Ahsoka pode ser a personagem titular do mais novo programa de Star Wars, mas ela não é a única que finalmente conseguiu algum amor em live-action. Ahsoka (Rosario Dawson), junto com a ajuda da Mandaloriana Sabine Wren (Natasha Liu Bordizzo) e da General Hera Syndulla (Mary Elizabeth Winstead), estão tentando rastrear o Grande Almirante Thrawn (Lars Mikkelson) e salvar Ezra Bridger (Eman Esfandi) antes que alguém se assuste. Os futuros Sith podem vencê-los. Este enredo é transportado diretamente do final de Star Wars: Rebels onde todos esses personagens se conheceram nos primeiros dias da Rebelião. Sabemos que Ezra se sacrificou para salvar seus amigos e toda Lothal e que Sabine fará de tudo para recuperá-lo, mas como exatamente tudo isso aconteceu em primeiro lugar?
Quem é Ezra Bridger?
Para entender o que aconteceu com Ezra e toda a tripulação do Ghost, primeiro precisamos entender quem é Ezra e de onde ele vem. No início de Rebels, Ezra (Taylor Gray) é um órfão – sozinho, impetuoso e egoísta. Ele perdeu os pais, está morando sozinho em Lothal e pouco se importa além de si mesmo, até conhecer a tripulação do Fantasma e se tornar parte da Rebelião inicial. Entre a tripulação está a capitã, Hera Syndulla (Vanessa Marshall), seu marido, o Jedi Kanan Jarrus (Freddie Prinze Jr.), Lasat, Zeb Orrelios (Steve Blum), a Mandaloriana rebelde que encontramos em Ahsoka, Sabine Carriça (Tiya Sircar), e por último, mas não menos importante, o amado dróide com uma das maiores contagens canônicas de mortes (sim, é verdade), Chopper (Dave Filoni). Com esta tripulação, Ezra não apenas encontra um propósito, mas também uma família. Ao longo da série, vemos Ezra crescer, literalmente, de um jovem adolescente que não se importa com ninguém a um Jedi disposto a se sacrificar para salvar todos com quem ele se importa.
Ezra, como muitos protagonistas de Star Wars, é sensível à Força. Ao descobrir seu propósito com os rebeldes, ele também descobre seus talentos como Jedi, tornando-se um padawan do inicialmente relutante Kanan (que é provavelmente o melhor mestre que você poderia esperar). Assim como Ahsoka, Kanan rejeita muitos dos ensinamentos dos Jedi; em vez disso, ele tenta ensinar Ezra da melhor maneira que pode, mas sem as estritas diatribes anti-apego e mantendo cuidadosamente o senso de distância das pessoas normais. Eles estão tentando salvar pessoas normais, eles são pessoas normais, e amam e sentem exatamente como as pessoas normais, e é através desse ensinamento e dessa família que Ezra se torna parte da qual ele se torna não apenas uma força poderosa, mas também um pessoa maravilhosa.
O que aconteceu com Ezra em ‘Star Wars Rebels’?
O fim de Rebels coincide com o local onde a Rebelião, como vimos na trilogia original, realmente começou. Como Rogue One, o programa estava mais preocupado em contar histórias íntimas de ações individuais do que em uma narrativa grandiosa e abrangente de heróis enormes. Com a ajuda de Ahsoka como agente Fulcrum, a tripulação do Ghost e várias outras células rebeldes são capazes de desafiar a autoridade do Grande Almirante Thrawn. Seu exército ocupou Lothal e eles levam a batalha até ele para tentar terminar as coisas de uma vez por todas. Somente Ezra sabia de antemão que eles só conseguiriam vencer tomando medidas extremas. Como todos os Imperiais, Thrawn era astuto e cruel; havia pouca coisa que ele não faria para atingir seus objetivos, então Ezra teve que fazer o mesmo.
Enquanto os rebeldes lidam com a batalha em geral, Ezra segue para a nave de Thrawn para derrubá-lo. Ele até é tentado por Darth Sidious (Ian McDiarmid) com a possibilidade de ter seus pais de volta, mas descarta a tentação por causa de seu amor por sua nova família e sua dedicação à causa deles. No início da série, fomos apresentados a criaturas chamadas Purrgil. São essencialmente enormes baleias espaciais com tentáculos que vivem no espaço profundo e possuem a capacidade de viajar pelo hiperespaço. A tripulação da Ghost já os havia encontrado antes e Ezra conseguiu se conectar com eles através da Força. Na Batalha de Lothal, ele os usa.
Ezra convoca Purrgil para destruir a frota de Thrawn, o que eles fazem magnificamente, antes de chamá-los para sua localização na ponte da nave de Thrawn. Aqui, Ezra dá seu último adeus enquanto Hera, Sabine e o resto imploram para que ele não vá em frente, mas Ezra já se decidiu. As baleias envolvem o navio com seus tentáculos e o lançam, o Grande Almirante Thrawn e Ezra Bridger no hiperespaço em direção ao espaço profundo. Nenhum deles foi visto ou ouvido desde então.
Quanto tempo se passou entre “Rebels” e “Ahsoka?
A linha do tempo de Star Wars pode ficar um pouco confusa às vezes, mas podemos descobrir isso de maneira bastante simples, graças a algumas escolhas feitas para Ahsoka. A última cena de Rebels é na verdade recriada no episódio 2 de Ahsoka, até Sabine cutucando a bochecha de Ezra. Ahsoka e Sabine se encontram no mural da equipe que Sabine pintou em Lothal, enquanto Sabine diz ao público que sabe que Ezra ainda está por aí em algum lugar e o encontrará. Vendo como isso se tornou o enredo principal de Ahsoka, é provável que finalmente veremos Ezra (e Thrawn) novamente em breve. Então, com as séries literalmente se sobrepondo na linha do tempo desta cena, quanto tempo realmente se passou desde que Ezra desapareceu?
Resposta curta: Possivelmente 10 anos, se o cronograma provavelmente fosse um pouco reformulado. (E dado que Sabine agora tem uma história como Jedi em treinamento, isso parece provável.) Resposta longa: está claro que o tempo passou no final de Rebels, mas dado o quão pouco Sabine e Ahsoka mudaram de idade na animação versão da cena, provavelmente não durou quase uma década inteira. Definitivamente foi depois do fim da guerra, mas parece um pouco mais cedo na linha do tempo. Rebels termina no ano 0 ABY, o ano em que a primeira Estrela da Morte explodiu, mas vimos Ahsoka em séries como O Mandaloriano e O Livro de Boba Fett, que acontecem quase uma década depois – e Ahsoka ocorre após sua aparição nessas séries. Dado que Sabine parece ter envelhecido um pouco desde o final da adolescência quando estava no desenho animado, é provável que eles tenham ajustado isso um pouco para se adequar à nova linha do tempo estendida. Já se passou quase uma década desde que Ezra se sacrificou, mas agora seus amigos vão resgatá-lo.
Novos episódios de Ahsoka estreiam todas as terças à noite no Disney+.
Leia também: Ahsoka | Baylan Skoll e Shin Hati são Jedi ou Sith?
Se você ainda não é assinante do Disney+, pode assinar clicando aqui.
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.