16 Facadas (‘Totally Killer’) do Prime Video é um filme perfeito para o Halloween, com sua mistura de ficção científica com terror e comédia. Uma combinação como essa geralmente não é fácil de realizar e, embora ‘16 Facadas’ às vezes tropece, é, no geral, um filme muito divertido. O longa brinca com os elementos que poderiam ter atrapalhado a narrativa e traz um toque novo e divertido, principalmente a parte ambientada nos anos 80. Com tanta coisa acontecendo no filme, há várias coisas que o espectador pode perder se não prestar atenção. Aqui damos uma olhada em tudo o que acontece no final e o que isso significa para a protagonista.
ALERTA DE SPOILERS!
Sinopse de 16 Facadas
Jamie, de 16 anos, mora em uma cidade onde três meninas de 16 anos foram mortas por um serial killer há 35 anos. Estes foram os únicos assassinatos brutais na cidade e tornaram-se uma lenda local porque o assassino nunca foi capturado. Sua mãe, Pam, está preocupada com ela, o que irrita Jamie porque ela acha que Pam está exagerando nas coisas. No entanto, no Halloween, o assassino do Sweet 16 retorna e mata Pam. Ele também tem como alvo Jamie e, enquanto foge dele, ela entra em uma máquina do tempo que a leva de volta ao dia do primeiro assassinato. Esta é a chance de Jamie pegar o assassino e impedi-lo de matar as três meninas e sua mãe no futuro.
Final de 16 Facadas: Quem é o assassino?
Em 1987, Jamie conhece mais sobre as três garotas – Tiffany, Heather e Marisa, que foram mortas na linha do tempo original. Ela também descobre que sua mãe, Pam, era próxima das meninas, por isso talvez ela tenha entrado no radar do assassino. Jamie imagina que alguém deve ter rancor das quatro meninas, chamadas coletivamente de Mollys, e é por isso que o assassino não foi atrás de mais ninguém.
É claro que as Mollys são as garotas más da escola. Elas são conhecidos por serem rudes e insensíveis e não se importam se estão ferindo os sentimentos de outras pessoas. Uma das garotas que elas magoaram com suas palavras foi Trish. As Mollys zombaram de seu peso e a chamaram de Fat Trish, que mais tarde morreu em um acidente de carro. Só muito mais tarde é que Jamie descobre que as Mollys, exceto Pam, embebedaram Trish na noite em que ela morreu.
Correram rumores de que Trish estava tendo um caso com o treinador e dormindo com ele. As Molly queriam confirmar, então a embebedaram e ela confessou tudo. Quando elas zombaram dela, ela ligou para o namorado e foi embora. Ninguém a impediu, mesmo sabendo que Trish estava bêbada demais para dirigir. Isso a levou a bater o carro e ela morreu na mesma noite. Ninguém sabia disso, exceto as três Mollys e o namorado de Trish, e é ele quem se vinga matando-as.
O namorado de Trish era Doug Summers, que no futuro será o diretor da escola. Poucas pessoas sabiam que ele e Trish estavam namorando, e talvez por isso ele tenha ficado fora do radar. Sua briga era apenas com Tiffany, Heather e Marisa, que intimidaram Trish e foram responsáveis por sua morte. Então, ele os matou para vingar a morte de sua namorada. Pam não estava envolvida neste incidente, e é por isso que ele não a matou.
Quem mata a mãe de Jamie?
Quando a identidade de Doug é revelada, seu motivo também vem à tona. Faz sentido por que ele iria querer matar Tiffany, Heather e Marisa, mas por que ele iria atrás de Pam se ela não teve nada a ver com a morte de Trish? Por que ele deixaria o bilhete para ela, dizendo que um dia viria buscá-la? Por que ele esperaria 35 anos para fazer isso? A verdade é que ele não matou Pam. A onda de assassinatos de Doug terminou há 35 anos. Ele nunca teve a intenção de matar Pam e não deixou nenhum bilhete no armário dela na tentativa de aterrorizá-la. Foi Chris, o podcaster de true crime que também serviu como guia turístico e orientou as pessoas sobre os crimes cometidos pelo Assassino Sweet 16.
O pai de Chris era um jornalista vencedor do Prêmio Pulitzer e Chris queria ser igual a ele. Porém, ele não tinha talento nem carisma para ser esse tipo de repórter, por isso ainda está preso em Vernon, obcecado por um caso de 35 anos. O problema era que ninguém se importava mais com isso. O assassino do Sweet 16 nunca mais voltou e, como não havia pistas para pegá-lo, ele provavelmente ficaria nas sombras para sempre. A única outra pessoa ainda interessada em pegá-lo era Pam, que queria saber o que aconteceu com seus amigos.
