Dirigido por Tomas Portella, ‘Carga Máxima’ da Netflix é um filme de ação e drama brasileiro estrelado por Thiago Martins no papel principal. O filme segue Roger Matos, um piloto de caminhão experiente, mas imaturo em uma situação financeira difícil após uma tragédia. Como resultado, Roger é forçado a aceitar trabalhar como motorista de fuga para uma gangue de ladrões de carga para salvar sua equipe de corrida de caminhões. Dado o foco do filme no crime no Brasil e no esporte competitivo de corridas de caminhões, os espectadores devem estar curiosos para saber se ele é baseado em eventos reais. Se você está se perguntando se ‘Carga Máxima’ é baseado em uma história verdadeira, aqui está tudo o que você precisa saber!
Carga Máxima é uma história verdadeira? A BR Truck Racing é uma competição de verdade?
Não, ‘Carga Máxima’ não é baseado em uma história verdadeira. O filme é baseado em roteiro original escrito por Leandro Soares. A trama gira em torno de Roger Matos, um piloto fictício de caminhões com problemas financeiros. Como resultado, Roger é forçado a se tornar motorista de fuga de um cartel de contrabando que rouba mercadorias caras. O enredo básico do filme não é inspirado em nenhum incidente real ou caso criminal, já que não há evidências de que pilotos de caminhão estejam envolvidos em crimes de rua no Brasil. Em vez disso, o filme conta uma história fictícia que combina o mundo de alta velocidade das corridas de caminhões com o submundo do crime de alto risco para contar uma narrativa convincente e emocionalmente ressonante.
No filme, Roger compete no Campeonato Brasileiro BR Truck Racing. A competição é inteiramente fictícia e não existe na realidade. No entanto, as corridas de caminhões são um dos esportes motorizados mais populares no Brasil. A Fórmula Truck foi a principal competição de corridas de caminhões do país entre 1996 e 2017. Porém, posteriormente foi incorporada à Copa Truck a partir da temporada de 2018, com esta última substituindo a Fórmula Truck como o principal torneio de corridas de caminhões do Brasil. Dada a popularidade da Fórmula Truck e da Copa Truck no Brasil, é provável que as duas séries de automobilismo tenham inspirado o fictício BR Truck Racing Championship.
Embora ‘Carga Máxima’ conte uma história fictícia, o elenco e a equipe do filme não mediram esforços para garantir que as corridas de caminhões fossem retratadas com autenticidade. A equipe convidou um tipo especial de veículo apelidado de “trucktana”, uma caminhonete adaptada para servir como caminhão fictício no filme. O trucktana tinha uma cabine funcional separada, que apresentava um verdadeiro motorista de caminhão de Fórmula pilotando o veículo. No entanto, o veículo também tinha uma parte interna separada onde os atores filmavam suas partes das cenas que os apresentavam no banco do motorista enquanto o veículo era conduzido externamente.
Além disso, o ator Thiago Martins, que interpreta Roger, explicou que embora tivesse experiência em dirigir carros e motos, teve que passar por um treinamento especial para o filme. Martins teve que aprender todos os detalhes do caminhão, desde a mecânica até dirigir um caminhão com carreta. O tema principal do filme é o crime e explora as implicações das atividades ilegais na vida de Roger. O filme examina o que leva uma pessoa como Roger ao crime e o preço que deve pagar para começar de novo.
Dado o tema central do filme e o envolvimento do protagonista no roubo veicular, ele se assemelha ao filme de ação e drama de 2001 ‘Velozes e Furiosos’. Em última análise, ‘Carga Máxima’ não é baseado em uma história verdadeira. O filme conta uma história fictícia que examina a natureza do crime e seu impacto nos indivíduos. O filme oferece um drama policial cheio de ação, embalado com as emoções das corridas de caminhões, ao mesmo tempo que extrai uma sensação de realismo de suas sequências de ação e motivações dos personagens.
Leia também: Carga Máxima | Roger vence a corrida? Entenda o final do filme da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.