Toda Luz que Não Podemos Ver | O que acontece com a jóia? Entenda o final da minissérie da Netflix

Criada por Steven Knight e Shawn Levy, Toda Luz que Não Podemos Ver é uma minissérie dramática histórica da Netflix ambientada na França ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto os americanos lançam bombas sobre Saint-Malo noite após noite, um jovem alemão, Werner, encontra conforto na voz de uma menina francesa cega, Marie-Laure, que transmite todas as noites. 

Ambos procuram esperança e encontram uma conexão surpreendente entre eles. Tudo se resume à sua luta pela sobrevivência e à necessidade de se manterem longe dos nazis, que desencadearam o inferno em França. 

Qual é a trama de Toda Luz que Não Podemos Ver?

Toda Luz que Não Podemos Ver começa com as forças dos EUA bombardeando Saint-Malo ocupada pelos nazistas em 1944. Enquanto tudo ao seu redor queima, Marie continua lendo uma passagem de um romance de ficção científica em braille para enviar uma mensagem codificada aos bombardeiros americanos sobre locais. 

Na mesma cidade, Werner, um transcritor de rádio dos nazistas, ouve sua voz suave e encontra esperança. Através de flashbacks, conhecemos o jovem Werner, um gênio do rádio que vive em um orfanato na Alemanha com sua irmã. Ele está obcecado pelas palavras de um professor francês que fala de luz e esperança; na mesma época, a jovem Marie também está viciada nos ensinamentos do professor. Então, quando Werner no presente ouve a voz de Marie na mesma frequência, ele sente um vínculo instantâneo e quer protegê-la.

À medida que os adolescentes sobrevivem, um oficial nazista de alto escalão, Reinhold von Rumpel , começa a procurar Marie. Ele conhece o pai dela, Daniel, é curador de um museu e deixou com ela o diamante mais precioso do mundo, o Mar de Chamas. A lenda diz que pode curar qualquer doença, mas também prejudica os entes queridos de quem o toca. 

Depois de nenhuma resposta dos moradores locais, ele finalmente descobre um lugar ao ar livre onde pode encontrar Marie e a maltrata para encontrar a localização do diamante. Marie sabe que a pedra não pode cair em mãos erradas e habilmente se liberta de suas mãos e foge. Quando Werner é mais jovem, sua experiência com o rádio chega aos nazistas, que o afastam da irmã e o jogam em uma escola draconiana, onde ele corre e luta para sobreviver. 

Ele consegue se formar como o primeiro da turma, mas apenas com a esperança de reencontrar sua irmã. No presente, seu superior ameaça matar sua irmã se ele não os levar até Marie. Odiando a si mesmo, mas sabendo que não tem escolha, Werner finalmente os leva até a casa de Marie. Antes que eles possam entrar, Etienne atira neles, mas não prejudica Werner, que parece chateado com seus próprios superiores.

A casa onde Marie fica pertence ao seu tio-avô Etienne, que também é professor, e à sua irmã Madame Manec. Eles fazem parte da Resistência Francesa, mas Manec morre justamente quando os americanos estão prestes a libertá-los. Antes disso, Marie também foi separada do pai alguns dias antes de começar a transmitir. 

Daniel vai a Paris para proteger Marie e tirar os nazistas de seu rastro, já que eles procuravam ele e sua filha cega por causa da pedra. Sob custódia de Etienne, Werner percebe que ele é o professor, o que entusiasma Etienne com ele. Mas a Resistência sabe o quanto Werner ajudou os nazistas e o quer morto. No final, enquanto Etienne morre tentando salvar Werner, Reinhold se aproxima da casa de Marie.

Final de Toda Luz Que Não Podemos Ver: Por que Marie joga o Mar de Chamas no oceano?

O Mar de Chamas é a pedra mais preciosa da França, que os nazistas tentam levar para a Alemanha. Como protetor das pedras, Daniel é responsável por garantir que elas não cheguem até elas, e toda a sua vida está voltada para isso. 

Como homem racional, ele afirma não acreditar na lenda da pedra, mas quando a segura diversas vezes nas mãos, sente uma tristeza, como se se sentisse responsável por cegar Marie aos seis anos de idade. sua curiosidade em tocar a pedra.

Reinhold, por outro lado, é obrigado a adquirir aquela pedra para Hitler, mas é motivado por um motivo pessoal. Ele sofre de uma doença incurável e sente que somente possuir a pedra pode ajudá-lo a se livrar dela. É por isso que ele está procurando Marie desesperadamente e até mata Daniel em Paris. 

Ele sabe o quanto Daniel ama sua filha e que ela é a única a quem ele confiaria um objeto tão precioso. Reinhold consegue falar com Marie no início, mas ela afirma não saber a localização do diamante, o que provavelmente é verdade porque ela parece surpresa no final, quando Werner o encontra ao lado de Reinhold.

Mesmo que não seja explicitamente mencionado, Marie já sabe da pedra por seu pai há muito tempo e provavelmente também sabe que a única maneira de se livrar da maldição é jogá-la de volta no oceano de onde ela se originou. No final, Marie sabe que perdeu toda a sua família e todos que ela amava nesta guerra que tentavam proteger a pedra. 

Embora ela saiba que não pode cair nas mãos dos alemães, que poderiam usá-la indevidamente, ela também sente que a pedra já causou danos suficientes a todos ao seu redor. É por isso que, no final, Marie sabe que precisa acabar com a maldição e toma cuidado para jogá-la no oceano sem tocá-la. Depois que tudo passa, de certa forma, ela se sente livre, mas também vazia, já que perdeu seu amoroso pai e toda a sua vida para a pedra.

Marie e Werner acabam juntos?

Desde a infância, mesmo que Marie e Werner nunca tenham se conhecido, eles tinham algo em comum – o professor. Como Marie era uma menina cega tentando descobrir o seu caminho na vida, tudo parecia escuro para ela, exceto quando ela ouviu o professor no rádio discutindo a importância da luz, o tipo de luz que não precisa ser visível com os olhos.

Para Werner, um órfão alemão sem família exceto a irmã, a voz do professor também se tornou uma luz orientadora, tanto que ele continuou pensando nele como um pai que nunca teve. O professor entrou na vida de ambos quando eles precisavam de esperança e, na adolescência, eles ainda mantinham essa esperança de sobreviver à guerra.

Felizmente para Marie, o professor é seu tio-avô, Etienne. É por isso que, mesmo que os nazis tenham ocupado a França, Marie sente-se em casa em Saint-Malo com o seu tio, o professor, que lhe parece muito familiar. Da mesma forma, quando as coisas parecem ficar mais sombrias na vida de Werner, ele sempre recorre à mesma frequência em que o professor ensinava. 

Em Saint-Malo, ele ouve Marie, que usa a mesma rádio que Etienne, e mesmo que não a conheça, ele instantaneamente se sente constrangido e encontra esperança em sua voz. Werner também conhece Etienne do lado de fora da casa de Marie, quando ele está muito feliz por se livrar de seu superior nazista, que estava ameaçando matar Marie. Demora algum tempo, já que a audição de Werner não é tão polida quanto a de Marie, mas ele sabe pela voz de Etienne que ele é, na verdade, o professor que ele sente que conheceu durante toda a vida.

Antes de morrer, quando Etienne pede a Werner para proteger Marie, ele sabe que é a coisa certa a fazer, pois já sente uma ligação com ela. Com Reinhold perto de matar Marie, Werner chega bem a tempo e menciona o professor para que ela saiba que ele é um aliado. 

Eles eventualmente se livram de Reinhold e, quando o ataque americano termina, eles discutem sua conexão especial e o respeito que compartilham por Etienne e tudo o que ele lhes ensinou enquanto se passava por professor. Esta é a primeira vez que Marie ouve falar de Werner, mas ele a ouve na transmissão o tempo todo e desenvolveu curiosidade sobre sua voz.

Quando todo o resto se perde, Marie e Werner dançam juntos a música que o professor tocava quando eram crianças. Ela até o beija, e eles compartilham um lindo momento, mas sabem que não podem ficar juntos para sempre. Com a promessa a Marie de que a encontrará na mesma frequência, Werner se rende às forças americanas. 

Ele sabe que irá até ela se ela precisar dele e que se render aos americanos lhe dará uma chance de uma vida nova e melhor e uma maneira de voltar para sua irmã. Então, no final da série, eles seguem caminhos separados, mas não sem criar uma memória para se agarrar.

Depois de testemunhar as jornadas tumultuadas de Marie e Werner, o espectador certamente terá esperança de um final feliz para eles. Desejamos que eles se reencontrem e vivam felizes para sempre. A série deixa seu futuro em incerteza, mas o livro em que a série se baseia apresenta um destino concreto e não é o final feliz que você esperava. 

No livro, Werner se rende aos americanos e adoece gravemente enquanto está na prisão. Uma noite, ele sai delirantemente do hospital onde está sendo tratado, mas pisa em uma mina terrestre e morre. Marie, por outro lado, vive uma vida plena e trabalha no museu, onde seu pai também trabalhava. Ela se reencontra com Werner quando sua irmã, Jutta, conhece Marie. A cena final do livro mostra Marie caminhando pelas ruas de Paris com o neto.

Como Reinhold von Rumpel morre?

Reinhold von Rumpel foi diagnosticado com uma doença incurável em 1941, após o que, sendo especialista em pedras, começou a procurar o Mar de Chamas. Três anos depois, quando Saint-Malo é bombardeado pelos americanos, ele consegue sobreviver e fica desesperado para encontrar Marie. Como já matou Daniel durante um interrogatório em Paris após torturá-lo, ele sabe que apenas a pedra pode ajudar a curá-lo. 

Parece estranho que mesmo que haja morte ao seu redor e quase todas as áreas da cidade sejam bombardeadas, Reinhold ainda esteja obcecado pela pedra que pode salvar sua vida. Ele acredita que a pedra lhe concederá a imortalidade.

Depois de tentativas frustradas com moradores locais que não cooperam, ele finalmente consegue o endereço de Marie de uma francesa, que está disposta a compartilhá-lo pelo preço certo. Quando ele se aproxima de Marie e informa que seu pai está morto, Marie fica arrasada, mas decidida a completar sua missão. 

Ela sabe que seu pai vive dentro dela e que mesmo que sua vida esteja em perigo, ela precisa garantir que a pedra não chegue até Reinhold. Depois que ele explode a porta para chegar perto dela, Werner a alcança bem a tempo e tenta salvá-la. Isso distrai Reinhold de Marie, já que ele vai atrás de Werner para matá-lo.

Com avisos constantes de Marie, que sabe de cor o som de cada passo, Werner descobre que tem apenas alguns segundos antes de poder usar seu melhor amigo, os fios, contra Reinhold para sufocá-lo quando ele chegar perto. Reinhold tem uma arma que dispara aleatoriamente, mas Werner consegue mantê-lo distraído. 

Isso dá tempo suficiente para Marie usar sua própria arma para atirar em Reinhold. É um momento ruim para Reinhold, já que ele finalmente encontra a pedra escondida no modelo de Daniel, mas suas balas acabam. Marie, que claramente não consegue ver, mas é muito boa com vozes, sabe exatamente onde atirar e mata Reinhold com sucesso. Ele ironicamente dá seu último suspiro a poucos centímetros da pedra que nunca chegou a possuir.

Toda Luz que Não Podemos Ver já está disponível na Netflix.

Leia também: Irmã Morte | Como elas morreram? Entenda o final do terror da Netflix


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: