‘No Centro da Tempestade‘, da Netflix, leva o público a 2003, quando um hospital em Taipei é colocado em quarentena após ser identificado como foco de uma doença infecciosa. Contada a partir da perspectiva de diferentes personagens, todos com sonhos e motivações que os separam uns dos outros, a história revela um relato convincente do que significa ser humano em tempos como estes. Embora os eventos do filme ocorram há vinte anos, ele transporta o público para apenas três anos atrás, evocando a época em que a pandemia de Covid-19 estava no auge. Essa conexão com a premissa e os personagens nos faz pensar o que o futuro reserva para as pessoas no hospital. O que acontece com eles no final? Vamos descobrir.
ALERTA DE SPOILERS!
Sinopse de No Centro da Tempestade
Dr. Zheng Xia terminou seu turno no hospital e quer chegar em casa o mais rápido possível para estar com sua filha no aniversário dela. As coisas já estão um pouco voláteis entre ele e a esposa, que odeia o fato de o marido estar quase sempre ocupado com o trabalho em horários em que deveria estar em casa. Xia consegue sair do hospital e está no meio do caminho quando é chamado de volta para realizar uma cirurgia em um paciente que deu entrada durante seu turno. Ele faz o taxista virar e deixá-lo de volta no hospital. Quando termina a cirurgia e está pronto para partir, descobre que o hospital está em quarentena.
O paciente de Xia, Jin You Zhong, que é jornalista, escreveu um artigo sobre o possível surto do vírus SARS. Jin é o primeiro a contar a Xia que alguém no hospital está infectado. Ele também sabia que algo como um bloqueio poderia acontecer no hospital, e é por isso que ele não fica chocado quando isso realmente acontece. Em vez disso, ele se concentra em encontrar o paciente zero para localizar a origem do vírus.
Final de No Centro da Tempestade: Quem era o portador da SARS?
Quando Xia fica sabendo da quarentena, seu primeiro instinto é encontrar uma saída do hospital. Ele tenta várias saídas, mas elas estão bloqueadas, não deixando nenhuma entrada ou saída do hospital. Ele pensa em se esconder em um dos quartos, mas é descoberto por Jin, que lhe conta sobre sua busca para encontrar os pacientes infectados, cujas identidades ainda não foram reveladas. Jin afirma que quanto mais cedo eles puderem identificar esses pacientes, mais cedo eles poderão apresentar um caso às autoridades para permitir que as pessoas sem risco de infecção saiam do hospital.
Estimulado pelas palavras do jornalista, Xia busca os registros dos pacientes no hospital. Ele lista todos os que morreram no hospital nos últimos dez dias. Ele sabe que qualquer um que morreu de SARS não teria SARS mencionado em seus arquivos porque o hospital estava tentando manter isso em segredo. Ou talvez porque nem eles percebessem o que estava acontecendo com os pacientes. O marcador nesses casos é a morte por pneumonia e outras doenças respiratórias.
Xia e Jin restringem a lista a um paciente chamado Hua Xing Zhang, o primeiro suspeito de morrer devido à SARS. O outro paciente na sala era Fu-Chuan Hsu, que eles descobriram ter sido transferido para a UTI. Antes de tirar conclusões precipitadas, eles devem confirmar que Hsu também está infectado. Eles não sabem por que ele foi internado e se sua situação piorou por causa dessa outra doença. O problema é que Xia não pode entrar na unidade onde estão mantendo Hsu.
Mais tarde, a confirmação vem dos superiores de Xia. Eles revelam que Hsu não apenas está infectado pelo vírus, mas também foi ele quem possivelmente o trouxe para o hospital. Ele o herdou de seu filho, que trabalhava na Shiji Engineering, que foi confirmado como o local onde a primeira infecção foi relatada. O que alarma Xia e Jin é que a Shiji Engineering é uma empreiteira do hospital, o que significa que as pessoas de lá têm entrado e saído do hospital todo esse tempo. Eles restringem essa conexão ao pessoal da roupa de cama, todos os quais podem estar infectados com o vírus, o que significa que qualquer pessoa com quem eles entrassem em contato também correria o risco de infecção.
Zheng Xia e Tai-He Ang morrem?
Enquanto Xia e Jin perseguem as pistas, Tai-He trabalha incansavelmente para ajudar as pessoas. Ele foi designado para o Edifício A, mas alguém aponta que ele esteve no Edifício B mais cedo naquele dia. As outras enfermeiras suspeitam dele e se recusam a ficar perto dele porque temem que ele também possa estar infectado. Mesmo quando não há comprovação de sua infecção, eles o obrigam a sair do Edifício A e ir para o Edifício B, onde estão todos os pacientes infectados.
