Antes do premiado e querido “Pacarrete“, o cineasta cearense Allan Deberton realizou diversos curtas, entre eles, “O Melhor Amigo”, de 2013, protagonizado por Jesuíta Barbosa. Agora, para seu segundo longa, o diretor retoma a história do curta e o amplia, trazendo mais personagens e situações. Protagonizado por Gabriel Fuentes e Vinicius Teixeira, o filme está sendo rodado na praia de Canoa Quebrada e em Fortaleza, no Ceará. O filme tem distribuição da Vitrine Filmes e data prevista de estreia para o segundo semestre de 2024.
O MELHOR AMIGO tem como personagem central Lucas (Vinícius Teixeira), um rapaz que viaja sozinho à Canoa Quebrada, onde encontra um antigo amigo de faculdade, Felipe (Gabriel Fuentes). Desse reencontro vem à tona antigos desejos e novas descobertas e, a partir desse momento, Lucas busca materializar uma intimidade que há muito desejava. Com a participação dos cearenses Dênis Lacerda, Souma, Muriel Cruz, Rodrigo Ferrera, Solange Teixeira, Adna Oliveira e Walmick de Holanda, o elenco do filme ainda inclui Leo Bahia, Claudia Ohana, Mateus Carrieri, Diego Montez e participação especial da cantora Gretchen.
Allan Deberton conta que esse é um projeto antigo. “Quando o curta estreou, percebi a recepção do público e o desejo de ver mais da história. Os feedbacks eram animadores. Boa parte do público via o curta como um longa incompleto. ‘Cadê o resto do filme?’ Eu me divertia com isso! Talvez devesse mesmo pensar no projeto como um longa-metragem.”
Ao abordar um tema universal, o amor platônico, o cineasta conta que pretende trazer no longa mais dinâmica e excitação, além de novos personagens. “O curta tem um espírito próprio e o longa precisa seguir algumas regras fundamentais: ser bastante colorido, musicado, ter uma energia de férias, de fim de semana. Convidei um time de roteiristas talentosos e começamos a refletir a história, a partir dos personagens. Era um desafio e tanto, eu queria chegar em algo novo. Tornou-se um musical recheado de hits que marcaram época e está ganhando forma incrível.” O roteiro é assinado por Deberton, Pedro Karan, Otávio Chamorro, André Araújo e Raul Damasceno.
Os dois protagonistas, por sua vez, definem trabalhar com Deberton como realizar um sonho. “Ele tem uma sensibilidade linda demais pra lidar com toda a equipe do filme. É impressionante como a energia do diretor influencia em todo o set, e o set com o Allan é dos mais lindos que já vivi. O Allan consegue estimular a gente a dar o nosso melhor todos os dias, mas com muito carinho e sensibilidade”, conta Vinícius Teixeira.
Gabriel Fuentes e Vinícius Teixeira passaram por uma etapa de preparação para os personagens com Georgina Castro. “Neste projeto, em especial, tivemos tempo pra solidificar muitas coisas e isso é incrível! O trabalho da Georgina foi muito sensível em várias camadas. Tive o privilégio de ficar em Fortaleza e Canoa Quebrada, onde se passa a história… Tive workshop com bugueiros, troquei muito com eles, aprendendo a cada dia mais sobre o sotaque cearense. E o Felipe tem muitas coisas conectadas comigo”, diz Gabriel Fuentes.
“Tivemos um mês intenso de investigação dos personagens e das cenas. Esse caminho com foi essencial e muito especial. Foi um período de muito foco e estudo pra dar conta de tudo, cuidando da saúde e mergulhando de cabeça e com muito amor para conseguir dar o meu melhor em todos os dias do processo”, comenta Vinícius Teixeira.
“É muito importante pra mim, neste filme, celebrar o amor, a diversidade, os corpos. Quero fazer o espectador dançar com o filme. Foi sempre um projeto muito desafiador desde o início, ainda bem que nunca desisti deste sonho. Vai ficar bonito”, diz o diretor Allan Deberton.
Leia também:
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.