O filme policial neo-noir da Netflix, Camaleões, dirigido por Grant Singer, leva o público a uma jornada intrigante pelo caso do assassinato de Summer Elswick.
Após a morte de um jovem corretor de imóveis, Tom Nichols, um experiente detetive de homicídios , investiga sua morte. Will Grady, o namorado de Summer, aparece como o suspeito óbvio, mas à medida que o caso se desenrola, Tom percebe que a verdade é muito mais complicada do que ele poderia imaginar.
O filme desdobra provisoriamente o caso de Summer, com o público acompanhando Tom em sua investigação. Ao fazer isso, a narrativa fornece ao público as mesmas informações que fornece a Tom e o incentiva a solucionar o crime ao lado do detetive principal.
Portanto, o final do filme provavelmente deixou alguns espectadores confusos com sua conclusão complexa. Se sim, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o final de Camaleões.
Sinopse de Camaleões
Summer Elswick e seu namorado, Will Grady, estão ambos no setor imobiliário, com altos e baixos em seu relacionamento como qualquer outro. No entanto, uma noite, Will encontra sua namorada morta em Whitcomb, uma casa aberta, com múltiplas facadas e uma faca profundamente enfiada em sua pélvis. Posteriormente, o capitão Robert Allen chega ao local com Tom Nichols, que lidera a investigação ao lado do oficial Dan Cleary.
Embora Will coopere com a polícia em suas declarações e interrogatórios, Tom continua desconfiado do homem. Posteriormente, a perícia descobriu que o corpo de Summer apresenta sinais de relações sexuais recentes antes de sua morte com sêmen em seu corpo. Além disso, eles encontram uma marca antiga de tinta Calcimine na palma da mão, fios de cabelo loiros e imagens de CCTV de um carro Chrysler Imperial.
Tom também descobre que Summer tem um marido, Sam Gifford, de quem ela está separada, mas não divorciada. A informação vem de Will, que também esclarece que a repetida falta de comissões nas vendas de imóveis de Summer é apenas uma tática de evasão fiscal. Como tal, embora pareça que Summer não ganhou muito dinheiro em várias casas, ela na verdade tem 70 mil em seu nome no papel.
Enquanto isso, um homem estranho tenta criar problemas para Will e sua mãe, Camille. Conseqüentemente, no funeral de Summer, Will conta ao detetive a história sobre o rancor de toda a vida do estranho Eli Phillips contra os Gradys. Quando Tom acompanha isso, ele descobre que Eli visitou Whitcomb na noite do assassinato de Summer e afirma ter feito isso para derrubar Will, afirmando que ele é um bandido e um assassino.
Simultaneamente, uma das amigas de Summer, Renee, revela que Summer ainda estava saindo com seu marido, Sam, antes de morrer. No entanto, Renee omitiu a informação porque seu ex tinha negócios com Sam, traficando heroína e cocaína, e não queria que ela falasse com a polícia sobre seu parceiro de negócios.
Bem a tempo, os resultados do DNA retornam do cadáver de Summer, confirmando que o sêmen era de Sam, incriminando-o ainda mais. Como resultado, a polícia cerca a residência de Sam, com Cleary e Tom entrando em sua casa. Embora eles tentem manter a interação calma e controlada, quando Sam percebe que está sendo preso, ele foge com a arma de Cleary, disparando abertamente.
Como tal, quando Tom o segue com sua própria arma, o confronto que se segue termina com Tom matando Sam acidentalmente. Mesmo assim, a polícia encontra grandes quantidades de heroína na casa de Sam, encerrando o caso da morte de Summer, com Sam como o assassino. Mesmo que o mesmo coloque Tom no caminho certo para receber uma medalha de valor por salvar a vida de Cleary, o detetive não consegue se livrar da sensação de que algo está errado.
Consequentemente, Tom continua investigando o caso, com a permissão de Allen, mas sem sucesso. Isto é, até que seus caminhos se cruzem novamente com os de Eli, mudando toda a sua perspectiva sobre o caso.
Final de Camaleões: Quem é o assassino?
Quando o assassinato de Summer Elswick aparentemente é resolvido no meio do filme, o público, assim como Tom Nichols, permanece desconfiado. Portanto, quando Eli entra novamente na narrativa à sua maneira estranha, isso traz novas informações para a mesa. Depois de saber sobre um jovem, Rudi Rackozy, que foi preso por tráfico de drogas no noticiário, Eli faz uma conexão inesperada que coloca tudo em perspectiva. Em vez de entrar em contato com Tom regularmente, Eli bisbilhota sua casa e se vê cara a cara com a esposa de Tom, Judy, e sua arma.
Depois disso, Tom volta para casa depois de verificar uma ligação de arrombamento da empresa dos Gradys – provavelmente feita por Eli para confirmar o emprego de Rackozy com eles. O detetive manda Eli à polícia por colocar sua esposa em perigo, sem querer ouvir as afirmações do estranho. Mesmo assim, Eli consegue deixar secretamente um pen drive para trás.
No pen drive, Tom encontra vários documentos e folhas sobre Summer detalhando as listagens e negociações de suas casas. Como resultado, Tom descobre que o governo apreendeu várias propriedades que Summer vendeu como confisco de bens civis após seu envolvimento em apreensões de drogas.
Mais tarde, a White Fish Assets, uma empresa estranha, comprou essas casas, orquestrando um esquema perfeito de lavagem de dinheiro. Pior ainda, a empresa, agora inativa, compartilha uma caixa postal com uma empresa de segurança privada: a Active Duty Consulting, de propriedade de Wally, amigo e colega policial de Tom.
Como tal, Tom verifica o arquivo de evidências do departamento para confirmar o envolvimento de Wally. Mais cedo, na casa de Sam, um tijolo de heroína teve que ser selado com fita adesiva de Natal depois que uma bala o atravessou. O mesmo tijolo de heroína foi registrado como evidência confiscada de Rackozy, com sua entrada no sistema ocorrendo depois que Wally enviou as drogas da prisão de Sam para descarte. Assim, todo o quadro fica claro para Tom.
Will e Camille Grady estavam enganando Summer, usando-a para lavar dinheiro sem que a mulher obtivesse qualquer lucro com as vendas de sua casa. Para isso, contaram com a ajuda de Wally, que plantou drogas em suas casas para garantir que o governo confiscasse as propriedades.
No entanto, a dupla mãe-filho só conseguiu manter a farsa por um certo tempo antes que Summer descobrisse a verdade e começasse a bisbilhotar seus assuntos. No entanto, ela colocou um alvo em suas costas ao fazer isso, e Will logo a alcançou. Na noite de seu assassinato, Summer se encontrou com Eli, com quem compartilhou informações sobre a White Fish Assets.
Mais tarde, Will passou por Whitcomb em um Chrysler e matou sua namorada. Depois de fugir do local, o corretor de imóveis voltou e relatou o assassinato de Summer. As múltiplas facadas foram por causa da raiva de Will por Summer, não apenas por seu caso contínuo com Sam, mas também por sua bisbilhotice insistente que arruinou seu golpe. No entanto, esta revelação traz a realidade da corrupção de Wally à luz de Tom, o que traz suas próprias implicações.
Como a polícia se envolveu com Will Grady?
Assim que Tom percebe o envolvimento corrupto de Wally no assassinato de Summer, ele decide compartilhar a informação com seu chefe, Allen. Como Allen é tio de Judy, Tom acredita que pode ter fé no homem e confiar nele para fazer o que é certo. Mesmo assim, na festa de aniversário de Allen, Tom faz uma descoberta que muda tudo para ele.
A princípio, depois de reconhecer o carro em Whitcomb como um Chryler, Allen rejeitou a ideia de colocar um ABP no carro. Portanto, é imediatamente surpreendente quando Tom encontra um Chrysler na garagem de Allen. Embora o Chrysler tenha uma cor diferente daquela encontrada em Whitcomb, uma pequena investigação revela que o carro foi repintado. Acontece que Wally não é o único envolvido no encobrimento dos crimes de Will.
Depois que o Capitão encontra Tom com seu carro, um clima tenso toma conta, com o primeiro ameaçando Tom sutilmente e insistindo que ele vai ficar com o carro para um amigo. Até agora, a única ligação que a polícia tinha com Will Grady era através da parceria de Wally na ajuda ao primeiro na lavagem de dinheiro. No entanto, com a revelação de que Allen está guardando o Chrysler Will usado na noite do assassinato de Summer, vem a revelação de que, enquanto investigava o assassinato de Summer, a polícia estava tentando ativamente encobri-lo.
Tom compartilha as novas descobertas com Judy na noite seguinte e decide ir ao chefe Marty Graeber para revelar o golpe. No início de sua carreira, Tom manteve em segredo a contínua corrupção de seu parceiro Corzano por meio de drogas, jogos de azar e suborno. Porém, desta vez, Tom percebe que deve se levantar contra seu departamento, mesmo que isso signifique ferir aqueles que considerava amigos.
No entanto, no dia seguinte, quando o Chefe e Tom chegam à casa de Allen, Tom descobre que o Chefe também está envolvido no plano. Allen tenta avisar Tom para fugir, mas é baleado por Wally, que os espera lá em cima. Da mesma forma, quando Graeber se recusa a recuar, Tom atira nele. Um confronto final começa entre Tom e Wally. Embora Wally pegue a mão de Tom no tiroteio, Tom deixa o outro homem imóvel atirando em suas pernas.
No final das contas, Tom decide chamar a polícia, dividido entre servir a justiça e manter a falsa integridade dos nomes de seus amigos. Como Wally, Allen e Graeber estavam todos envolvidos no esquema, todo o departamento de Tom enfrentaria suspeitas. Além disso, o próprio Tom enfrentará um futuro precário, tendo que lutar pela verdade para justificar a morte de três policiais em suas mãos.
Perto do final do filme, vemos a polícia vindo atrás de Will, colocando-o sob custódia. Portanto, podemos concluir que Tom relatou todo o incidente e revelou a verdade sobre seu departamento e o envolvimento de Will no assassinato de Summer.
Camaleões já está disponível na Netflix.
Leia também: O Amor Está no Ar | Eles terminam juntos? Entenda o final do novo romance da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.