O Clube de Leitores Assassinos | Quem é o palhaço maníaco? Entenda o final do filme

O Clube de Leitores Assassinos é um filme de terror espanhol disponível na Netflix. Dirigido por Carlos Alonso Ojea, é baseado no romance de ficção espanhola de 2018 de Carlos García Miranda, que também escreveu o roteiro. A história gira em torno de um grupo de amigos que fazem parte do mesmo clube do livro.

Depois que seu professor de redação, Cruzado, agride sexualmente Ángela e não é denunciado por causa de seu status na universidade, Ángela e suas amigas decidem se vingar dele. Quando o seu plano leva a um acidente fatal, os amigos concordam em mantê-lo em segredo.

Porém, um assassino começa a matá-los um por um vestindo a mesma fantasia de palhaço que usaram para assustar Cruzado e publicando online a história de suas mortes. Aqui está tudo o que você pode querer saber sobre o final de O Clube de Leitores Assassinos.

Mas a antes, o que acontece em O Clube de Leitores Assassinos?

O filme começa seis anos antes do cenário da narrativa principal. Uma jovem chamada Alicia joga gasolina em uma mulher mais velha, que mais tarde descobrimos ser a mãe de Alicia. Alicia pega um exemplar em chamas de ‘Dom Quixote’ e joga na mendiga. As páginas espalhadas pelo chão pegam fogo imediatamente antes que as chamas cubram a mãe. Enquanto seu grito de morte pode ser ouvido ao fundo, um bate-papo aparece na tela informando: “Ela será a única a morrer”, com um emoji de martelo ao lado da mensagem. A segunda linha contém uma série de emojis de amor.

A narrativa então muda para o presente, onde Ángela e seus amigos — Sebas, Koldo, Eva, Sara e Rai— são alunos da turma de redação do Cruzado no MCSU. O namorado de Ángela, Nando, barman do bar local, junta-se a ela quando ela chega à universidade. Eles se juntam a Virginia, uma garota que parece ser pelo menos um ano mais nova que o resto do grupo. Eles são membros do clube do livro da universidade.

Quase todos são aspirantes a autores, mas Nando, que nem é estudante da universidade, está presente para que ele e Ángela possam passar mais tempo juntos. Atualmente, eles estão lendo um livro chamado ‘Killer Clowns’, de Miranda Duncan. Aparentemente, vários membros deste grupo de amantes do terror são fascinados por palhaços. Virgínia posta o vídeo de um palhaço assassino no chat em grupo, e os amigos falam sobre coulrofobia, o medo irracional de palhaços.

Parece haver uma tensão subjacente entre Nando e Sebas, já que este aparentemente está apaixonado por Ángela. Nando e os outros sabem que isso é verdade, embora Ángela pareça desdenhosa, provavelmente porque não quer lidar com a ideia de que seu melhor amigo está apaixonado por ela quando ela está namorando outra pessoa. Depois, ela repreende Nando por seu comportamento agressivo com Sebas, embora a discussão acalorada tenha começado depois que Sebas insinuou que Nando não tinha imaginação.

Após a reunião do clube, a maioria dos integrantes do grupo assiste à aula do Cruzado. Entre eles, apenas Ángela é orientada a ficar para trás depois da aula. Cruzado leva Ángela ao seu escritório e afirma que quer discutir o e-mail que ela lhe enviou. Ángela pensa que ele está falando sobre o e-mail sobre seu romance que ela nunca enviou, mas aparentemente ele quer dizer outra coisa. Cruzado se encurrala e tenta beijá-la, fazendo com que ela o chute abaixo da cintura e o obrigue a abrir a porta.

Ángela não denuncia Cruzado porque ele a ameaçou com consequências terríveis e pelo fato de ele ser um professor com considerável influência na universidade. Eventualmente, seus amigos bolam o plano de assustar Cruzado até a luz do dia. Todos vestem fantasias de palhaço para aterrorizar o homem à noite, quando a universidade está efetivamente vazia.

Porém, ao tentar fugir dos alunos fantasiados, o aterrorizado Cruzado esbarra em Ángela, cai da grade e é empalado na lança de justa da estátua de Dom Quijote no pátio da universidade. Embora Ángela queira imediatamente ir à polícia e aceitar o papel que desempenhou na morte do homem, seus amigos, incluindo Nano, discordam veementemente do plano, pois não desejam jogar fora seu futuro. Então,

Pouco depois, os membros do clube descobrem que há uma nova adição ao chat em grupo: The MadClown. Eles postaram o link para o primeiro capítulo de sua história, que carregaram no site de redação Escrileo. O primeiro capítulo documenta o que aconteceu com Cruzado nos mínimos detalhes antes de revelar que um membro do clube do livro será morto em cada um dos próximos capítulos.

