‘Projeto Gemini’ acaba sendo uma coleção de ótimas cenas de ação, tecnicamente bem feitas, mas ainda se recuperando de um cenário sério do tipo “já fiz aquilo”, intermitentemente separadas por cenas de jargão que definem aquelas cenas de ação. Infelizmente, tudo isso está atolado por um roteiro terrivelmente desatualizado que, mesmo nas partes mais sem brilho, segue inteiramente os livros. Não é nenhuma surpresa, então, que o filme seja praticamente desprovido de qualquer coisa e se mova em um ritmo completamente previsível, incluindo o final que iremos discutir.
Se você quer dissecar melhor essas partes do filme, está no lugar certo!
ALERTA DE SPOILERS!
Sinopse de Projeto Gemini
O filme gira em torno de Henry Brogan, um assassino de elite e o melhor no ramo, e o filme não perde tempo em estabelecer isso, praticamente abrindo com uma sequência dele atirando em um homem e atirando nele a quase dois quilômetros de distância, enquanto o homem está em um trem-bala em alta velocidade, movendo-se a 348 km/h. Mais tarde, ele cita que atirou no pescoço do homem, um suposto bioterrorista, quando ele queria atirar na cabeça dele, como um dos muitos motivos pelos quais ele estava desiludido com seu trabalho atual, querendo assim se aposentar. Ele conhece o gerente do barco alugado, Danny, e navega ao encontro de um antigo assessor, Jack Willis, que revela que o homem que Henry matou era inocente e que sua agência pode estar falsificando arquivos de suas vítimas para fazê-lo fazer o trabalho sujo.
Enquanto fica abalado com a revelação, ele exige um encontro com o informante de Jack, Yuri, e vai embora. Percebendo que Danny também era um colega agente, ele faz amizade com ela e se abre com ela sobre sua aposentadoria. Enquanto isso, a agência de Henry, percebendo que ele agora estava ciente de seu engano, decide exterminá-lo, enquanto Clay Varris, chefe da GEMINI, uma unidade secreta de operações secretas, tem permissão para ir atrás dele com sua “arma especial”.
O que é o Projeto GEMINI?
O mesmo também se confirma quando Henry consegue se encontrar com Yuri, que lhe conta sobre o programa de clonagem e que o homem que ele matou a bordo do trem fazia parte do projeto, tendo descoberto a maneira de criar clones “perfeitos” que poderiam não sentir dor, emoções ou tinha consciência, revelando os planos vilões de Varris de “brincar de deus”.
Henry então tenta entrar em contato com o chefe de sua agência para que Danny seja pego por Junior, na tentativa de conversar com ele para revelar a natureza do plano de Varris para ele. Ele o faz, depois de enganá-lo em uma de suas armadilhas, tentando persuadi-lo, revelando traços secretos que só poderiam ser conhecidos pela pessoa. Junior, de coração partido, confronta Varris no GEMINI, que revela que a clonagem é verdadeira, mas reforça que não o viu menos que um filho e o criou como tal, e não como o experimento que deveria ser.
Final explicado
Convencido do contrário, Junior localiza Henry e o envenena com veneno de abelha para verificar se ele estava falando a verdade, já que ambos eram alérgicos a abelhas. Com isso confirmado, os dois se aliam para derrubar Varris e o programa GEMINI. No entanto, Clay, agora ciente disso, os embosca, matando Baron, enquanto Danny e Henry tentam lutar contra a unidade de operações secretas que ele trouxe com ele. Junior enfrenta Varris e o deixa inconsciente.
Depois de derrotar o time juntos, o trio agora enfrenta um terceiro clone trazido por Varris, que revelou ser a versão de Henry que não sentia dor ou emoções. Embora inicialmente quase sobre-humano e aparentemente sobre-humano, ele também é rapidamente derrubado pelo trio. Varris, agora derrotado, tenta justificar porque fez o que fez com o programa GEMINI. No entanto, quando Junior está prestes a matá-lo, Henry o convence a não fazê-lo, instando-o a desistir da vida que estava perseguindo e buscar coisas melhores, nocauteando o próprio Varris.
Poucos meses depois, o chefe da agência garante a Henry que o programa GEMINI foi encerrado para sempre e todos os seus laboratórios fechados. Com Henry oficialmente aposentado agora, ele se encontra com Junior mais tarde, dando-lhe sua identidade oficial, enquanto Junior revela que assumiu uma nova identidade sob o nome de Jackson Brogan. O filme termina com uma nota otimista, com o trio saindo planejando o futuro de Jackson.
Leia também: O Monstro que Vive em Mim | Hannah morre? Entenda o final do filme do Star+
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.