Iris Maplewood em ‘Corpos‘ da Netflix é uma detetive cuja vida muda depois que ela se depara com um misterioso cadáver. Sua linha do tempo é 2053, onde Londres foi reconstruída e está sob o controle do Executivo, que afirma ter mudado o mundo para melhor. Mas, é claro, as coisas não são nada do que parecem. O irmão de Iris não concorda com a ideia deste novo mundo sob a liderança de Elias Mannix, mas Iris se dedica à causa pelo que ela lhe deu. Sem o Executivo ela não teria conseguido andar. Como ela perdeu as pernas, como isso influencia sua narrativa e ela compartilha a deficiência com a atriz que a interpreta? Vamos descobrir.
ALERTA DE SPOILERS!
Por que Iris tem um implante na coluna?
Em ‘Corpos’, o momento crucial acontece em 2023, quando Elias Mannix detona uma bomba no coração de Londres, causando a perda de meio milhão de vidas. Na época, Iris tinha cerca de cinco anos e sofreu as consequências da explosão. Ela, seu irmão e muitos outros como eles perderam a capacidade de andar. Não está claro se foi porque eles estavam no raio da explosão e sofreram ferimentos graves que levaram a isso ou se foi depois que Iris e outras pessoas sofreram esse destino. Quando a sociedade foi reconstruída e Elias Mannix assumiu como líder, todos os seus súditos receberam vantagens como SPYNE.
SPYNE é um implante que se conecta à coluna vertebral de uma pessoa e a ajuda a eliminar sua deficiência. Iris não conseguia andar, mas quando recebeu o implante, ela conseguiu. Espera-se que o mesmo aconteça com outras pessoas com outras deficiências. Em troca disso, eles tiveram que aceitar Elias como seu comandante e salvador e seguir as regras estabelecidas para eles no KYAL. Iris queria andar novamente, então, quando lhe pediram para fazer uma escolha, ela escolheu ir com KYAL. O implante deu-lhe um novo tipo de vida, mas também a deixou solitária.
Ao contrário de Iris, seu irmão optou por não fazer o implante. Ele vive com a sua deficiência e, por não ter cedido ao KYAL, tem que viver sem as coisas que esta sociedade oferece aos seus residentes. A sua vida é de luta e miséria, mas ele prefere isso a viver num regime autoritário. Ele incentiva Iris a desistir, mas ela desfrutou dos benefícios do SPYNE e não quer desistir da vida que construiu por nada. Ela gosta do fato de que todas as pessoas têm acesso ao SPYNE em KYAL, e isso a faz acreditar na bondade da sociedade em que vive e a motiva a fazer o que for preciso para protegê-la e a seu líder até descobrir a verdade sobre Elias Mannix.
Shira Haas, intérprete de Iris, é uma pessoa com deficiência?
Iris Maplewood tem uma deficiência em ‘Corpos‘, mas a atriz que a interpreta não, embora Haas tenha passado muito tempo no hospital quando era criança. Ela foi diagnosticada com câncer renal quando tinha dois anos. Durante três anos, ela passou por tratamento intensivo, incluindo quimioterapia, e ao final se recuperou totalmente. Ela chama isso de uma experiência definidora que a fez crescer rapidamente e moldou sua vida e suas decisões. Diz-se que a intensidade dos tratamentos afetou seu crescimento físico e é uma das razões por trás de sua altura comparativamente mais baixa.
Em ‘Corpos’, a personagem de Haas, Iris, tem uma deficiência física que a inibe de andar sem o implante chamado SPYNE. Esta é uma parte importante do caráter de Iris e de suas motivações. Mas como Iris ainda é perfeitamente capaz de andar a maior parte do tempo, a deficiência é mais um artifício para a trama do que um fator definidor no caso dela. Isso exige que Iris se faça passar por uma pessoa sem deficiência na maioria das vezes, porque a maioria das pessoas não sabe que ela usa SPYNE. Esta pode ser uma das razões pelas quais os criadores do programa escolheram uma pessoa sem deficiência para o papel.
Leia também:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.