No último dia 10 de setembro completou 20 anos desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu a data como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio em 2003. Desde então, o mês de setembro ficou conhecido como símbolo de prevenção ao suicídio e conscientização sobre saúde mental de forma geral. No Brasil, a campanha Setembro Amarelo se tornou oficial em 2015 em um trabalho conjunto do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).
E, assim como toda forma de expressão, o audiovisual também pode nos passar importantes mensagens relacionadas ao tema. Por essa razão, o Star+ separou uma lista com produções disponíveis na plataforma que retratam a luta e a necessidade de falar sobre a depressão, ansiedade e suicídio.
Confira:
Sin Ella (2010)
Sin Ella (2010) é um filme mexicano dirigido por Jorge Colon que conversa com o público sobre os desafios e as dores do luto. Ambientado na Cidade do México, o filme segue a vida de Gastón (Luis Roberto Guzmán), um produtor de TV de sucesso que agora tem o desafio de aprender a ser um bom pai para sua filha adolescente e filho mais novo após um acidente que desestrutura completamente a família. Juntos, eles terão que lidar não apenas com a dor da tragédia, mas também com eventos que podem melhorar e impulsionar as suas vidas.
Cisne Negro (2010)
Nina (Natalie Portman) é uma talentosa bailarina, mas de emoções e relacionamentos instáveis que faz de tudo para realizar o sonho do sucesso – o que acaba a fazendo ser seduzida pelo seu diretor artístico Thomas Leroy (Vincent Cassel) e ameaçada por sua rival Lily (Mila Kunis). Em meio a tudo isso, ela busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de “O Lago dos Cisnes”.
Aclamado pela crítica, o longa rendeu o Oscar® de Melhor Atriz à Natalie Portman em 2011.
Pequena Miss Sunshine (2006)
Pequena Miss Sunshine conta a história de uma família determinada a ver sua filha mais nova Olive (Abigail Breslin) vencendo um concurso de beleza. Para isso, todos atravessam os Estados Unidos dentro de uma Kombi para participar do evento. Ao longo da história, a psicologia da dinâmica familiar e da pressão em busca do sucesso é abordada e trabalhada misturando drama e humor. O filme ganhou dois Oscar® em 2007, nas categorias Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin) e Melhor Roteiro Original.
Nise – O Coração da Loucura (2016)
Estrelado por Glória Pires, esta produção nacional conta a história de Nise da Silveira, uma doutora que, após sair da prisão, volta a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro. Lá, ela propõe uma nova forma de tratamento a pacientes que sofrem de esquizofrenia, eliminando velhos, ineficientes e dolorosos métodos. Após seus colegas discordarem de suas ideias e a isolarem, ela assume o Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início à uma nova forma de lidar com os pacientes através do amor e da arte.
Precisa conversar?
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias em seu site: cvv.org.br
Se você ainda não é assinante do Star+, pode assinar clicando aqui.
Leia também: 6 filmes para você que pensa com frequência no Império Romano
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.