Irmã Morte, da Netflix, é um filme de terror espanhol dirigido por Paco Plaza. A história gira em torno da Irmã Narcisa, que vem dar aulas para meninas em uma escola que antes da guerra era um convento. Ao tentar obter um sinal da Virgem Maria sobre sua fé, ela se depara com situações que parecem muito mais sombrias do que ela estava preparada.
À medida que uma presença lentamente a faz questionar tudo o que sabe, Irmã Narcisa logo descobre o papel que desempenha no passado sombrio do convento. Há muitos ovos de páscoa e temas que realmente mexem com você. Como tudo fica bastante complicado no final, vamos descobrir como tudo se alinha.
Qual é a trama de Irmã Morte?
Irmã Morte começa com um incidente em 1939, no final da Guerra Civil Espanhola, onde uma jovem tem uma visão da Virgem Maria. Pessoas de todas as aldeias vêm dar uma boa olhada na ‘Menina Sagrada’, que quando cresce se torna a Irmã Narcisa. Muitos anos depois, ela começa a lecionar como noviça em uma escola para meninas carentes, que antes da guerra era um convento. Aqui, ela se depara com a fria Irmã Júlia e a excessivamente simpática Madre Superiora, que se sente abençoada por ter com elas alguém tão divino como Irmã Narcisa.
A Madre Superiora quer que ela seja ordenada logo, mas Irmã Narcisa tem dúvidas. Ela se preparou para ser freira praticante durante toda a vida, mas quando o momento do compromisso se aproxima, ela se assusta e revela isso ao padre em um confessionário. Ela não teve mais visões da Virgem Maria desde a primeira vez, quando era jovem, e sente que precisa de um sinal dela para fortalecer sua fé.
Desde o primeiro dia na sala que lhe foi designada, coisas estranhas começam a acontecer. Ela encontra uma caixa de charutos com a foto da Irmã Socorro e uma tesoura. Cada vez que ela toca nessa foto, a cadeira de seu quarto tomba e ela ouve batidas na porta. Embora ela possa ignorar isso, é mais difícil fechar os olhos aos sussurros das meninas de sua turma, que parecem assustadas com alguma coisa, mas não estão dispostas a compartilhar nenhum detalhe com ela.
Irmã Narcisa também continua tendo pesadelos com coisas ruins acontecendo com ela. Enquanto ela é estrangulada em um deles, outra alucinação durante o dia a faz ver sangue nas mãos enquanto todas as irmãs rezam com ela. Um dia, suas alunas Rose e sua irmã decidem ir ao banheiro à noite. Rose é estranhamente atraída para a banheira, que começa a ferver água sozinha. Mas Irmã Júlia acha que ela está sendo malcriada e a castiga.
Entre pesadelos, alucinações, estranhos desenhos na parede e os segredos das meninas, Irmã Narcisa sabe que há algo mais em jogo. Ela visita Rose para saber mais sobre as coisas estranhas que continuam acontecendo ao notar a tesoura na caixa da Irmã Socorro com Rose. Através de Rose, ela descobre que a irmã Inis, aquela que ela substituiu como professora, foi embora porque ficou com medo depois que algo ruim aconteceu com ela.
Rose sabe que há o espírito de uma jovem com eles, e se ela escrever o nome de alguém no quadro-negro, significa que essa pessoa está amaldiçoada. Rose tenta se ajustar na sala de aula depois disso, mas um dia foge em pânico. As suspeitas de Irmã Narcisa se confirmam quando ela percebe o nome de Rose escrito no quadro, que surge do nada.
Irmã Narcisa quer ajudar Rose a quebrar essa maldição, então ela desenha a última perna do carrasco na parede com Rose, que não deve ser tocado. Rose desaparece repentinamente da sala e, enquanto a procura, Irmã Narcisa entra no confessionário e fica trancada. Ela percebe que o padre com quem está falando pode ser um demônio e, desta vez, mãos se estendem como se quisessem estrangulá-la.
Ela de alguma forma escapa, apenas para encontrar Rose pendurada no teto da caixa. Devastada por esses acontecimentos, Irmã Narcisa faz as malas e caminha direto em direção ao sol, mesmo que seja um eclipse solar, que é conhecido por cegar quem olha diretamente para ele. Mas ela parece estar em transe e não consegue parar de olhar para o sol até que a irmã Julia intervenha. Quando Irmã Júlia a toca, Irmã Narcisa tem vislumbres do passado durante a guerra, quando o convento foi atacado.
Final de Irmã Morte: O que aconteceu com a Irmã Socorro? Quem é a garota? Como eles morreram?
Desde o início, Irmã Socorro parece chamar a Irmã Narcisa de maneira sutil. A caixa no quarto onde Irmã Socorro ficou, a foto dela desaparecida e as batidas misteriosas em sua porta apontam para uma ligação entre elas. Apesar das visões, Irmã Narcisa nunca é ferida, provavelmente indicando que Irmã Socorro sempre a vê como uma aliada do outro lado. E quando perde a visão, ela sabe que precisa tocar na foto da Irmã Socorro para entender pistas escondidas. Irmã Narcisa já sabe pelo toque de Irmã Júlia que uma freira foi estuprada por um dos delinquentes que demoliram a igreja.
Ao segurar a foto da Irmã Socorro após perder a visão, ela começa a ver coisas que não são visíveis para as pessoas com olhos. Ela pode até tocar em carne e osso o fantasma da Irmã Socorro, que segura a mão da Irmã Narcisa para finalmente revelar a verdade que todos queriam enterrar. Irmã Narcisa descobre que Irmã Socorro foi a freira que foi estuprada durante a guerra, e a identidade do pai foi mantida em segredo entre as freiras.
