Originalmente intitulado ‘Tapie’, ‘As Mil Vidas de Bernard Tapie’ da Netflix é um drama francês criado por Olivier Demangel e Tristan Séguéla. A série gira em torno da vida lendária de Bernard Tapie, um homem nascido na classe trabalhadora que se torna um dos maiores magnatas dos negócios que o país já viu. Narrando a vida profissional de Tapie após sua breve passagem por um programa de canto na televisão, a narrativa acompanha o homem em vários empreendimentos comerciais. Começando como vendedor de eletrônicos, Tapie traça uma jornada tumultuada enquanto conquista o mundo através dos esportes, da política e, o mais importante, dos negócios.
Ao longo da série, o público acompanha Bernard Tapie enquanto ele assume suas ambições grandiosas e as transforma em realidade. No entanto, dadas as suas conexões com controvérsias no mundo político e esportivo da França, os espectadores certamente se perguntarão sobre a conexão do programa com a vida real. Se sim, aqui está tudo o que você precisa saber sobre a origem de ‘As Mil Vidas de Bernard Tapie’.
As Mil Vidas de Bernard Tapie é uma história verdadeira?
Sim, ‘As Mil Vidas de Bernard Tapie’ é vagamente baseado em uma história verdadeira. A série foca na vida de Bernard Tapie, um empresário francês da vida real, dos anos de 1966 a 1997. A narrativa retrata vários dos maiores sucessos da carreira de Tapie, incluindo sua época como Ministro de Assuntos Urbanos e proprietário da Empresa alemã de roupas esportivas Adidas. Da mesma forma, também veremos os estágios iniciais de sua carreira, quando ele começou a desenvolver o talento para consertar negócios falidos e vendê-los.
Nesse sentido, a série retrata vários incidentes da vida real e mantém uma precisão histórica parcial em sua narrativa. Para conseguir isso, o diretor do espetáculo, Olivier Demangel, baseou-se em diversas fontes, como reportagens da imprensa, arquivos de vídeo, documentos judiciais e livros escritos sobre Tapie.
Demangel cresceu na França durante os anos 70/80, com Tapie ocupando constante atenção da mídia por suas aventuras profissionais. Além disso, os pais do diretor eram bons amigos de Tapie, aumentando o fascínio inerente dos jovens cineastas pelo empresário. Como tal, Demangel sempre quis contar a história de Tapie à sua maneira. O mesmo é conseguido através de ‘As Mil Vidas de Bernard Tapie‘. “Esta é a nossa opinião sobre esta pessoa e sua vida”, disse Demangel.
No entanto, o programa não segue apenas os empreendimentos, sucessos e fracassos profissionais de Tapie. Como drama, a série possui várias histórias centradas na vida pessoal de Tapie. Os membros da família de Tapie, sua esposa, Dominique, e sua filha, Sophie, estão incluídos no programa, desempenhando papéis cruciais no enredo. No entanto, o nome desta última foi alterado para Stephanie na série, talvez devido à objeção vocal de sua contraparte na vida real à série.
Demangel fez a escolha criativa de manter a família de Tapie fora do processo criativo do programa para manter a liberdade enquanto elaborava um perfil fictício. No entanto, Tapie foi contra a produção do programa bem antes de seu lançamento. O empresário morreu em outubro de 2021, após uma longa batalha contra o câncer de estômago. No entanto, antes do seu falecimento, Tapie partilhou os seus pensamentos com o Var-Matin, o seu jornal local, e declarou: “Eu era contra… fazê-lo [criar a ‘As Mil Vidas de Bernard Tapie’] sem pedir, sem o meu acordo de princípio; não é bom. Um documentário é outra coisa, mas, para usar meu nome, é um pouco demais.”
Da mesma forma, Dominique se manifestou contra o programa antes de seu lançamento. “Eu não tenho medo disso. Eu lamento isso. Os produtores disseram que era uma ficção, mas uma ficção chamada Bernard Tapie? Acho isso incrível. Não concordo e lembro a todos que não fomos consultados de forma alguma”, disse Dominique.
Portanto, é vital manter estas críticas em mente e notar que a “As Mil Vidas de Bernard Tapie” não é uma replicação de acontecimentos da vida real. Embora o programa continue sendo um drama biográfico sobre a vida de Bernard Tapie, muitas das histórias emocionais e dos arcos de personagem pelos quais seu personagem passa são fabricados a serviço da narrativa do programa. Embora ‘As Mil Vidas de Bernard Tapie‘ atinja muitas batidas historicamente precisas na carreira profissional de Tapie, a representação de sua vida pessoal deve ser tratada como uma dramatização especulativa.
Leia também: Não Conte a Ninguém | Relembre o caso da Chacina de Pioz, que matou brasileiros na Espanha
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.