Irmãos de Guerra (Band of Brothers) é baseada em fatos reais? Conheça a história que inspirou a série

Irmãos de Guerra (‘Band of Brothers’) é uma minissérie de drama de guerra que gira em torno da Companhia E do 2º Batalhão, 506º Regimento de Infantaria Paraquedista da 101ª Divisão Aerotransportada, também conhecida como Companhia “Easy”, e sua participação na Segunda Guerra Mundial. A série começa com o treinamento de salto da Easy Company em Camp Toccoa, Geórgia, e segue as façanhas do Major Richard Winters e dos homens sob seu comando enquanto eles ficam atrás das linhas inimigas para completar missões cada vez mais perigosas.

Criada por Tom Hanks e Steven Spielberg, a minissérie de 2001 apresenta um elenco que inclui os talentos de Damian Lewis, Kirk Acevedo, Eion Bailey, Michael Cudlitz, Dale Dye, Rick Gomez, Scott Grimes, Frank John Hughes, Ron Livingston, entre muitos outros. Irmãos de Guerra (‘Band of Brothers’) oferece uma visão próxima e pessoal da vida dos bravos soldados norte-americanos que invadiram a praia da Normandia, bem como conduziram muitas dessas operações perigosas em solo inimigo.

Um conflito sem precedentes e infeliz, a Segunda Guerra Mundial tem sido objeto de muitas produções cinematográficas e televisivas, cada uma delas esforçando-se por ser tão precisa e respeitosa quanto possível com as histórias dos veteranos que lutaram naquela grande guerra. Mas será que Irmãos de Guerra (‘Band of Brothers’) também é uma dessas séries, com seu enredo enraizado na história? Leia e descubra!

Irmãos de Guerr é uma história verdadeira?

Sim, Irmãos de Guerra (‘Band of Brothers’) é uma história verdadeira. A série de 10 partes foi escrita por Erik Jendresen, Tom Hanks, John Orloff, E. Max Frye, Graham Yost, Bruce C. McKenna e Erik Bork. Os escritores basearam-se no livro de não ficção homônimo de Stephen E. Ambrose, publicado pela primeira vez em 1992, que narra a vida dos membros da Easy Company da vida real, desde seus dias de treinamento até o fim da guerra.

Clique aqui para comprar o livro

Para começar, Ambrose nunca abordou a Easy Company com um livro em mente. Durante uma reunião dos veteranos da Easy Company em Nova Orleans, em 1988, o autor foi até lá para registrar a experiência dos ex-soldados no Dia D. A tarefa lhe foi atribuída como parte de um projeto de história oral para o Eisenhower Center da Universidade de Nova Orleans. Ao perceber a proximidade, o vínculo entre os ex-fuzileiros, Ambrose ficou intrigado. Ele já havia escrito uma biografia do próprio Eisenhower, bem como de Richard Nixon, então também conhecia o trabalho.

A história da Easy Company começa em Camp Toccoa, onde o 506º Regimento de Infantaria Paraquedista foi estabelecido. “Os oficiais iam e vinham. Você daria uma olhada neles e saberia que eles não sobreviveriam. Alguns desses caras eram apenas uma tigela de manteiga. Eles eram tão desajeitados que não sabiam como cair. Isso era típico dos homens que tentavam o 506º… Foram necessários 500 oficiais voluntários para produzir os 148 que conseguiram passar por Toccoa e 5.300 voluntários alistados para obter 1.000 graduados”, disse Richard “Dick” Winters, interpretado por James Lewis em ‘irmãos de Guerra’.

Cada um dos membros originais da Easy Company se ofereceu para se tornar pára-quedista e foi submetido a um treinamento infernal para isso. Mas, uma vez fora do campo de treinamento, eles logo se distinguiram como soldados competentes. “No final da primavera de 1944, eles haviam se tornado uma companhia de elite de infantaria aerotransportada. No início da manhã do Dia D, em sua primeira ação de combate, a Easy capturou e colocou fora de ação uma bateria alemã de quatro canhões de 105 milímetros que mirava a praia de Utah”, disse Stephen E. Ambrose em entrevista ao New York Times, relembrando sua conversa com os veteranos da Segunda Guerra Mundial.

O autor acrescentou: “A companhia abriu caminho para Carentan, lutou na Holanda, manteve o perímetro em Bastogne, liderou a contra-ofensiva na Batalha do Bulge, lutou na campanha da Renânia e tomou o Ninho da Águia de Hitler em Berchtesgaden. Houve quase 150% de baixas. No auge da sua eficácia… era uma companhia de rifles tão boa quanto havia no mundo.” “‘Irmãos de Guerra’ narra exatamente essas mesmas batalhas com detalhes meticulosamente precisos” .

Filmada inteiramente na Inglaterra, a produção e o figurino da série foram em grande escala. Aldeias inteiras foram construídas e posteriormente explodidas, e veículos e armas originais da Segunda Guerra Mundial (incluindo tanques) foram restaurados para serem usados ​​na produção. A equipe de figurinos também foi além ao percorrer a Europa e os Estados Unidos em busca de roupas de época para tornar os uniformes o mais historicamente precisos possível.

Todas as coisas acima mencionadas não teriam sido possíveis, no entanto, sem a ajuda de Bill Guarnere, Ed “Babe” Heffron e Amos “Buck” Taylor, veteranos da Segunda Guerra Mundial e ex-membros da Easy Company, que atuaram como consultores não oficiais em ‘Irmãos de Guerra’. A precisão histórica das armas utilizadas durante o combate, bem como a forma como os soldados usavam seus uniformes em batalha – acessórios e tudo – foram transmitidas diretamente à equipe de design de produção pelos três veteranos, bem como por alguns outros que se correspondiam com eles pelo telefone.

Mas embora tornar as armas, veículos e uniformes historicamente precisos seja muito bom, não serviria a nenhum propósito se os próprios atores não estivessem tão próximos de seus colegas da vida real em maneirismos e também em combate. Para ajudá-los a definir as nuances de seus respectivos papéis, Dale Dye – um ex-fuzileiro naval que também atuou como consultor em ‘O Resgate do Soldado Ryan’ – serviu como intermediário entre os veteranos e os atores. Dye também interpretou o papel do Coronel Robert F. Sink em ‘Irmãos de Guerra’.

“Fizemos muitas pesquisas independentes para nos dizer o que o registro diz que aconteceu, e então voltamos e perguntamos aos veterinários o que eles lembravam. Às vezes eles estavam em conflito; às vezes recebíamos informações anedóticas que nos davam uma visão mais profunda. Acho que eles estão se esforçando muito para nos dizer a verdade, mas estão voltando há cerca de 50 anos e a memória se apaga”, disse Dye ao New York Times.

Enfatizando a necessidade de manter a série o mais próximo possível dos veteranos da Easy Company, o co-criador Tom Hanks disse: “Definitivamente buscamos o máximo de autenticidade possível, e às vezes é muito difícil. Há muitas lembranças por aí, e às vezes elas não são as mesmas.” Ele acrescentou ainda que, por causa disso, ele próprio foi forçado a abandonar muitos dos tropos associados à guerra em Hollywood – como uma cena em que um novo soldado é submetido a algum tipo de trote como parte de sua iniciação na Easy Company, mas a verdade era o oposto.

Os próprios atores levaram seus papéis muito a sério, tendo em suas famílias homens que lutaram na Segunda Guerra Mundial ou perderam a vida durante a luta. Frank John Hughes, que interpreta Bill Guarnere em ‘Irmãos de Guerra’, revelou que passou por um treinamento intenso cavando trincheiras em seu quintal para se preparar para o papel. Na época de sua audição final, ele já havia entrado em contato com o verdadeiro Bill Guarnere.

“Ele é um homem incrível, que perdeu a perna e isso nunca o atrasou. Ele estava determinado a nunca se sentir aleijado e continuou com uma vida ativa e vigorosa. Ninguém nunca cuidou dele”, disse o ator sobre a inspiração de seu personagem na vida real. “Eu disse a ele desde o início que não faria uma imitação dele como Rich Little. Eu precisava capturar seu dialeto do sul da Filadélfia, mas a principal coisa que precisava capturar era seu espírito. Mas é esmagadora a responsabilidade.”

Irmãos de Guerra‘, criada com respeito e sinceridade, registra o relato da vida real dos membros da Easy Company, que lutaram com valor para garantir a liberdade e os direitos das pessoas em todo o mundo. Embora longe o suficiente para retribuir os sacrifícios feitos por aqueles durante a Segunda Guerra Mundial, a minissérie certamente é uma homenagem adequada à vida desses bravos soldados.

Leia também: Irmãos de Guerra (Band of Brothers) terá 2ª temporada? Veja o que sabemos


Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: