Se você pensou que Homem-Aranha: Através do Aranhaverso tinha muitas referências profundas aos quadrinhos, o final emocionante de The Flash provavelmente o fará pensar novamente. O tão aguardado lançamento solo live-action de Barry Allen (Ezra Miller) agrega muito em sua duração de quase duas horas e meia. Isso era de se esperar, visto que o filme é uma adaptação livre do popular enredo Flashpoint da DC Comics, especialmente quando se trata de revelações de personagens favoritos dos fãs. O renascimento de Michael Shannon como General Zod, o retorno de Michael Keaton como Batman e a estreia de Sasha Calle já que Supergirl está envolvida neste épico de viagem no tempo, e essas são apenas as aparências que conhecíamos antes do lançamento do filme.
Agora que The Flash está disponível para assistir na HBO Max, podemos dizer com segurança que os papéis de Shannon, Keaton e Calle estão apenas arranhando a superfície do que o filme oferece em termos de aparições surpresa. Quase todas essas aparições aparecem no final emocionante e repleto de estrelas do filme, que teremos prazer em explicar para você aqui.
O clímax de ‘The Flash’ começa com os dois Barrys, Batman e Supergirl enfrentando Zod
Com ambas as versões de Barry Allen recuperando seus poderes, Bruce Wayne encontrando um novo senso de propósito e Kara Zor-El restaurando sua própria fé na humanidade, o quarteto abre caminho para uma batalha final épica com o General Zod e seus guerreiros kryptonianos famintos. Os dois Flashes começam a lutar contra os capangas no chão, Batman começa a atacar do céu e Supergirl tem um confronto tenso com o general Kryptoniano. Quando Zod diz a Kara que Kal-El morreu quando criança, a Supergirl cheia de raiva realmente começa a luta.
Por um tempo, parece que os heróis têm uma chance real contra Zod, prejudicando suas forças por uma margem bastante significativa. No entanto, as coisas tomam um rumo sombrio quando Batman e Supergirl são mortos no conflito, mas os Flashes usam a Força de Aceleração para voltar no tempo e desfazer a morte de seus amigos. Eles conseguem, mas apenas temporariamente, já que cada resultado parece terminar com a vitória de Zod e as mortes de Batman e Supergirl. É nesse momento que o mais velho e sábio Barry Allen finalmente percebe que a vitória de Zod na batalha é um cruzamento inevitável e que não pode ser desfeito.
Os mundos colidem durante uma discussão entre três Barry Allens
Barry Allen tenta dizer ao seu sósia que eles não podem desfazer essa dura realidade, mas como o jovem Barry fez tantas vezes no início do filme, ele simplesmente o ignora consistentemente. O jovem Barry continua voltando para a batalha, retornando ao túnel do tempo com novos ferimentos e fragmentos de destroços kryptonianos alojados em seu corpo. As ações do Barry mais jovem não apenas parecem ter sido em vão, mas também têm um efeito claro na linha do tempo em que o Barry mais velho permaneceu.
Lenta mas seguramente, diferentes linhas do tempo de todo o multiverso da DC começam a se infiltrar na linha do tempo interrompida de Barry. O primeiro deles é um universo clássico em preto e branco, apresentando o que parece ser a versão de George Reeves de Clark Kent da série As Aventuras de Superman e a clássica variante de Jay Garrick de The Flash. Também é visto, através de uma recriação CGI, um universo apresentando o Superman de Christopher Reeve e a Supergirl de Helen Slater enquanto assistem a esse evento multiversal ocorrer. A sequência caótica termina com a maior surpresa de todas, com o filme cancelado de Tim Burton, Superman Lives chegando à tela grande pela primeira vez, completo com um Nicolas Cage em cGI como Superman. Ouça com atenção e você também poderá ouvir a voz de Adam West em um universo do Batman dos anos 1960.
Enquanto o multiverso entra em colapso ao redor deles, os dois Barry Allens são visitados pela mesma criatura da Força de Aceleração que tem perseguido a linha principal Barry Allen, que parece ser algum tipo de combinação entre os vilões clássicos dos quadrinhos de The Flash, Savitar e Flash Reverso. Depois de arrancar a máscara do monstro, eles ficam chocados ao descobrir que se trata de uma versão muito mais antiga do jovem Barry. Como explica o Dark Flash, o jovem Barry passou tanto tempo tentando evitar o ataque de Zod que isso o transformou em um monstro. Pensando que o Barry da linha principal não o ajudará, Dark Flash tenta matá-lo, apenas para ele matar a si mesmo e ao Barry mais jovem quando este protege o herói.
‘The Flash’ reintroduz mais um Batman clássico
Percebendo que ele deveria apenas trazer as coisas de volta ao que eram, Barry se despede de sua mãe com lágrimas nos olhos antes de desfazer suas ações. No entanto, quando Barry percebe uma câmera de segurança no supermercado, ele não consegue deixar de sentir que tem a oportunidade de fazer uma pequena mudança em seu futuro. Assim que o faz, Barry aparentemente está de volta à sua linha do tempo original, mas também percebe que está atrasado para a audiência de liberdade condicional de seu pai.
O homem mais rápido do mundo corre para o tribunal, onde, após anos de encarceramento injusto, Henry Allen (Ron Livingston) é finalmente inocentado do assassinato de sua esposa. Barry está compreensivelmente extasiado com esta notícia e encontra conforto ao perceber que desfez um erro histórico. Melhor ainda, ele finalmente consegue um encontro com sua paixão de longa data, a jornalista Iris West (Kiersey Clemons). Só assim, Barry teve um final feliz, mas não antes de receber uma ligação do número de telefone de Bruce Wayne.
Ouvimos brevemente a voz de Bruce ao telefone, mas algo parece um pouco estranho. A voz não parece a de Ben Affleck e o carro que carrega o Sr. Wayne parece estar se preparando para uma grande revelação. Essa revelação certamente causará suspiros e choque, já que o Bruce Wayne que sai do carro é interpretado por ninguém menos que George Clooney, sendo esta a primeira vez que o ator interpreta o personagem desde Batman e Robin. Claramente, a mudança de Barry para salvar seu pai causou mais um efeito borboleta no DCEU, levando ao retorno de Clooney como Batman. Isso significa que George Clooney retornará ao seu traje com bico de morcego? Só o tempo irá dizer.
The Flash está disponível no HBO Max.
Se você ainda não é assinante da HBO Max, pode assinar clicando aqui.
Leia também: Crítica | The Flash é sim um dos melhores filmes do Snyderverso
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.