Tudo Pra Ontem não tem medo de se divertir. Ao longo de seus oito episódios, seguimos Mia Polanco (Sophie Wilde) de festa em casa, e mergulhamos em uma noite à fantasia para sempre. Mas o que realmente está acontecendo por trás de todas essas grandes noites? A diversão chega ao fim no início do final, quando a mãe de Mia, Viv (Vivienne Acheampong), percebe que a recuperação de sua filha de um transtorno alimentar não está indo tão bem quanto todos imaginam.
Viv encontra uma pilha de recipientes com refeições não consumidas no baú do quarto de Mia – acontece que Mia não come há dias. A colega de quarto de reabilitação de Mia, Jenna (Chloe Acland), morreu recentemente de distúrbios alimentares, e Viv está com medo de que Mia possa acabar da mesma maneira. Então, quando Mia se depara com sua mãe no meio da descoberta, Viv diz a ela que é hora de voltar ao tratamento hospitalar.
Ao pensar em ter que voltar para a reabilitação, Mia vai embora. Ela convence sua paixão, Carli (Jessie Mae Alonzo), a se juntar a ela enquanto ela corre para verificar itens de sua lista de desejos. Eventualmente, Mia se abre com Carli sobre o motivo de seu comportamento imprevisível: o tempo médio de recuperação da anorexia é de sete anos. Mia está desesperada por um dia “livre” diante de uma batalha aparentemente interminável para sobreviver.
A criadora de Tudo Pra Ontem, Ripley Parker, diz que a estatística de sete anos é real e foi compartilhada com os escritores da série por um consultor de transtornos alimentares. “[Essa cena] é um grande momento ‘aha’ para entender Mia como personagem e até que ponto ela está passando por essas experiências e tentando se forçar a se recuperar muito rapidamente”, disse Parker a Tudum.
“[Ela diz:] ‘Preciso melhorar agora para poder fazer todas essas coisas e ser normal agora’, em vez de tomar medidas cuidadosamente consideradas para um futuro mais saudável”, continua Parker. “De repente você entende o quanto ela está apavorada em saber o quanto ainda tem pela frente.”
Enquanto Mia inicialmente foge para casa para evitar tratamento, sua conversa com Carli a leva ao Dr. Nell (Stephen Fry). Ele consola Mia e a parabeniza pelo quão longe ela chegou. Apesar da recente fase difícil de Mia, ela foi mandada para casa com uma dedicação renovada à recuperação.
Mergulharemos mais na entrevista que a criadora deu para o Tudum para entendermos o final da primeira temporada da série.
O que acontece no final de Tudo Pra Ontem?
Na penúltima cena do episódio final, Mia agradece a Cam (Harry Cadby) por “salvá-la” ao informar seus pais sobre sua doença meses antes. Ela então promete a ele, Will (Noah Thomas) e Becca (Lauryn Ajufo) que trabalhará para melhorar.
“Grande parte do final de Mia é aprender o que o processo de recuperação significa para ela”, diz Parker. Embora Mia possa ter acreditado que poderia chegar rapidamente a um ponto onde a alimentação desordenada não poderia mais afetá-la, isso não é verdade. “Ela teve que perceber que não seria tão fácil ou linear”, diz Parker. “Haverá retrocessos e haverá momentos em que ela precisará de ajuda. Mas isso não significa que ela não esteja progredindo. E isso não significa que seja hora de desistir.”
Embora a jornada de Mia esteja no centro de Tudo Pra ontem, todos os seus entes queridos também estão crescendo – e guardando segredos.
Por que Mia não gosta de Alison também?
Alison (Niamh McCormack) é a garota mais popular da Westmere School. Ela também é a pessoa que mais gosta de Mia. Ela diz a Mia no episódio 5 que ela é sua “maior fã” e elas logo se tornam namoradas. Mia também perde a virgindade com Alison. Mesmo assim, Mia sente saudades de Carli e a beija no episódio 7. Essa traição é particularmente devastadora para Alison, já que o beijo acontece na extravagante festa de aniversário que ela dá para Mia.
Até a própria Parker ficou surpresa com o desenvolvimento do drama Alison-Mia-Carli. Alison foi inicialmente concebida para ser uma personagem secundária que ajudou a fazer o mundo escolar de Mia parecer um pouco maior, explica a criadora da série. Enquanto Parker escrevia, no entanto, o relacionamento “espirou em um lindo triângulo amoroso”, diz ela. “Mas Mia não está realmente ouvindo Alison. Alison tem um jeito de demonstrar emoções e interagir com as pessoas que é tão estranho para Mia que ela realmente não entende o quanto ela significa para Alison ou o quanto Alison gosta dela.”
E, o mais importante, Mia “não entende que pode machucar Alison. Como resultado disso, ela realmente quer.”
O que acontece entre Alison e Cam em Tudo pra Ontem?
No final de Tudo Pra Ontem, Alison e Cam estão com o coração partido. Alison está se recuperando do rompimento com Mia, e Cam está sofrendo com a rejeição depois de dizer a Becca que a ama. Eles concordam em ficar, nas palavras de Cam, “muito bêbados” juntos. Na manhã seguinte, Alison manda uma mensagem para Cam dizendo que ela “não consegue acreditar no que eles fizeram ontem à noite”. Embora não saibamos exatamente o que aconteceu, está claro que Alison e Cam agora estão escondendo algo de seus respectivos ex-namorados.
“Se eu fizesse do meu jeito, cada episódio terminaria com um abraço coletivo, e todos eles se separariam como bons amigos. Mas aparentemente você não pode fazer isso”, diz Ripley rindo. “[O resto da equipe] continuou me dizendo para jogar mais coisas nos personagens.”
Um segredo muito sexy entre Cam e Alison acabou sendo exatamente a reviravolta que esse grupo de amigos precisava. “E os dois são tão altos que faz sentido”, acrescenta Parker.
O que vem por aí para Cam e Becca em Tudo pra Ontem?
Cam e Becca passam por muita coisa apenas no final. Cam confessa seu amor por Becca. Ela evita responder, em vez disso sai para passar um tempo com seu novo namorado Jonah (Kiran Krishnakumar). Algo acontece entre Cam e Alison. E na manhã seguinte, Becca anuncia sua separação de Jonah, deixando Cam sem palavras.
Parker, pelo menos, está torcendo pelo futuro de Becca e Cam. Especialmente porque o relacionamento deles nem sempre foi planejado. “Quando eu escrevi originalmente, eles acabariam se tornando amigos”, explica ela. “Seria um longo caminho de perdão entre os dois… e eles [eventualmente] seriam melhores amigos pelo tempo que passaram em um relacionamento.”
Mas então a equipe de Tudo Pra Ontem conheceu seus retratadores, Ajufo e Cadby. “Harry e Lauryn tiveram uma química insana”, diz Parker. Então, tudo mudou. “Foi tão comovente ver um relacionamento como o de Cam e Becca se desenrolar, e ver alguém como Cameron – que é tão impactado por uma cultura de masculinidade tóxica – realmente, realmente se abrir para Becca, e se abrir para se machucar, o que ele infelizmente faz.
Aliás, quem é a namorada do Sr. Polanco?
Carol (Lucy Liemann), mãe de Jenna, está namorando o pai de Mia, Rick (Alex Hassell). É Carol quem conta a Mia sobre a morte de Jenna. Migalhas que sugerem o romance de Rick e Carol são descartadas lentamente. No episódio 5, descobrimos que Rick está traindo Viv e está se divorciando de sua esposa para ficar com sua misteriosa nova namorada. No início do final, Rick revela que conheceu seu novo parceiro em um grupo de apoio para pais nas instalações de Mia – reuniões em que Viv nunca compareceu. Então, na cena final de Rick, vemos ele entrar em um carro com Carol e beijar seu pulso.
Os escritores de Tudo Pra Ontem entenderam a gravidade de escrever o final de Rick. “Há muita água debaixo da ponte entre Mia e Rick. Queríamos deixá-los em um lugar de esperança, mas precisávamos de algo para trazer as pessoas de volta”, diz Parker. Um caso com a mãe de Jenna foi a surpresa perfeita. “Todo mundo estava [tipo], ‘Oh, isso é bom!’” Parker revela.
Time Wheo? Time Wheo.
Você pode chamá-los de Wheo ou Thill, mas, de qualquer forma, Parker mal pode esperar que os espectadores enviem a inesperada união do amorfóbico Will e do barco dos sonhos de Westmere, Theo (Robert Akodoto). “Eu simplesmente acho que eles são adoráveis”, diz Parker.
Will não vê sua história de amor com Theo chegando. Eles se conectam durante a festa em casa do Episódio 4 e flertam com um relacionamento pelo resto da temporada.
“Adoro ver Will desconfiar do quão legal Theo é, porque ele é um cara muito legal”, diz Parker. “Assistindo primeiro, você tem aquela reação, tipo, ‘Qual é o seu jogo? O que você quer? O que você está procurando?’”
Mas Theo não tem segundas intenções. Ele simplesmente gosta de Will. Embora Will machuque Theo no episódio 7 – zombando de sua “paixão emo” – eles conversam sobre seus problemas no final. Will pede desculpas em lágrimas por suas palavras cruéis e Theo o perdoa.
“Ver Will derrubar algumas de suas barreiras e ficar vulnerável com Theo – achei isso muito, muito comovente de assistir”, diz Parker. “Aquela cena no final realmente me pegou.” Tudo Pra Ontem fará isso com você.
Leia também: A Roda do Tempo | Ishamael morreu? Entenda o final da 2ª temporada
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.