Quando nada deu certo para Chris, ele decidiu que a única maneira de tornar seu podcast e sua investigação relevantes novamente era trazer o assassino de volta. Ele não sabia quem era, então ele se tornou o assassino. Quando se tratava das vítimas, ele imaginou que Pam deveria morrer. Suas amigas foram mortas há 35 anos e, se ela morrer, isso será vinculado ao caso anterior, criando uma narrativa emocionante para Chris relatar. Ele falsificou a nota, alegando que o assassino entrou no armário de Pam após seu último assassinato para criar outra ligação.
Enquanto Jamie está no passado tentando resolver o caso, sua amiga Amélia tenta consertar a máquina para recuperá-la. Quando Chris descobre isso, ele mantém contato com Amelia. Quando a máquina é consertada, ele a utiliza para viajar no passado, possivelmente para descobrir a verdadeira identidade do assassino. Quando Doug é morto e Marisa ainda está viva, Chris termina o trabalho, confirmando a teoria de Jamie de que havia dois assassinos.
Com as três meninas mortas e o dia prestes a terminar, Lauren diz a Jamie para usar a máquina do tempo e voltar ao passado; caso contrário, ela ficará presa lá para sempre. Enquanto ela corre em direção à máquina, Chris a segue. Eles entram na máquina, onde ele tenta matá-la, mas no final ela consegue dominá-lo e o mata.
Jamie salva a mãe dela? Ela muda o futuro?
Quando Jamie chega ao futuro, ela percebe que as coisas mudaram por causa de suas ações no passado. Felizmente, seus pais, que se reuniram anos antes do esperado na linha do tempo original, ainda estão juntos. Pam também mantém contato com sua mãe, com quem teve um relacionamento tenso na linha do tempo original. O único problema, talvez, é que Jamie agora tem um irmão mais velho.
Na linha do tempo original, Pam e Blake se conheciam na escola, mas só se conheceram depois de terminarem a faculdade. Blake acreditava que era melhor porque eles poderiam ter terminado se ficassem juntos na escola. Quando Jamie vai para 1987, ela diz a Pam que ela e Blake vão acabar juntos, mas percebe que isso é um erro quando Pam persegue Blake ativamente. Isso ajusta a linha do tempo, mas felizmente Blake estava errado. Ele e Pam ficam juntos, ao contrário do que ele pensava que poderia ter acontecido.
Como eles se conheceram na escola, Pam logo engravida e dá à luz um menino que chamam de Jamie. Anos depois, eles têm uma filha, que era a garota Jamie na linha do tempo original, mas nesta linha do tempo eles a chamam de Colette. As ações de Jamie afetaram o passado, e é uma sorte que sua mãe não se lembre do rosto da garota que estava na escola durante o breve período em que os assassinatos aconteceram. Lauren e Amelia, no entanto, se lembram de tudo, e Lauren atualiza Jamie sobre tudo o que mudou na nova linha do tempo.
A mudança mais significativa é o destino de Chris na nova linha do tempo. Ao retornar de 1987, Jamie matou o Chris mais velho, que matou sua mãe. No entanto, o Chris mais velho também matou seu pai em 1987, enquanto se passava pelo assassino Sweet 16. O Chris mais velho odiava seu pai e lamentava que nunca poderia viver de acordo com o legado de seu pai. Ele estava cansado de tentar provar seu valor e sempre permanecer na sombra do vencedor do Pulitzer. Então, quando está no passado, ele aproveita a oportunidade para desabafar suas frustrações e mata o pai enquanto este está ao vivo na TV.
Para o jovem Chris, o futuro é uma lousa em branco. Ele ainda não desenvolveu o desprezo que sua versão mais antiga sente pelo pai. Quando seu pai é morto ao vivo na TV, ele fica profundamente traumatizado. Isso o leva a uma jornada diferente. Na linha do tempo original, ele se tornou jornalista investigativo, mas na nova linha do tempo, ele perde o pai muito cedo e recorre à espiritualidade para lidar com sua dor. A última vez que Lauren ouviu falar dele, ele estava morando em um mosteiro na Índia. Na nova linha do tempo, ele não tem motivos para ir atrás de Pam, o que significa que ela está segura. Ainda assim, Lauren diz que fica de olho nele, só para garantir.
Leia também: Tudo Pra Ontem | Entenda o final da série da Netflix
O Amazon Prime custa R$ 14,90 e além do serviço de streaming de vídeo, o assinante tem direito a Frete GRÁTIS em milhões de produtos elegíveis, 2 milhões de músicas no Amazon Music, centenas de eBooks e revistas no Prime Reading. Clique aqui para assinar e aproveite os 30 dias grátis.
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.