Seguindo a busca arrogante do estudante de medicina Ziya por uma cura para a doença final, o drama turco da Netflix, ‘A Criatura’, retrata uma história cativante com amor e tristeza em seu centro. Com um pai médico, Ziya cresce cercado por uma série interminável de dor e morte, desenvolvendo rapidamente ressentimento em relação a isso. Como tal, a sua vida está fadada a mudar quando ele viaja para Istambul para estudar e encontra o excêntrico professor Ihsan, que tem a mesma sede de conhecimento que ele.
No entanto, à medida que a dupla embarca numa viagem em busca de glória e significado, a sua experiência, desafiando a ordem natural, transmite-lhes pouco mais do que um futuro sombrio. Dada a natureza emocionante de sua jornada moralmente imprudente, os espectadores devem estar ansiosos para saber como sua história termina. Aqui está tudo o que você precisa saber!
ALERTA DE SPOILERS!
Resumo da 1ª temporada de A Criatura
O capitão Ömer e os seus homens estão enfrentando as montanhas cobertas de neve que, segundo rumores, contêm baús cheios de fortuna, quando um homem macabro deposita o seu companheiro doente no acampamento de Ömer antes de desaparecer novamente. Quando o homem, Ziya, acorda, ele diz aos caçadores de tesouros que trouxe seu companheiro macabro de volta à vida. Assim, Ömer, mais do que intrigado com a estranha dupla, incita Ziya a partilhar a sua história com eles.

Desde muito jovem, Ziya ostenta uma mente curiosa e inteligente e continua fascinado pelo trabalho de seu pai, Muzaffer, como médico local. Enquanto a criança descobre o milagre da medicina, ela também se familiariza com suas muitas deficiências. Como resultado, ao descobrir a fábula do Livro da Ressurreição, o menino fica obcecado com a ideia de preservar a vida mesmo da morte.
Ao atingir a maioridade, Ziya deixa sua casa, Bursa, e vai para a Academia de Medicina, na esperança de ampliar os horizontes de seu conhecimento em mais de uma maneira. Recém chegado à cidade, o jovem conhece um estranho que promete entregar-lhe o Livro da Ressurreição em uma pousada. No entanto, o outro homem acaba sendo um bandido que simplesmente nocauteia Ziya e o rouba. Sem dinheiro sobrando e com muito orgulho para contatar seu pai, o homem vagueia até encontrar uma perspectiva de Hamdi, um gentil dono de restaurante.
Enquanto Ziya trabalha para Hamdi e fica nos fundos de seu estabelecimento, ele percebe Ihsan, o professor peculiar que ele viu na academia tarde da noite. Acontece que Ihsan era professor, mas foi demitido da Academia há muito tempo devido ao seu intelecto e raiva não convencionais. Ziya só consegue manter distância do homem por um certo tempo até que ele se aproxime dele depois de ser expulso da escola por questionar as ideias de seu professor.
Ihsan, amigo do pai de Ziya, ajuda a criança. Mesmo assim, ele permanece reservado sobre si mesmo, o que desperta a curiosidade do mais jovem. Eventualmente, Ziya engana Ihsan fazendo-o pensar que ele contraiu a peste bubônica. Como tal, o professor finalmente o conduz para dentro de sua casa.
Ziya aproveita a oportunidade para sedar Ihsan e descobrir os segredos de sua casa. Ele percebe que Ihsan tem o Livro da Ressurreição e está buscando o mesmo conhecimento que Ziya deseja. Portanto, quando Ihsan fica consciente, Ziya ameaça expô-lo aos habitantes da cidade, a menos que ele permita que o aluno ajude em seu experimento. Além disso, Ziya também esconde o livro depois de memorizá-lo, tornando-se o único recurso para Ihsan.
