O Lugar da Esperança de Phyllida Lloyd é um filme comovente sobre uma mulher que escapa do marido abusivo e trabalha duro para construir um futuro melhor e mais seguro para seus filhos e para si mesma. O filme faz uma declaração poderosa sobre a reconstrução das cinzas dos sonhos destruídos. Clare Dunne, Harriet Walter e Conleth Hill estrelam este filme comovente que conta a história da resiliência de uma mulher, seu amor pelos filhos e a união de uma comunidade cheia de coração, bondade e bom ânimo.
O filme dramático se desenvolve como um estudo lento de personagens e, quando termina, deixa o público em carne viva com emoções silenciosas. Se você deseja entender melhor o final intensamente sério e cautelosamente esperançoso de ‘O Lugar da Esperança’, fornecemos uma explicação detalhada logo após a sinopse da trama.
ALERTA DE SPOILERS!
Qual é a trama de O Lugar da Esperança?
Sandra, mãe de duas meninas, é brutalmente espancada pelo marido abusivo, mas consegue escapar de suas garras, levando as filhas com ela. A Autoridade de Habitação Pública os aloja temporariamente em um hotel, mas eles têm que acessar suas acomodações pela escada dos fundos do estabelecimento para que os hóspedes pagos do hotel os vejam. Cansada das indignidades diárias e do espaço pequeno e apertado, Sandra procura outras opções de moradia, mas não encontra nada de bom em seu orçamento limitado.
Ela começa a ler sobre casas autoconstruídas, como pequenas casas DIY, e começa a se educar sobre esse conceito de moradia que cabe no bolso. Enquanto isso, Gary, seu ex-marido, tenta reuni-los novamente e continua se desculpando de uma maneira suspeitamente casual, trazendo à tona o tempo que passaram juntos toda vez que Sandra vai buscar ou deixar as crianças para uma visita de fim de semana com ele. E a cada vez, Sandra só consegue se lembrar da provação horrível e violenta que sofreu nas mãos dele.
Quando Peggy, uma médica idosa que mora sozinha e a quem Sandra ajuda nas tarefas domésticas, generosamente oferece a Sandra seu próprio quintal como terreno para construir sua pequena casa, Sandra começa a ver uma verdadeira esperança para ela e sua família. Ela conhece um empreiteiro gentil que relutantemente concorda em trabalhar gratuitamente em seu site. Eles conseguem reunir voluntários suficientes para construir uma casa para Sandra trabalhando nos finais de semana. Mas as coisas ficam sombrias quando Gary abre um processo contra Sandra por violação do acesso dos pais, e a ameaça de perder os filhos torna-se muito real para ela. Assim que a casa dos seus sonhos toma forma, uma tragédia acontece.
Final de O Lugar da Esperança: O que acontece com a casa de Sandra?
Os voluntários da construção surpreendem Sandra com uma cozinha pronta, e Molly e Emma estão animadas para ver sua linda casinha. Quando a casa está finalmente pronta, depois de semanas e semanas de trabalho duro, o grupo se reúne na casa de Peggy para uma noite de celebração. Eles cantam, dançam e se divertem até que Molly corre até Sandra e diz a temida palavra-código “Viúva Negra”. Sabendo que algo deu muito errado, Sandra e os voluntários correm para o quintal e veem a casa em chamas.
Ao vê-la queimar, todos ficam totalmente arrasados, mas ninguém mais do que Sandra, cujo sonho de um futuro seguro e feliz se transforma em cinzas diante dela. Embora não tenha sido declarado explicitamente naquele momento, está claro que queimar a casa de Sandra é a forma de retaliação de Gary depois de perder seu processo judicial. Nos dias que se seguiram ao incidente, o espírito de Sandra parece quebrado e ela está deprimida demais para sequer se levantar da cama. Os dias passam com ela deitada na cama e chorando, enquanto um voluntário diferente se senta ao seu lado todos os dias em solidariedade silenciosa.
Finalmente, a mãe de Gary vem visitar Sandra e diz a ela que Gary foi preso por incêndio criminoso e ficará preso por um longo tempo. Ela garante a Sandra que agora está protegida de seu filho. Em um momento de partir o coração, a mãe de Gary também confessa a Sandra que Gary aprendeu sobre a violência doméstica que poderia acontecer secretamente a portas fechadas quando criança, o que significa que ele costumava testemunhar seu pai espancar sua mãe (possivelmente durante anos) e então fez o o mesmo para sua esposa.
A mãe de Gary diz que, embora não consiga escapar do marido, ela está feliz por Sandra ter escapado de Gary. Esta cena é incrivelmente triste e bastante reveladora, proporcionando uma visão da vida complicada que Gary teve enquanto crescia e de tudo o que ele poderia ter visto quando criança. Isso não nos faz sentir mal por ele (nem um pouco), mas nos ajuda a entender por que Gary é daquele jeito.
Sandra conseguirá construir outra casa?
O quintal de Peggy ainda está esperando por Sandra quando ela finalmente sai da cama. Ela vê que suas filhas, Emma e Molly, estão jogando todo o lixo que sobrou em uma carroça, abrindo espaço para outra casa. Tomando coragem e determinação, Sandra também pega uma pá e começa a recolher os escombros. O filme termina com uma nota agridoce, mas há uma esperança cautelosa de que, mesmo que a casa dos seus sonhos tenha sido totalmente queimada, Sandra esteja pronta para reconstruir das cinzas e do poder até sua visão de um futuro melhor para ela e as meninas.
O fato de Peggy e o grupo de voluntários estarem ao lado da cama de Sandra todos os dias enquanto ela se recupera dá ao público a esperança de que eles não estão desistindo dela e continuarão a doar seu tempo, energia e amor para construir outra casa para Sandra, Emma e Molly. ‘O Lugar da Esperança’ é uma metáfora poderosa, porém sutil, para sonhos desfeitos e perseverança. Se você tiver a sorte de encontrar o apoio de uma comunidade calorosa e amorosa, as coisas vão melhorar novamente e você poderá reconstruir o que perdeu porque a esperança continua viva.
Leia também: Doona e Won-jun acabam juntos? Entenda o final do dorama da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.