse pelo reality show LARGADOS E PELADOS foi feito pela consultoria Netquest em agosto de 2023, que entrevistou um grande grupo de telespectadores em países da América Latina, incluindo Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru, sobre suas preferências e motivações para assistir a esse tipo de conteúdo, que é baseado na vida real. 

O Estudo  

Entre os participantes da pesquisa, quase todos conheciam LARGADOS E PELADOS. No entanto, o programa é mais popular entre o grupo jovem de entrevistados, com idade entre 18 e 34 anos. Além disso, a maior parte dos parte de espectadores é do sexo masculino, embora também haja um grande interesse no reality show entre as mulheres. 

Tratando-se dos elementos mais atraentes do formato reality de aventura, em primeiro lugar destaca-se a curiosidade sobre as habilidades de sobrevivência (43%), seguida pelo interesse na natureza humana e sua reação em contextos de alta pressão (41%), a atração por ambientes hostis e o estresse que essas situações extremas despertam (40%) e o entretenimento gerado pelas aventuras e desafios propostos pelo programa (39%). As motivações dos espectadores para escolher um reality show de sobrevivência são principalmente o fato de que o programa os entretém (36%), que gera curiosidade (32%), que existe um interesse por aventura, vida animal ou sobrevivência (30%), que é divertido (25%) ou que são atraídos pela proposta do programa em geral (23%).

Os entrevistados também foram questionados sobre seus hábitos de assistir ao formato. Embora a maioria das pessoas opte por assistir a esse tipo de programa sozinha (38%), um número significativo de participantes prefere assisti-lo com seu parceiro (31%) e, em uma proporção bem menor, outros optam por assisti-lo com seus pais, filhos ou amigos. 

Os participantes também demonstraram grande interesse em produções baseadas na vida real, como documentários, séries de não-ficção estreladas por pessoas reais e outros tipos de reality shows. Nesses formatos, eles encontram um conteúdo imersivo, que desperta a curiosidade e tem o fator surpresa do inesperado. Além disso, o formato pode ser uma ótima fonte de conhecimento, promovendo também uma conexão muito especial entre os protagonistas e seu público, por meio de empatia, identificação e emoção. 

Largados e Pelados no Brasil

Ainda, tratando-se especificamente do Brasil, dados coletados pelo Kantar Ibope Media, demonstram que a franquia de Largados e Pelados é líder absoluta do canal Discovery há seis anos consecutivos, não saindo da primeira posição desde o ano de 2018! De acordo com a pesquisa, das cinco produções Discovery mais vistas em 2023, 4 integram a franquia, sendo elas: a versão original de Largados e Pelados e os spin-offs Largados e Pelados: França, Largados e Pelados: Latam e Largados e Pelados: Sozinhos. 

LARGADOS E PELADOS se estabeleceu como o programa de maior sucesso da DISCOVERY na América Latina, com uma grande comunidade de fãs que compartilham sua profunda paixão pela aventura e sobrevivência nas condições mais extremas, bem como outros tipos de espectadores atraídos pela curiosidade. 

Leia também:


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: