A série da HBO Max Nossa Bandeira é a Morte (Our Flag Means Death), estrelada por Rhys Darby e Taika Waititi, pode parecer baseada em uma premissa estranha. O que motivaria um cavalheiro já rico a recorrer à pirataria, e por que uma lenda do alto mar como o próprio Barba Negra levaria um capitão tão inexperiente sob suas velas? A série toma algumas liberdades com a história, mas Stede Bonnet, ou o “Cavalheiro Pirata”, foi uma pessoa muito real que deixou a vida da pequena nobreza para cometer crimes em alto mar em 1717. Por que ele fez essa escolha permanece um mistério, mas ele teve muitas aventuras ousadas em sua curta e inesperada carreira como pirata.
Quem foi Stede Bonnet, o “cavalheiro pirata”?
Stede Bonnet nasceu em Barbados em 1688. A maior parte de sua vida foi mais ou menos o que se esperaria de um cavalheiro rico. Seus pais morreram quando ele ainda era muito jovem e ele herdou uma grande plantação de açúcar. Casou-se em 1709 e teve quatro filhos. Ele serviu no exército britânico como major e, em 1716, foi nomeado juiz de paz – mas então sua vida tomou um rumo inesperado. Talvez os seus deveres como Juiz de Paz pesassem muito sobre ele. Talvez ele estivesse tendo problemas financeiros (ele teria pedido uma quantia considerável de dinheiro emprestada nessa época). Talvez, como foi sugerido, ele estivesse sentindo dúvidas e desconforto em ser marido e pai. Seja qual for o motivo, ele comprou um navio e contratou uma tripulação de 70 homens (seus problemas financeiros evidentemente não eram tão terríveis assim) e partiu, deixando sua esposa e filhos para trás.
Foi só depois de Bonnet ter zarpado que ele disse à sua tripulação que o seu principal dever era a pirataria. Ele então lhes ofereceu uma escolha muito clara; saquear e pilhar e receber uma parte dos lucros além dos seus salários, ou serão abandonados. Ele chamou seu navio de Revenge e, apesar de sua inexperiência, conseguiu atacar vários navios mercantes na costa da Virgínia. Ele queimou todos os navios de sua casa em Barbados para evitar que notícias sobre sua nova carreira se espalhassem.
Qual era a relação entre Stede Bonnet e Barba Negra?
O Revenge atracou em Honduras, onde Stede Bonnet conheceu Edward Teach, mais conhecido como “Barba Negra”, e os dois começaram a navegar juntos. No início, eles navegaram como dois capitães aliados, mas uma noite, Barba Negra embebedou Bonnet e o convidou para embarcar em seu próprio navio, o Queen Anne’s Revenge. Ele teria dito a Bonnet que não precisava “se preocupar” em ser capitão e enviou seu próprio homem, o tenente Turner, para o capitão Revenge. Ele teria sido visto a bordo do Queen Anne’s Revenge em seu vestido de manhã e mantinha uma biblioteca considerável a bordo.
Barba Negra e o Pirata Cavalheiro embarcaram em muitos ataques juntos e acumularam mais três navios em sua frota antes de Barba Negra sugerir que Bonnet buscasse a Anistia Real. Mais tarde, Bonnet receberia o perdão que buscava, com a condição de se tornar um corsário e ajudar o governador a capturar o notório Barba Negra. Quando Bonnet voltou da missão, ele encontrou seu navio abandonado e 25 tripulantes abandonados, então ele assumiu o comando de seu navio mais uma vez e resgatou sua tripulação. Bonnet perseguiu Barba Negra por um curto período, mas logo desistiu, e sua carreira como corsário licenciado não durou muito. Em vez de atacar navios espanhóis como o governador ordenou, ele logo retornou à sua carreira independente como pirata freelancer, assumindo o nome de “Capitão Thomas” e mudando o nome de seu navio para Royal James para evitar ser pego por quebra de contrato.
A vida real de Stede Bonnet é quase mais estranha que a ficção
Apesar de seu título de Cavalheiro Pirata, Stede Bonnet não foi necessariamente considerado o cavalheiro gentil que é em Nossa Bandeira é a Morte. Ele tinha a reputação de ser duro tanto com seus prisioneiros quanto com os membros de sua tripulação; na verdade, costuma-se dizer que ele é o inventor da punição de andar na prancha, popularizada por histórias fictícias do alto mar. Ele continuou a navegar com seus agora 40 homens, atacando navios e pilotando seu Jolly Roger personalizado, até um dia fatídico em julho de 1718, quando atracou o recém-nomeado Royal James no rio Cape Fear para reparos.
O coronel William Rhet, oficial designado para pôr fim aos crimes marítimos, procurava piratas nas proximidades. Sua presa original Charles Vane (cujo nome você pode reconhecer da série Black Sails da Starz) havia escapado dele mas assim que ouviu rumores de que Bonnet havia sido visto na área ele virou as velas de seus dois navios de guerra Henry e Ninfa do Mar em direção ao Rio Cape Fear. A batalha que se seguiu durou dias e todos os três navios encalharam em águas rasas. Eventualmente, Bonnet e sua tripulação foram derrotados. Aparentemente, Bonnet queria explodir a si mesmo e a seu navio em vez de se render, mas sua tripulação se opôs à sugestão. Por ser um cavalheiro nobre, Bonnet foi mantido na casa de um marechal em vez de ir para a prisão com sua tripulação. Ele subornou o marechal para deixá-lo escapar, mas William Rhet o perseguiu e o levou de volta ao cativeiro. Apesar de seu status, seus pedidos de misericórdia foram ignorados. Ele foi considerado culpado e condenado à morte. Stede Bonnet foi enforcado em 10 de dezembro de 1718, supostamente enquanto segurava um buquê de flores amassado.
Stede Bonnet foi pirata por menos de dois anos. A escolha da carreira foi tão repentina e inesperada que os historiadores ainda ficam perplexos. Alguns suspeitam de problemas de saúde mental. Outros dizem que a dor de perder um de seus filhos pode tê-lo levado ao limite. Parece improvável que, como sugeriram alguns historiadores, uma simples frustração com a esposa pudesse levá-lo a medidas tão drásticas. Da mesma forma, se problemas financeiros o tivessem levado para o mar, certamente ele teria se contentado como corsário em vez de retornar à pirataria. Talvez o motivo de Stede Bonnet seja algo que Nossa Bandeira é a Morte realmente não embelezou. Talvez Stede Bonnet quisesse apenas aventura e uma vida fora do que se esperava dele.
A segunda temporada de Nossa Bandeira é a Morte já está em exibição na HBO Max.
Leia também: 5 motivos para assistir “Nossa Bandeira é a Morte” na HBO Max
Se você ainda não é assinante da HBO Max, pode assinar clicando aqui.
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.