‘Romina Poderosa‘ da Netflix é um drama colombiano dirigido por Herney Luna e Rafael Martínez. A série traz Juanita Molina como protagonista principal, ao lado de Fernando Arévalo e Emmanuel Esparza. A história gira em torno da personagem titular Romina Páez, uma motociclista audaciosa e aventureira. Já adulta, ela descobre que tem uma irmã gêmea idêntica, Laura Vélez, que se separou dela ao nascer.
No entanto, logo após seu reencontro, os irmãos Chitiva e sua gangue criminosa assassinam Laura após confundi-la com sua irmã. Como resultado, Romina, movida pela sede da verdade, assume a identidade de sua irmã gêmea e descobre numerosos segredos mortais do passado em busca de vingança pela morte de Laura. A série traça uma história fascinante cheia de mistério, crime e muito drama interpessoal entre os personagens. Apesar da premissa emocionalmente carregada da história, os personagens, o cenário do crime e as histórias relacionáveis podem levar os espectadores a se perguntarem se ‘Romina Poderosa’ tem alguma verdade por trás disso. Vamos descobrir!
Romina Poderosa é uma história verdadeira?
Não, ‘Romina Poderosa’ não é baseado em uma história verdadeira. O espetáculo é uma obra de ficção criada pelas diversas mentes por trás da equipe criativa. Como novela, a principal fonte de autenticidade do programa emerge de seu foco no desenrolar dramático, porém divertido, das relações entre diferentes personagens. Como esta série começa dentro de complicadas relações familiares, a mesma passa a ser objeto de exploração da narrativa.
Alternativamente, ao colocar Romina no lugar de Laura, o espetáculo também retrata a divisão socioeconômica entre as diferentes classes e como isso afeta suas vidas no dia a dia. Além disso, o programa também dá atenção ao submundo do crime, apresentado pelos irmãos Chitiva, e à sua influência adversa no ambiente. No entanto, como nem Romina, Laura, nem os irmãos Chitiva têm raízes firmes na realidade, são apenas dramatizações de situações da vida real.
Ainda assim, a imagem cruel e perigosa que os Irmãos Chitiva pintam como notórios agiotas dispostos a arruinar a vida das pessoas representa um problema significativo que assola a América Latina. De acordo com o Insight Crime, a Colômbia supervisionou uma inflação maciça nas máfias de microcrédito há alguns anos. Eles possuem estruturas organizacionais e empregam a violência para realizar seus negócios. Embora esta questão não seja exclusiva da Colômbia, incluí-la ajuda o programa a construir suas raízes na vida real. Como tal, o programa certamente ilumina a realidade e pode propor uma reflexão compreensível para alguns espectadores.
Da mesma forma, embora a personagem de Romina possua um enredo selvagem centrado em uma irmã gêmea há muito perdida, vários outros aspectos de sua personagem, como sua natureza franca e motivada, ajudam a autenticar sua personagem. Quanto ao enredo não convencional de gêmeos idênticos, os espectadores podem achá-lo excêntrico, mas ainda assim uma reminiscência de outras mídias populares. Filmes como a comédia de 1998 estrelada por Lindsay Lohan, ‘Operação Cupido’ e ‘As Bruxinhas Gêmeas’ com Tia Mowry e Tamera Mowry-Housley são dois dos filmes mais memoráveis que empregam tropos semelhantes.
Ainda assim, ambos os filmes equipam o tropo dos gêmeos há muito perdidos combinado com o enredo da troca de gêmeos para contar uma história cômica e alegre. No entanto, ‘Romina Poderosa’ escolhe um tom mais sério e dramático ao mesmo tempo que utiliza clichês igualmente familiares. Como tal, a série é capaz de trazer algo novo para a mesa sem sacrificar a originalidade. Ao mesmo tempo, ainda infunde no enredo básico algo conhecido por construir uma sensação de familiaridade no público.
Na mesma linha, personagens como Sergio Vélez, impregnados de ambiguidade moral, também promovem a narrativa emocional do programa, ao mesmo tempo que incentivam os espectadores a se conectarem com o enredo em um nível mais profundo. Em última análise, ‘Romina Poderosa’ não é baseada em uma história verdadeira. As batidas mais excêntricas do programa o colocam firmemente em sua ficcionalidade, onde elementos e enredos específicos são paralelos à vida real, refletindo circunstâncias e personalidades relacionáveis. Portanto, os acontecimentos e personagens explorados na narrativa não têm ligações com pessoas ou acontecimentos da vida real.
Leia também: Um Dia e Meio é baseado em fatos reais? Conheça a história que inspirou o filme da Netflix
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.