Quando sua filha nasceu, as freiras queriam garantir que ela sempre fosse mantida em segredo. Quando ela era bem mais velha e estava com febre, trancaram a Irmã Socorro em sua cela enquanto levavam sua filha, a jovem, para tomar banho para ajudar a controlar a febre, pois não queriam que ela fosse ao hospital, o que poderia expor a existência dela. As freiras a colocaram na banheira com água quente, mas ela continuou protestando porque não queria ficar longe da mãe.
Enquanto as irmãs continuavam dominando a menina, os gritos pararam repentinamente porque ela bateu com a nuca na banheira e morreu. Sabendo que algo estava errado com a filha desde que os gritos cessaram, Irmã Socorro subiu na mesma cadeira que tombava no quarto de Irmã Narcisa e se enforcou.
Mais tarde, ela foi encontrada pela irmã Júlia, mas ela, junto com a Madre Superiora, decidiu manter esse incidente em segredo por anos, até a chegada da Irmã Narcisa. Seu dom de sentir o sobrenatural era algo sobre o qual até o padre, que poderia ser um espírito maligno, a alertou no confessionário antes, enquanto lhe dizia para ver as coisas sem os olhos.
Como morrem a irmã Julia e a madre superiora?
Quando a Irmã Socorro e a sua filha morreram há muitos anos, as freiras possivelmente mantiveram o espírito da Irmã Socorro dentro da porta que a Irmã Narcisa acabou por abrir. Mas sua filha morreu na banheira, o que pode ser o motivo de seu espírito ainda estar livre e assombrando as meninas, sempre pedindo ajuda. Parece que a filha queria se reunir com a mãe, o que não aconteceu mesmo depois da morte das duas.
Antes de Irmã Socorro ser libertada pela Irmã Narcisa, as meninas e as freiras já começavam a ouvir os gritos da criança enquanto ela lutava para escapar das freiras. Isso parece ser uma indicação do que estava por vir. Irmã Narcisa, após vivenciar o que realmente aconteceu com Irmã Socorro e sentir raiva por isso, foi orientada a finalmente libertar seu espírito do quarto.
Quando seu espírito foi liberado, a Irmã Socorro finalmente se vingou da Irmã Júlia e da Madre Superiora, que ela considerava responsáveis por manter a mãe e a filha separadas e suas subsequentes mortes. A forma como as duas freiras morreram só pode ser descrita como sobrenatural, pois parecia oscilar entre o passado e o presente.
O espírito de Irmã Socorro, por meio de flashbacks, passou a lembrar Irmã Júlia do dia em que ela e sua filha morreram. Ainda no presente, Irmã Júlia começa a imaginar uma versão alternativa de seu passado, o que parece ser uma brincadeira de Irmã Socorro. Nesta versão de vingança, Irmã Socorro acorda após morrer pendurada na corda e começa a assombrar Irmã Júlia.
Irmã Júlia corre pela vida, no presente e no passado, e por onde passa vê Irmã Socorro a seguindo. No presente, ela finalmente chega à sala de aula, onde vê seu nome sendo escrito no quadro, o que significa que agora está amaldiçoada e morrerá em breve.
Depois disso, a Irmã Júlia do passado começa a receber cortes no rosto e finalmente fica abaixo da estátua de Jesus, que cai sobre ela e quebra seu rosto. No presente, ela está suspensa no ar, possivelmente ainda presa naquela visão, mas eventualmente cai e morre. Algo semelhante acontece com a Madre Superiora. Enquanto ora no presente, ela é levada de volta àquele momento do passado em que viu a filha da Irmã Socorro morrer na banheira.
Mas desta vez, quando ela levanta a cabeça, a menina desapareceu e tudo o que resta é uma poça de sangue. Quando ela se abaixa, as mãos de um demônio a agarram para afogá-la na banheira. No presente, também, ela começa a vomitar sangue. E com a visão dela se afogando como seu eu passado, a Madre Superiora finalmente morre sufocada no presente.
O que acontece com a irmã Narcisa?
Irmã Narcisa desempenha um papel fundamental na libertação do espírito de Irmã Socorro para que ela possa finalmente se vingar das freiras e se reencontrar com sua filha. Quando ela chegou ao convento, a voz do padre no confessionário uma vez lhe disse que ela estava naquele lugar por um motivo, e cabia a ela descobrir.
Quando Irmã Socorro se vinga e consegue finalmente matar as freiras que arruinaram sua vida, Irmã Narcisa sabe que, de certa forma, cumpriu seu propósito. Depois que Irmã Narcisa assiste ao lindo espetáculo de uma mãe reencontrando seu filho depois de anos, ela percebe outra coisa também.
Quando Irmã Narcisa era jovem e pensou ter tido a visão da Virgem Maria, o que ela realmente viu foram as silhuetas da Irmã Socorro se reencontrando com sua filha. Este é um momento inovador para ela porque ela sabe que não foi a Virgem Maria quem a levou para este convento, mas algo que pode ser o diabo ou o destino. Ela sabe agora que teve a visão quando era jovem porque era sua responsabilidade finalmente fazer algo assim acontecer.
Quando todos os outros estão mortos, a Irmã Narcisa vive e está presente na última cena de 1991, o que também conecta o filme apropriadamente com sua sequência Veronica. Irmã Narcisa agora está velha e sábia e leciona na escola onde Verônica estuda.
Quando ela é apresentada à turma, ela ainda tem o dom de sentir o sobrenatural, mesmo que não consiga ver claramente com seus olhos normais. Mas quando seus olhos frios alcançam Verônica com um sorriso e um olhar conhecedor, Verônica sabe que algo terrível está para acontecer com ela.
Irmã Morte já está disponível na Netflix.
Leia também:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso canal no WhatsApp ou no Telegram.