Enquanto Xing-Yan luta para mantê-lo lá, Tai-He decide partir para o Edifício B de qualquer maneira. Uma vez lá, ele se junta à equipe esparsa que cuida dos pacientes dos quais todo mundo quer ficar o mais longe possível. Tai-He segue todas as precauções para se salvar, mas de alguma forma o vírus chega até ele. Ao monitorar sua temperatura, descobre que está com febre, o que confirma que está, de fato, infectado.
Mesmo quando sua condição piora, Tai-He permanece consciente para a segurança de outras pessoas. Ele verifica seus próprios sinais vitais para que outro médico não precise entrar em seu quarto e fazer contato com ele. Quando ele percebe que o paciente na sala ao lado está à beira da morte, ele aplica RCP porque não há outro médico por perto. Mesmo quando os médicos chegam, ele não para até que o paciente seja reanimado. Na cena final, o encontramos sentado no chão do lado de fora do quarto daquele paciente.
Para Xia, as coisas pioram quando ele descobre que o paciente que ele operou no início do dia trabalhava para o departamento de roupas de cama e morreu de SARS. Ao verificar a temperatura, descobre que está com febre, que sabe que vai piorar com o tempo. Mesmo antes de descobrir que estava infectado, Xia decidiu ficar no hospital depois de ver como alguns médicos e enfermeiras se escondiam, deixando alguns outros para cuidar dos pacientes não infectados. Ele não queria ser a pessoa que os deixaria em sua hora de necessidade.
Ao confirmar que está com SARS, Xia segue em frente com a cirurgia da gestante que foi constatada como infectada. Xia sabe que a cirurgia pode ser complicada e alguém experiente como ele é necessário para salvar a vida da mulher. Ele também sabe que, se outra pessoa ocupar o lugar deles, eles correm o risco de infecção. Para ele, não importa se está exposto à infecção do paciente porque já está com o vírus.
Na cena final, encontramos Xia no Edifício B, quando ele liga para sua família, presumivelmente para se despedir. Ele sabe que suas chances de sair vivo são muito pequenas, mas ele não menciona nada disso para sua filha e esposa. Após a ligação, ele vê Tai-He sentado à distância. Eles reconhecem a presença um do outro, percebendo que o outro também está infectado. Não está confirmado o que aconteceu com eles ou se eles conseguiram sair vivos. Mas ambos estão contentes por terem cumprido seu dever diligentemente e salvado pelo menos uma vida naquele dia.
O que acontece com Xing-Yan Lee? As enfermeiras em greve voltam ao trabalho?
Xing-Yan Lee é outra enfermeira que observa o sistema do hospital desmoronar à medida que o pânico aumenta. Ela e Tai-He estavam namorando, mas ninguém sabia disso. Quando ele é forçado a ir para o Edifício B, ela luta por ele, mas tem que se despedir porque ele já se decidiu. Mais tarde, quando ele é infectado, ele não conta a ela.
No Edifício A, as coisas pioram quando várias enfermeiras e médicos deixam seus postos e se recusam a atender os pacientes por medo de serem infectados. Eles fazem greve, pedindo a seus superiores que os tirem do hospital antes que entrem em contato com o vírus. Ninguém ouve suas demandas, e suas ações só pioram a situação de seus colegas de trabalho, que estão tão sobrecarregados que não têm tempo para dormir ou comer. Quando um dos pacientes se mata, Xing-Yan fica furiosa e exige o fim da greve, pedindo aos colegas que voltem ao trabalho.
Ninguém presta atenção ao trabalho de Xing-Yan, e ela continua a segurar o forte. No final, porém, suas palavras chegaram a alguns de seus colegas de trabalho, principalmente ao líder, que volta ao trabalho, reconhecendo seu erro. Sua decisão encoraja outros a desistir da greve e voltar ao trabalho, especialmente considerando que mais funcionários foram infectados, tornando-os incapazes de exercer suas funções. Embora ainda não saibam quando a quarentena será suspensa, eles perceberam que são os únicos que podem fazer alguma coisa nessa situação e, se abandonarem os pacientes, toda a esperança será perdida.
Leia também:
Já conhece nosso canal do YouTube? Lá tem vídeo quase todo dia. Se inscreve! Dá uma olhada no nosso vídeo mais recente:
Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e também no Google News.
Quer receber notícias direto no seu celular? Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou no canal do Telegram.