Consequentemente, Ziya e Ihsan formam pares, com o ex-homem preenchendo as lacunas que faltam no experimento com sua disposição de jogar rápido e solto com sua moral. Depois de decifrar os quebra-cabeças do livro, o professor e o aluno realizam seu primeiro experimento com um cadáver humano roubado. O experimento vai para o sul, queimando o cadáver e matando Ihsan. Mesmo assim, Ziya, perturbado, recusa-se a desistir e amarra Ihsan à sua máquina, trazendo o seu amigo de volta à vida.
No entanto, Ziya logo percebe que Ihsan, que retornou, é apenas uma sombra de seu antigo eu e quase não é humano. Assim, atormentado pela criatura de sua própria criação, Ziya abandona Ihsan e foge de Istambul de volta para Bursa. Enquanto isso, Ihsan perambula por aí, recém-nascido e igualmente indefeso. Portanto, sua vida muda para melhor quando ele é recrutado pelo circo de Vasili, onde os desajustados da sociedade o amam e cuidam dele como se fossem seus.
No entanto, o tempo de Ihsan com eles termina em breve, e ele tem que retornar à solidão até que sua peregrinação o leve à casa de Seher. Na casa de campo, Ihsan encontra uma chance improvável de amor e uma família com a neta grávida de Seher, Esma. Eventualmente, até isso é roubado dele quando homens chegam para matar Esma por sua “impureza”. No final, Ihsan percebe que seu único farol de esperança é o homem que o fez passar pelo inferno apenas para devolvê-lo a uma vida infernal: Ziya.
Final de A Criatura: Ziya morre?
Após a transformação de Ihsan, Ziya percebe o horror de suas ações ao ver que a criatura que ele trouxe está longe de seu antigo amigo. Ele finalmente entende as lições que seu pai e Hamdi tentaram lhe ensinar sobre sua arrogância e ambições que o levaram muito perto do sol. Embora Ziya acreditasse que teria revolucionado a medicina ao trazer Ihsan de volta à vida, ele apenas desafiou o destino e condenou Ihsan a uma segunda chance infernal na vida.

Como tal, Ziya corre para esquecer seus próprios pecados, abandonando Ihsan e buscando a vida que ele tinha antes de deixar sua obsessão enlouquecida tomar conta de sua alma. Quando seu pai e sua noiva Asiye perguntam sobre sua estada em Istambul, o homem permanece esquivo, garantindo-lhes que não gostariam de se tornar o público de sua recontagem. Enquanto todos percebem sua mudança, eles esperam por sua recuperação e seguem com suas vidas.
Da mesma forma, Ziya pede Asiye em casamento e pede que ela viaje para a casa da fazenda da família, onde poderão constituir família juntos. Ziya não consegue mais alimentar seu intelecto e sede de conhecimento porque sabe que esse caminho só levará à autodestruição. Em vez disso, ele quer renunciar ao sonho de se tornar médico e viver uma vida tranquila com seu amor. Consequentemente, segue-se um casamento e Ziya cavalga até a casa da fazenda com Asiye para a lua de mel.
No entanto, Ihsan, um convidado devido à sua suposta morte, entra furtivamente na carruagem do casal e os embosca na casa da fazenda. Finalmente confrontando seu criador, Ihsan obriga Ziya a enfrentar as consequências de suas ações. Depois de ameaçar a vida de Asiye, Ihsan toma Ziya como refém e o arrasta para as montanhas nevadas, onde enterrou temporariamente o corpo de Esma.
Na caminhada montanha acima, Ihsan conta suas experiências para Ziya, relembrando sua época no reino do inferno, onde viu o passado e o futuro. Ele também compartilha suas experiências após o renascimento enquanto caminhava pela Terra sem saber mais quem ele era. Em última análise, Ihsan chegou à conclusão de que a humanidade é intrinsecamente má, envolvida na sua teia de mentiras. No entanto, resta uma verdade que faz a existência valer a pena: o amor.
Consequentemente, agora que Ihsan perdeu seu amor, ele quer que Ziya traga Esma de volta à vida. No entanto, no meio da jornada, Ziya adoece, obrigando Ihsan a deixá-lo na porta de Ömer para ajudá-lo a se recuperar.
À medida que Ziya conta toda a história para Ömer, ele recebe alguma clareza própria. Ao enfrentar suas ações imorais e suas consequências dolorosas, Ziya se curou e chegou a um destino pacífico. Desde que ele finalmente assumiu a responsabilidade por seus pecados, Ziya não é mais assombrado por eles. Mesmo assim, a sensação não dura muito.
Ihsan precisa da ajuda de Ömer e de seus homens para arrastar o cadáver de Esma montanha abaixo. Portanto, ele lhes traz o tesouro que eles procuravam para ganhar seu favor. Mas, é claro, os caçadores se voltam uns contra os outros por causa do saque assim que Ihsan o traz. O confronto termina em tiroteio e Ziya é pego no fogo cruzado.
Ziya sangra até a morte nas montanhas nevadas, acompanhado pela criatura que ele criou em busca da imortalidade arrogante. Mesmo assim, o homem deixa uma última carta para sua amada Asiye, pedindo-lhe que o esqueça enquanto implora por perdão dela.
Ihsan ressuscita Esma?
Após a morte de Esma, Ihsan não tem muito mais motivos para viver. A criatura ressuscitada, que se tornou um homem por mérito próprio e de seus novos amigos, encontrou um pressentimento único dentro de Esma. A jovem foi estuprada pelo primo, que ameaçou matá-la caso ela revelasse o crime. Como resultado, sua família se voltou contra ela quando ela engravidou, decidindo que ela tinha poucas virtudes. Como seu pai e outros parentes do sexo masculino se recusaram a acreditar em seu relato, sua mãe a ajudou a viajar até a casa de Seher para escapar da ordem de assassinato de sua família.

Por isso, Esma vive enclausurada nas quatro paredes da avó, escondida de olhares indiscretos, até que a chegada de Ihsan traz uma novidade para a jovem. Os dois se apaixonam pela parede compartilhada através de uma pequena janela, unindo-se aos maus-tratos devido a eventos fora de seu controle. Embora Ihsan se recuse a deixar Esma ver seu rosto cheio de cicatrizes por medo de ganhar seu ódio, a mulher eventualmente o vê quando está em trabalho de parto e ele corre para ajudar.
Assim, o casal passa a conviver com o filho de Esma, a quem Ihsan ama como se fosse seu. Inevitavelmente, os habitantes da cidade descobrem Esma devido ao choro de seu bebê, e Ihsan decide se casar com ela para acabar com sua vida reclusa. Mesmo assim, a mulher morre naquele dia, despertando uma fera dentro de Ihsan que destrói os assassinos de Esma.
Como tal, quando Ziya finalmente morre naquela montanha, Ihsan perde sua última esperança. Desde o seu renascimento como alguém não exatamente humano, mas nada mais, Ihsan sofreu imensas perdas. Primeiro, seu criador o abandonou, e a vilania alheia o expulsou da família que encontrou dentro do circo. Da mesma forma, Esma também foi tirada dele simplesmente por causa da incapacidade dos humanos de fazerem as pazes com pessoas que decidiram excluir da norma.
Como Ihsan será para sempre diferente da sociedade nesta sua segunda vida, ele decide desistir da vida de uma vez por todas. Mesmo que o homem pudesse ter seguido um caminho semelhante ao de Ziya e permitido que a obsessão tomasse conta dele, ele decide desistir enquanto está à frente. Depois de instruir Ömer a compartilhar o tesouro com o filho de Seher e Esma, Ihsan carrega Ziya até o pico de uma montanha, onde ele descansa ao lado dele. Permitindo-se sucumbir à natureza, ele morre congelado ao lado do homem que o matou e criou. Enquanto isso, Ömer transcreve a história de Ihsan e Ziya como um conto preventivo sobre a arrogância e as ambições pecaminosas da humanidade.
Leia também: Cidade Perdida | Entenda o final do filme disponível na Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.