‘As Ladras‘, a comédia francesa de assalto da Netflix com um elenco centrado em mulheres, segue a história de Carole e Alex, duas ladras altamente qualificadas que rotineiramente roubam itens valiosos. Embora excepcionalmente talentosas em sua área, ambas as mulheres percebem que estão prestes a se aposentar de suas vidas perigosas. No entanto, escapando do empregador, o domínio da Madrinha acaba sendo mais difícil do que qualquer uma das mulheres pensava. Como tal, obrigadas a realizar mais um assalto, Carole e Alex recrutam uma nova membro, Sam, uma habilidosa piloto de corridas, mas criminosa amadora.
Juntas, o trio planeja um roubo de arte diferente de tudo que já fizeram antes. Embora o filme chegue a uma conclusão natural, com reviravoltas suficientes perto do final para manter os espectadores envolvidos, ele deixa uma questão crucial ambiguamente sem resposta.
Por que Carole mentiu para Alex sobre sua morte?
Ao longo do filme, o relacionamento de Carole e Alex se torna uma base significativa da história, com sua amizade ao longo da vida fornecendo arcos satisfatórios para a personagem de cada indivíduo. Além disso, como o relacionamento deles ocupa o centro das atenções, em vez de qualquer enredo romântico, os espectadores certamente investirão em sua conexão.
Embora Carole esteja pensando em se aposentar de seu trabalho mortal há muito tempo, ela só se torna firme em sua decisão quando descobre sua gravidez inesperada. Como seus métodos de roubo não proporcionariam uma vida sustentável para uma criança, Carole decide que quer sair para sempre assim que tomar a decisão de ficar com o bebê. Pouco depois, ela também compartilha a notícia com Alex e Sam, de quem ela se aproxima durante os preparativos para o roubo.
Embora Alex e Sam estejam entusiasmadas com a nova adição à família que encontraram, Alex, que conhece Carole há anos, tem um investimento mais forte e planeja criar a criança ao lado de sua melhor amiga. Interações como essas cimentam o forte vínculo que Carole e Alex compartilham, permitindo uma espiada em suas vidas, onde encontraram satisfação doméstica em seu relacionamento platônico próximo.
Pela mesma razão, a decisão final de Carole foi um choque. Depois de realizar o assalto com sucesso e ainda não conseguir convencer a Madrinha a rescindir o contrato, Carole toma uma medida ousada na tentativa de ganhar sua liberdade através da força. A madrinha, ex-parceira de missão de Carole, é veementemente possessiva com a outra mulher e com seu conjunto de habilidades benéficas. Portanto, uma vez que fica claro que ela não deixará Carole deixar sua organização durante a transferência, a mulher sinaliza a Alex, que está a postos com um atirador do outro lado da rua, para matar a madrinha.
No entanto, assassinar uma figura tão importante traz consigo seu próprio conjunto de problemas, pois resulta na inundação do prédio com os capangas da Madrinha, armados até os dentes. Em comparação, Carole só tem um atirador, seu melhor amigo, para protegê-la. No final das contas, Carole percebe que não há saída e se despede de Alex pelas comunicações, encorajando-a a buscar um futuro brilhante para si mesma.
Após o final desastrosamente emocional, Alex consegue escapar da cena com a ajuda de Sam. Três anos depois, Alex vive sozinha em uma fazenda isolada, tendo abandonado suas armas desde que não conseguiu salvar Carole com elas. No entanto, ela terá uma surpresa quando Sam aparecer em sua porta e a levar para outra cabana, onde uma criança loira de três anos espera por Alex ao lado de Carole, que ainda está viva.
As duas melhores amigas se reencontram em lágrimas de felicidade, mas a questão sobre a decisão de Carole de manter sua falsa morte em segredo de Alex paira no ar. Embora a narrativa nunca declare explicitamente a razão por trás dela, podemos concluir uma possível resposta através de quaisquer pequenos pedaços que sabemos sobre a Madrinha e sua organização sem nome. Anteriormente, quando Carole expressou sua firme decisão de partir, a madrinha tentou colocar a vida de Alex em perigo.
Como Alex é a pessoa mais importante para Carole, a madrinha provavelmente pensa que tirar a ex-mulher do conselho garantirá que Carole não tenha ninguém a quem recorrer além dela. No entanto, como a Madrinha e sua organização sabem da lealdade total de Carole a Alex, isso também significa que Alex é quem eles recorrerão para obter mais informações sobre Carole.
No final, Carole não tem escolha a não ser fingir sua morte para garantir que possa escapar de sua vida anterior. Mesmo assim, ela acredita que algumas pessoas ainda poderão procurá-la para confirmar sua morte. Em tal situação, a primeira pessoa que alguém rastrearia seria Alex. Portanto, se Alex mostrar qualquer indicação de que Carole está viva, isso levará a algumas especulações perigosas.
Além disso, como Carole tem um filho em quem pensar agora, ela precisa garantir que sua vida seja o mais segura possível. Mesmo que a mesma não seja a única razão por trás das ações de Carole, é provavelmente crucial. No final, vemos a mulher e sua filha, Roule, aproveitando o tempo com Sam e Alex, nenhuma parece zangada com Carole. Significando assim que elas entendem as razões de Carole para fingir sua própria morte.
Leia também: As Ladras é baseado em uma história real ou um livro? Conheça a história que inspirou o filme da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.