Dirigido por Bille August, ‘Ehrengard: A Ninfa do Lago’ é um filme de comédia dramática que mantém você fisgado por sua narrativa peculiar. O filme dinamarquês segue o Sr. Cazotte, um pintor e autoproclamado especialista em sedução, que é nomeado pela Grã-Duquesa de Babenhausen para ensinar ao introvertido Príncipe Herdeiro Lothar a arte de fazer amor. No entanto, o tiro sai pela culatra quando um herdeiro nasce fora do casamento e a família real é forçada a se mudar para um castelo desabitado para se proteger de um escândalo que pode colocar em risco sua reivindicação ao trono.
Enquanto isso, Cazotte se apaixona por Ehrengard, a dama de companhia, e decide seduzi-la com seus truques. O filme romântico de época é impulsionado pelas atuações estelares de Mikkel Boe Følsgaard, Sidse Babett Knudsen, Alice Bier Zanden, Emilie Kroyer Koppel, Emil Aron Dorph e Jacob Lohmann. O retrato realista dos costumes reais no filme, juntamente com as performances autênticas, faz com que nos perguntemos se ‘Ehrengard: A Ninfa do Lago’ é inspirado em algum evento da vida real ou em um livro. Se você também tem a mesma pergunta em mente, nós ajudamos você!
Ehrengard: A Ninfa do Lago é uma história verdadeira?
Não, ‘Ehrengard: A Ninfa do Lago’ não é baseado em uma história verdadeira. Em vez disso, o filme é uma adaptação do romance ‘Ehrengard’ da autora dinamarquesa Karen Blixen, do roteirista Anders Frithiof August e do diretor Bille August. O livro foi publicado em 1962, após a morte da autora, também conhecida pelo pseudônimo Isak Dinesen. Esta é a segunda vez que o romance é adaptado para um filme, depois do drama italiano homônimo de 1982, de Emidio Greco.
Clique aqui para comprar o livro
Semelhante ao romance, o filme explora os temas do amor, sedução, dever e tradição. A premissa se passa no reino de fantasia de Babenhausen, onde a Grã-Duquesa está preocupada com a possibilidade de o trono ser arrancado de sua família, já que o Príncipe Herdeiro, Lothar, ainda não é casado. Ela contrata Cazotte, um especialista em amor, para ensinar a Lothar a arte de fazer amor. O Príncipe consegue então seduzir uma Princesa chamada Ludmilla, que engravida antes mesmo do casamento. Para esconder o segredo de um herdeiro nascido fora do casamento, o casal é enviado para morar no castelo de Rosenbad, junto com Cozette e Ehrengard, a dama de companhia da princesa Ludmilla. Enquanto a família tenta manter o segredo escondido dos primos rivais, os Marbods, Cozette se apaixona por Ehrengard e parte em uma missão para seduzi-la.
E embora o filme seja uma obra de ficção, ele se refere a uma personalidade famosa do mundo real. A personagem Cozette compartilha muitas características com o aventureiro e escritor italiano Giacomo Casanova. A figura do século XVIII era conhecida por ser um mulherengo que teve numerosos casos amorosos com mulheres de diversas origens sociais. Ao longo da sua vida, Casanova embarcou em extensas viagens pela Europa, visitando cidades como Paris, Viena e São Petersburgo. A popular autobiografia do autor, ‘Histoire de Ma Vie’ (‘História da Minha Vida’), dá conta das suas escapadas e também fornece uma visão sobre as normas culturais e sociais da Europa do século XVIII. Ele também era um polímata, versado em vários campos, como direito, filosofia e matemática. Assim, embora o personagem de Cazotte não seja explicitamente baseado na vida de Casanova, os dois compartilham as características comuns de serem namoradores e viajantes ávidos.
O filme tem outra conexão com o mundo real, já que a Rainha Margarida II, monarca da Dinamarca, esteve envolvida no projeto como cenógrafa. A decoração maravilhosa e os trajes icônicos que aparecem no filme são criações da própria Rainha. Falando sobre a adaptação da obra de Karen Blixen, a Rainha afirmou: “As histórias de Karen Blixen sempre me fascinaram, com os seus contos estéticos, a sua imaginação e os seus, para mim, mundos criadores de imagens – e estou muito feliz por fazer parte de este projeto. Dá para sentir que o autor era um artista visual como HC Andersen. Mas quem é Ehrengard? Uma das personagens femininas intrigantes de Karen Blixen e uma das poucas cuja história termina feliz.”
“As intrigas se entrelaçam e Blixen gira em torno dos personagens até que nós (e eles) ficamos completamente perplexos. Como o enigma será resolvido? Tentei interpretar o universo fantástico de Blixen na criação das decoupages e dos figurinos e estou ansiosa para ver a história de Ehrengard ganhar vida neste filme”, acrescentou a Rainha. E, portanto, ‘Ehrengard: A A Ninfa do Lago’ não é baseado em nenhuma história verdadeira. No entanto, faz referência a uma personalidade histórica e explora os temas relevantes para o mundo real.
Leia também: Ehrengard: A Ninfa do Lago | Cazotte seduz Ehrengard? Entenda o final do filme da Netflix
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.