Como filme, O Clube de Leitores Assassinos homenageia os filmes de terror dos anos 1990 , como Pânico e Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado. Abrange certas metacaracterísticas, pois se refere a cada um dos personagens pelo arquétipo que eles deveriam representar.Angela, a Heroína, Rai, o Homem Selvagem, Nando, o Emo, Sara, a Gata, Virginia, a Pirralha, Koldo, o Influenciador, Eva, a Bibliotecária, e Sebas, o Simp.

Final de O Clube de Leitores Assassinos: Quem é o palhaço assassino?

Virginia ou a Pirralha, como o assassino se refere a ela, aparentemente se torna sua primeira vítima. O assassino publica o capítulo 2 de sua história, aparentemente depois de matá-la, mas os outros não conseguem localizar o corpo dela. Previsivelmente, Ángela e os demais começam a suspeitar um do outro. Concluem que não havia mais ninguém no campus universitário na noite da morte de Cruzado, então deve ser um deles.

Como Nando não faz parte inteiramente do grupo, a suspeita recai inevitavelmente sobre ela. Sebas também é suspeito de ser o assassino por causa de seu interesse por Ángela. A segunda pessoa do grupo a ser morta é Rai. Autoconfiante ao ponto da arrogância, Rai confronta o palhaço quando eles vêm atrás dele. Ele parece subjugar a pessoa e até mesmo desmascará-la, mas nunca vê o ataque chegando quando o palhaço abre sua barriga com a garra do martelo.

Os demais membros do grupo também não conseguem encontrar o corpo de Rai. Eles chegam ao local mencionado no capítulo e encontram “continua” escrito no chão de uma piscina abandonada. A mesma frase estava escrita nas paredes do antigo prédio abandonado onde deveria estar o corpo de Virgínia.

Nando é atacado, mas sobrevive. Koldo, acreditando que tudo não passa de uma pegadinha elaborada, organiza uma feira onde as pessoas aparecem vestindo a mesma fantasia de palhaço do assassino. Sara e Koldo são mortos durante esse evento. Ángela suspeita brevemente de Eva ao ver o martelo do assassino em sua mão, mas esta também é morta.

No final das contas, é revelado que Sebas e Virginia são os assassinos vestidos de palhaços. Virginia é Alicia, e Sebas é o namorado dela com quem ela estava interagindo no chat mencionado acima. Alicia também conheceu Ángela no mesmo site, e as duas meninas ficaram bastante próximas, o que levou Alicia a confiar em Ángela sobre o horrível abuso que ela estava sofrendo nas mãos de sua mãe obcecada por livros. 

Ángela pegou, mudou os nomes e escreveu um romance. Após sua publicação, tornou-se bastante popular. Ángela pensou durante todo esse tempo que seu romance fez Alicia assassinar sua mãe e cometer suicídio. Acontece que Alicia matou a mãe, mas não se suicidou. Alicia e Sebas traçaram um plano elaborado para incriminar Ángela pelos assassinatos de seus amigos e escreveram uma história sobre isso.

Foram eles que enviaram ao Cruzado o e-mail da conta de Ángela, alegando que ela se sentia atraída por ele. A ideia é que Sebas o publique após a morte de Ángela, e ele e Alicia fiquem ricos depois que o romance se tornar um best-seller. Sebas acaba sendo morto depois que Nando, que se revela vivo, o empurra do mesmo local onde Cruzado caiu, e Sebas também morre após ser empalado pela lança de Dom Quijote. Alicia aparentemente morre na sala da caldeira da universidade depois que Ángela usa eletricidade para atear fogo nela.

Alícia está morta? Ângela morre?

O epílogo do filme se passa um ano após a narrativa principal. Nando e Ángela estão vivos e juntos, e o primeiro já frequenta a universidade. Eles têm aulas de redação onde o professor fala sobre sequências. Depois de sair da aula, Ángela de repente descobre que alguém está parado na sua frente fantasiado de palhaço.

Eles retiram a máscara e é Alicia com metade do rosto queimado. Ángela olha em volta e não há mais ninguém além dos dois. O filme termina no momento em que Alicia ataca Ángela. Ao longo do filme, Ángela tem visões dos ataques do palhaço; este é provavelmente um deles.

Caso contrário, a universidade não teria ficado repentinamente vazia. Além disso, é norma em filmes de terror/suspense terminar com a implicação de que o antagonista ainda está ativo, mesmo que não esteja. Então, é provável que Alicia esteja morta e Ángela viva.

O Clube de Leitores Assassinos já está disponível na Netflix.

Leia também: 10 Dias de Um Homem Mau | Quem matou Hasmet Köseoglu? Entenda o final do filme da Netflix


Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:

Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News

Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.

Última Notícia

Mais recentes

Publicidade

Você vai querer ler isto: