Dirigido por Anthony Stacchi, ‘O Rei Macaco‘ da Netflix é um filme de comédia de ação e animação centrado nas aventuras do Rei Macaco. O filme apresenta as vozes originais de Jimmy O. Yang, Bowen Yang, Jo Koy, BD Wong, Jolie Haong-Rappaport e Stephanie Hsu. O filme segue o personagem título enquanto ele embarca em uma missão para ascender ao céu e se juntar aos Imortais. No entanto, ele se torna mal orientado por sua arrogância e egoísmo. Se você está se perguntando se o trapaceiro titular e suas aventuras foram adaptadas de um livro, aqui está tudo o que você precisa saber sobre a inspiração por trás de ‘O Rei Macaco’.
O Rei Macaco é baseado em um livro?
Sim, ‘O Rei Macaco’ é baseado em um livro. O filme é uma adaptação do mundialmente conhecido romance chinês ‘O Macaco Peregrino. Ou a Saga ao Ocidente‘. Publicado pela primeira vez no século 16, durante o reinado da dinastia Ming, o conto popular foi escrito por Wu Cheng’en, um autor e poeta chinês. O livro tem sido uma das obras literárias mais populares do Leste Asiático. Arthur Waley traduziu o livro para o inglês, que foi lançado nos países ocidentais sob o título ‘Monkey’ em 1942. O livro foi adaptado para várias mídias e inspirou obras como ‘Dragon Ball’ de Akira Toriyama e a história em quadrinhos de Gene Luen Yang ‘American Born Chinese’.
Clique aqui para comprar o livro.
Embora o livro se concentre principalmente na jornada do monge Tang Sanzang e seus muitos companheiros, ele também apresenta extensivamente o personagem do Rei Macaco. O filme estabelece as bases para a história de fundo do Rei Macaco e detalha os eventos que levaram ao aprisionamento do poderoso guerreiro em uma caverna de pedra pelo Buda. No entanto, o filme também faz algumas mudanças sutis no material de origem ao adaptá-lo para a tela.
O roteiro do filme foi escrito por Steve Bencich, Ron J. Friedman e Rita Hsiao. Bencich e Friedman são mais conhecidos por escrever o roteiro do filme de animação da Dinsey de 2003 ‘Irmão Urso’. Enquanto isso, Hsiao co-escreveu o filme de animação de 1998 ‘Mulan’. Anthony Stacchi (‘The Boxtrolls’) dirigiu o roteiro. Em entrevista ao A-Frame, Stacchi falou sobre sua abordagem para adaptar o clássico livro de ficção literária em um longa-metragem de animação. “Anos atrás, tentei desenvolver uma adaptação de ‘O Macaco Peregrino. Ou a Saga ao Ocidente’ em outros estúdios. Eu li o livro originalmente há 20 anos e simplesmente adorei. Sempre adorei o conto popular. Eu acho que é hilário e magnífico”, disse Stacchi.
Uma das principais diferenças entre o livro e a adaptação cinematográfica é a representação do trapaceiro titular – o Rei Macaco. O filme retrata O Rei Macaco como um anti-herói e mergulha nas falhas do personagem. “É um conto popular de 500 anos, mas o tom é incrivelmente moderno. Tem um anti-herói muito contemporâneo, e a história é muito, muito engraçada”, disse Stacchi sobre abraçar os tons cômicos da história original. Stacchi também revelou que assistiu a vários filmes de comédia de Hong Kong dos anos 80 e 90 para ajudá-lo em sua adaptação.
No processo, Stacchi explorou a filmografia de Stephen Chow, que atuou como produtor executivo do projeto. Chow dirigiu sua própria versão do material original na forma do filme de fantasia live-action de 2013 ‘Journey to the West: Conquering the Demons’. Stacchi dá crédito a Chow por ajudá-lo a explorar a estranheza, arrogância e egoísmo do personagem de Macaco, mantendo intacta sua jornada espiritual. O filme também apresenta o personagem de Lin, não presente no material de origem, que atua como companheiro do Rei Macaco.
Em última análise, ‘O Rei Macaco’ é uma adaptação quase fiel dos capítulos iniciais de ‘O Macaco Peregrino’. No entanto, é preciso uma visão mais moderna e cômica do personagem titular. No entanto, ele transmite lições semelhantes sobre as armadilhas da arrogância e as vantagens da humildade por meio de uma jornada espiritual encantadora repleta de elementos místicos, muito parecido com o material de origem.
Leia também: O Rei Macaco se torna imortal? Entenda o final do filme da Netflix
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.